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Como fazer uma proposta comercial de vendas? Checklist indispensável

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Se sua empresa vende produtos ou oferece serviços, mas não tem um documento que fale sobre eles para enviar para possíveis clientes, chegou a hora de mudar essa situação. Que tal aprender como fazer uma proposta comercial de vendas? 

Uma proposta comercial nada mais é do que uma apresentação das soluções oferecidas pela sua empresa, que abrange desde os detalhes técnicos, os benefícios e, claro, os valores de cada um. 

No entanto, por mais que na teoria possa parecer simples, como fazer uma proposta comercial de vendas pode ser um grande desafio. Afinal, o que não pode faltar nesse documento? Como usar o espaço para mostrar o valor do seu produto/serviço? 

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Esses e outros pontos você descobre agora com um checklist de como fazer uma proposta comercial que realmente irá trazer bons resultados para o seu negócio. Continue a leitura e descubra! 

5 passos para fazer uma boa proposta comercial de vendas 

Vender nosso peixe nem sempre é fácil, não é? Mas com uma proposta comercial bem feita esse caminho pode ser muito mais simples. 

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O problema é que nem toda empresa se atenta à importância de criar uma proposta comercial inteligente, objetiva e persuasiva, e até mesmo se esquece que esse documento é uma importante etapa do processo comercial, como mostra o infográfico abaixo: 

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Mas se você chegou até aqui, é porque já entendeu que, muitas vezes, a apresentação que você faz do seu produto pode ser o fator decisivo de uma compra, certo? 

Então, chegou a hora de melhorar a sua. Confira os passos de como criar uma proposta comercial de vendas que pode potencializar seus resultados comerciais. 

1. Faça uma proposta comercial atrativa

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O primeiro passo de como fazer uma proposta comercial de venda é criar um documento atrativo e personalizado. 

Afinal, sua proposta estará disputando a atenção com todas as outras que o cliente possa ter solicitado. 

Além disso, a proposta comercial muitas vezes pode ser o primeiro contato mais aprofundado que o possível cliente terá com sua empresa, e ela deixará uma primeira impressão para ele. 

Dessa forma, seu objetivo deve ser gerar a melhor primeira impressão que puder, e isso está diretamente relacionado com um conteúdo direto, atraente e, claro, personalizado. 

Lembre-se que a proposta possui um papel importante durante uma negociação, e pode impactar a tomada de decisão. Portanto, a meta deve ser tornar a sua empresa um grande destaque frente aos concorrentes e demais organizações. 

2. Foque no desejo do consumidor 

Uma proposta comercial é feita para falar sobre uma empresa e suas soluções, é verdade, mas o foco deve ser sempre o cliente. 

Isso significa que não adianta criar um documento incrível, se você está focado apenas em apresentar as informações técnicas sobre seus produtos ou serviços, e não no ganho que o consumidor poderá conquistar com eles. 

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Portanto, se chegou até você uma solicitação de proposta comercial, coloque como ponto principal o que o seu cliente espera da sua empresa, quais são suas prioridades e necessidades, e como seu produto poderá ajudá-lo nisso. 

3. Mostre a transformação gerada por seu produto

Você pode ter um único produto que selecione dores distintas de diferentes clientes. Já pensou nisso?

Pense no Agendor, por exemplo. Pode ser que uma empresa chegue até o nosso CRM com a queixa de não conseguir manter um histórico de clientes centralizado em um único local. 

Já outra empresa pode ter dificuldades em incluir os follow-ups com seus clientes na agenda de demandas. 

Ambos os negócios podem encontrar em nosso produto a solução para suas dores, mas elas não são as mesmas. Por isso, na hora de pensar em como fazer uma proposta comercial de venda, a abordagem também não será igual. 

Dessa forma, procure enfatizar as dores de cada cliente e demonstrar como o seu produto pode solucionar os problemas enfrentados diariamente por ele. 

4. Apresente o diferencial competitivo da sua empresa

Certamente se um potencial cliente solicitou uma proposta comercial da sua empresa, ele também pediu para outras organizações que possuem produtos e serviços semelhantes aos seus. 

Assim, quando você estiver pensando sobre como fazer uma proposta comercial de venda, tenha sempre o diferencial competitivo da sua empresa claro em sua mente. 

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Pois esse pode ser o ponto chave que irá fazer o consumidor fechar com você e não com um concorrente. 

Por isso, ao decorrer da proposta comercial, procure apresentar o que sua empresa possui de diferente, o que só o seu produto pode oferecer e o que o torna único no mercado. 

Nesse momento, utilizar dados e informações sobre o mercado de atuação pode ser muito interessante para valer como prova social do valor da sua solução. 

5. Seja breve 

Por fim, mas extremamente importante, chegamos ao último passo que você considerar na hora de fazer uma proposta comercial de venda. 

Sabemos que a rotina corporativa de uma organização pode ser muito corrida, por isso, quanto mais você puder simplificar a tomada de decisão do seu cliente, melhor será. 

Crie uma boa proposta comercial, mas seja breve. Ao falar sobre os produtos, foque no que de fato interessa ao cliente, no que irá resolver seus problemas. 

As outras funcionalidades que não são o foco dele podem aparecer resumidamente, pois não serão fator de decisão. 

Fazer uma proposta objetiva e direta pode evitar que o cliente pare a leitura no meio, ou até mesmo que encaminhe direto para a lixeira sem sequer abrir. 

Gostou desse checklist? Então confira algumas dicas extras de como fazer uma proposta comercial de venda para deixar o seu documento ainda melhor:

E aproveite para conferir também algumas regras de negociações que podem ajudar sua empresa a fechar bons contratos: 

https://www.slideshare.net/agendor/as-4-regras-de-ouro-da-negociao

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

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