Empreendedorismo, Negócios e Economia

Como conquistar seu cliente em e-commerce?

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Todo mundo já pensou em fundar uma loja virtual. A internet está cheia delas, mas muitas infelizmente não conseguem captar muitos clientes. Para um e-commerce crescer é necessário o desenvolvimento de sua própria tecnologia. É assim que o público responde. 

Existem diversas formas de fazer com que aparelhos avançados desenvolvam uma melhor conexão com o usuário à internet em diferentes momentos do dia. Isso permite a adesão gradativamente maior do público ao ambiente digital.

Para vender qualquer coisa, desde um e-book até um desinfetante para banheiro, é preciso fazer o público realmente acreditar que está necessitando daquilo. É assim que costuma ocorrer em diferentes casos.

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Antigamente era necessário ter acesso a um computador de mesa e entrar em comunicação com o mundo virtual. Hoje, com um dispositivo celular é possível acessar suas redes sociais, ler um artigo, se interessar pelo produto e realizar a compra. 

Ocorre que muitas vezes os empreendedores acabam esquecendo do real potencial desses pequenos aparelhos. Isso resulta em uma perda exponencial de clientes para o e-commerce.

Se você deseja aumentar o número de clientes do seu e-commerce a ponto de ter uma quantidade sólida de consumidores fiéis a ele, leia este artigo até o final e veja as dicas que separamos para você.

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A força de uma comunicação de todos 

Os aparelhos celulares, felizmente, estão cada vez mais acessíveis diante do barateamento da tecnologia. Hoje praticamente todos conseguem ter acesso a um aparelho de boa qualidade e acesso à internet.

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É claro que existe espaço para melhora, mas em comparação ao alto custo de um computador ou notebook, a diferença de valores é exorbitante. Por isso que existe espaço para uma empresa de energia solar e outros ramos crescerem na rede.

Esse acesso quase universal à internet faz com que a comunicação com o público seja essencial para se destacar perante a enorme concorrência. Tenha sempre em mente que você não está sozinho no mercado e existem empresas investindo pesado para conquistar novos clientes.

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Isso ocorre porque as lojas virtuais são boas opções para alguém que busca abrir um novo negócio sem lidar com as burocracias e o alto valor de investimento exigido em empresa físicas.

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Para conseguir se destacar será preciso uma série de cuidados, tais como:

  • Domínio do site;
  • Comunicação diferencial;
  • Redes sociais ativas e relevantes;
  • E-mails de marketing e ações internas.

O que cada uma dessas ações têm em comum? O contato direto com o público. Veja que a abordagem em todas elas deve ser direta para atingir o máximo de pessoas possíveis e depois vai se segmentando para cada perfil de público.

Dependendo do seu segmento, como uma empresa de usinagem e ferramentaria ou área jurídica, uma linguagem mais erudita pode ser necessária, porém a internet deve passar credibilidade ao mesmo tempo que não pode ser complicada.

O acesso a palavras difíceis ou vídeos confusos e postagens fora do tom podem ser prejudiciais ao seu negócio. Lembre-se de sempre estar em contato com seu público de maneira clara e explícita.

Não esqueça que empreendedores buscam comandar seus negócios direta ou indiretamente, mas nem sempre isso deve ocorrer quando o assunto exige uma especialidade.

Estude, mas em caso de necessidade, busque profissionais que possam atingir seu objetivo de forma mais assertiva, principalmente falando da construção do site do seu e-commerce. Muitos que tentam fazer por conta acabam se complicando.

Defina bem a faixa etária do seu segmento, público-alvo, métodos de comunicação e fale com todos. Imagine-se no lugar do cliente e trace a rota que ele faria ao realizar uma compra em seu site.

A comunicação deve agradar todos os perfis de modo a cativá-los. Esse é o primeiro e talvez mais difícil processo a ser construído. Estamos falando da identidade da sua marca frente a consumidores que recebem milhares de ofertas parecidas a cada instante. 

Algo precisa ser diferente dentro do seu e-commerce para conquistá-lo. O que pode ser? Ter a resposta para essa pergunta é o norte do caminho que você quer trilhar.

Conquistando mais clientes em 4 passos

Agora que empresas de calibração deixaram a comunicação com nossos clientes no “esquema”, vejamos de forma clara e objetiva metodologias utilizadas por grandes empresas para conquistar e atrair novos clientes.

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1 – Estabeleça metas

O objetivo desse artigo é trazer inovação para o seu e-commerce, então nada melhor para conquistar novos clientes do que estabelecer metas. Uma meta deve ser criada baseada nas ações propostas em seu novo projeto, nesse caso, conquistar clientes.

Não tenha medo de definir metas ousadas, afinal a concorrência é grande. Você precisa ter em mente que o trabalho que estará sendo realizado será devidamente cumprido de modo a conquistar essa atenção.

As metas devem estar ligadas ao investimento realizado. Lembre-se de que você investiu em profissionais para melhorar a comunicação da empresa, dar uma identidade, alimentar as redes sociais, aprimorar o site e afins.

Todos esses trâmites geram números como uma empresa de filtros industriais que busca constantemente aumentar o potencial de seu maquinário. Tudo é questão de aplicar e acreditar.

2 – Conheça seu cliente como a palma da sua mão

Conhecer o cliente é o grande ponto de todo o negócio. O grande erro de muitas empresas é querer que o mundo todo compre nelas, porém é mais rentável conquistar as pessoas realmente interessadas no negócio.

Uma distribuidora de fibra de vidro pode vender para praticamente qualquer local, mas se a empresa focar uma área de manicures específicas pode render mais. Isso vai depender do estudo do seu público e do conhecimento que você tem do seu produto.

O que faz o consumidor desistir da compra? O que faz o consumidor finalizar a compra? Quais são os produtos que mais vendem e quais são os produtos que menos vendem? Quem compra os produtos? Qual idade? De onde vêm? Quando compram? 

Essas e outras perguntas são essenciais para filtrar as ações do seu e-commerce e direcionar o público a produtos que realmente atendam às suas necessidades.

3 – Faça a análise tática do concorrente 

Um jogo de futebol disputado faz com que um time analise até a empresa de box de banheiro que produziu o vestiário do adversário. Toda e qualquer informação pode ser utilizada como exemplo ou método para contra atacar.

Do mesmo modo ocorre com um concorrente no e-commerce. Admitir que uma empresa é melhor que você em algo é importante para compreender o motivo de seu sucesso. Isso se chama análise de mercado, e empresas que não fazem isso estão fadadas à falência.

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O diferencial da sua empresa não pode ser subjugado por algo que ela deixa de fazer. Muitos perdem tanto tempo em construir algo único que acabam deixando de fazer o básico, como um site responsivo e interativo.

Veja o que seu concorrente faz, aprenda com ele e tente transformar seu negócio em algo até melhor. É essencial que, antes da criação de uma identidade visual, exista algo para se inspirar.

Motive os funcionários a fazerem isso e aprimorar as falhas do processo que encontrarem. Isso é ser responsável com a sua realidade e aprender com os próprios erros.

4 – Saiba a força dos blogs e redes sociais

Por fim, falaremos da força que os blogs, vídeos e as redes sociais detêm sobre e-commerces. Ao longo do artigo falamos delas brevemente, mas merecem um destaque maior.

Um cliente precisa receber a sua oferta no momento certo. Isso pode ser no ônibus, voltando para casa, depois de uma briga e outros variados motivos. Por isso, sua empresa precisa estar frequentemente na mente deles.

Para que isso seja possível, será preciso um mutirão de criação de conteúdos. Seja por meio do blog da sua empresa, artes nas redes sociais e landing pages nos sites. Você precisa fazer o consumidor sair da área de conforto e dar dados para sua empresa.

Com dados o e-commerce consegue disparar e-mails marketing para os consumidores e fazer com que eles interajam com os conteúdos. Todo esse processo leva tempo, mas quando é acertado consegue atrair muita gente nova fiel ao seu negócio.

Essa autoridade da marca faz com que vários ramos, desde vendedores de óculos até uma distribuidora de rolamentos, façam lives em redes sociais, programas e afins para atrair credibilidade a marca.

Esses são os clientes mais fiéis à sua marca e trata-se de uma estratégia deveras antiga, mas com alto índice de sucesso.

Considerações finais

Atrair novos públicos para seu e-commerce e conquistar novos clientes depende apenas da forma como você atua perante a comunicação com eles. Seja direto, responsável e atenda as principais necessidades que eles apresentarem.

Seja paciente e acredite no trabalho realizado, se precisar não tenha receio de pedir ajuda, Lembre-se: investimento em marketing sempre é recompensador, mas não espere muito para não ficar tarde demais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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