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Carta de apresentação de uma empresa: como fazer?

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Em algum momento durante a jornada corporativa da sua marca, não basta ter só um cartão de visitas, você precisará também fazer uma apresentação comercial do seu negócio. 

Nessa hora, saber como escrever uma carta de apresentação de uma empresa pode facilitar muito o seu desenvolvimento.

Uma carta de apresentação comercial pode ser necessária nas mais diversas ocasiões, como, por exemplo: se você estiver à procura de investidores, parceiros ou até durante negociações com clientes.

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Por isso, saber quais informações colocar e como abordá-las é indispensável para garantir que o seu negócio será bem introduzido a quem irá receber o documento, fornecendo tudo o que é necessário para uma boa negociação.  

Afinal, é por meio desta carta de apresentação comercial que ele fará a primeira leitura sobre sua empresa, e isso pode deixá-lo alguns passos mais perto de conseguir o que deseja.

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Pensando nisso, selecionamos alguns passos que podem te ajudar a criar um bom documento. 

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A seguir, veja como escrever uma carta de apresentação de uma empresa que pode ser a chave para o sucesso do seu negócio. 

Para o que serve uma carta de apresentação comercial?

Antes de saber como escrever uma carta de apresentação de uma empresa, é muito importante entender para o que serve esse documento e como ele é utilizado.

Uma apresentação comercial é uma ferramenta usada no universo corporativo para fornecer as informações mais relevantes sobre um negócio. 

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É comum que a apresentação de uma empresa fale, por exemplo:

  • informações básicas sobre o negócio: mercado, tempo de atuação, ganhos, etc;
  • os valores, a missão e a visão da empresa;
  • quais os produtos, serviços e soluções oferecidas;
  • benefícios da empresa e seus produtos; 
  • entre outras informações que serão importantes para o destinatário.

Não é uma regra, porém, que todos esses itens apareçam em uma carta de apresentação comercial. 

Na verdade, para saber como escrever uma carta de apresentação de uma empresa é preciso, antes de tudo, entender qual será o uso do documento. 

Para quem ele será destinado? Um parceiro de negócio? Um cliente B2B em uma negociação complexa? Um possível investidor? 

Para cada stakeholder, as informações fornecidas podem ser completamente distintas. 

Por isso, é preciso lembrar sempre que o objetivo da carta comercial é apresentar a sua empresa e seus diferenciais para outra pessoa, adequando-a para garantir que o que está informado ali irá convencer quem irá receber o conteúdo de que seu negócio é realmente interessante. 

Como escrever uma carta de apresentação de uma empresa? 

1. Personalize o conteúdo

A primeira dica de como escrever uma carta de apresentação de uma empresa é simples, mas muito importante para que surta efeito. 

Seja qual for o tipo de conteúdo, caso o leitor identifique que aquilo é apenas mais um texto padrão e comum, dificilmente você conseguirá prender sua atenção.

Por isso, sempre que possível, procure personalizar a sua carta de apresentação comercial. 

Isso abrange tanto as informações que você colocará no documento, como falamos acima, a depender do stakeholder e seus interesses, tanto quanto no tratamento com o leitor. 

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Se a carta possui um destinatário único, chamá-lo pelo nome pode ser uma boa estratégia para prender sua atenção e para soar mais pessoal. 

2. Fale o que sua empresa faz 

Como vimos, o objetivo de uma carta de apresentação comercial é apresentar informações relevantes sobre o seu negócio. 

E seja o leitor um investidor, um parceiro, um revendedor ou cliente, saber no que a empresa atua é um dos pontos mais importantes. 

Por isso, o segundo passo de como escrever uma carta de apresentação de uma empresa é justamente focar, de forma objetiva, no que a organização faz. 

Nessa hora, vale tanto contextualizar a história da empresa, falando sobre como ela surgiu, como também citar quais são os próximos passos, mostrando a pretensão de expansão do negócio

3. Apresente os diferenciais da empresa

Todo empreendimento possui seus diferenciais, aquilo que torna a empresa única no mercado, mas quem receberá o documento só saberá disso se você souber como passar essa informação. 

Não há ninguém melhor do que o próprio empresário ou quem atua nos bastidores do negócio para falar quais são os pontos fortes da empresa, certo? 

Mas, muitas vezes, conseguir apresentar isso pode ser uma tarefa complexa. 

No entanto, não dá para falar sobre como escrever uma carta de apresentação de uma empresa deixando esses “diferenciais” de fora. 

Por isso, tire um momento para refletir no que torna a sua empresa um negócio promissor, quais são os seus destaques em relação à concorrência, o que somente você oferece hoje no mercado e coloque em sua apresentação para agregar valor aos clientes, parceiros e investidores. 

4. Se necessário, cite as soluções oferecidas

Pode ser que para um determinado cliente, nem todos os seus serviços e produtos sejam interessantes, e ele queira saber apenas daquele que está em processo de negociação. 

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Já para um revendedor, conhecer cada produto que sua empresa oferece pode ser determinante, pois ele atuará diretamente com suas soluções. 

Nesse caso, talvez ele espere uma descrição mais detalhada para entender como cada uma funciona.

Para um investidor, as soluções da sua empresa são muito importantes, mas menos do ponto de vista dos benefícios e mais dos resultados que você já obteve com elas, sobretudo com dados.

Assim, na hora de escrever sua carta de apresentação comercial, não deixe de falar sobre seus produtos, se e como necessário. 

5. Convide o destinatário do documento para uma reunião

Por fim, o segredo final de como escrever uma carta de apresentação de uma empresa é não permitir que o documento tenha o seu fim após a última frase.

Na realidade, sua carta deve ser a porta de entrada, deve ser instigante o suficiente para que o leitor permaneça interessado em conhecer mais sobre a sua empresa.

Portanto, nunca finalize sua apresentação sem convidar para o próximo contato, que pode ser uma reunião, por exemplo. Nesse momento você terá a oportunidade de, de fato, iniciar uma negociação.

Aprenda a fazer um pitch de vendas

Tão importante quanto saber como escrever uma carta de apresentação de uma empresa é ter um pitch de vendas matador na ponta da língua para usar sempre que necessário. 

Afinal, nunca sabemos quando uma oportunidade de ouro pode surgir, não é?

Por isso, agora que você já está pronto para criar sua carta de apresentação comercial, chegou a hora de descobrir como transformar essas informações em um pitch de vendas rápido, mas muito eficiente.

No infográfico abaixo, você pode fazer algumas dicas práticas de como fazer isso:

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

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