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Dicas para melhorar seu SEO local

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O SEO local (do inglês, Search Engine Optimization) é o processo de melhorar a visibilidade do mecanismo de pesquisa para empresas locais, principalmente aquelas com espaços físicos.

Ao seguir as melhores práticas locais de SEO, as empresas podem melhorar o tráfego orgânico de pesquisas realizadas por clientes em áreas próximas.

Para coletar informações para pesquisa local, os mecanismos de pesquisa contam com sinais como conteúdo local, páginas de perfil social, links e citações para fornecer os resultados locais mais relevantes ao usuário.

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Por conta de todas as informações disponíveis para os mecanismos de busca avaliarem, os rankings de conteúdo, o endereço IP do usuário e a geolocalização são fatores extremamente relevantes.

As estratégias de SEO local são sobre o marketing de sua marca, produtos e serviços para leads locais.

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Veja o exemplo de uma fábrica de janela de alumínio. Trata-se de uma empresa menor operando em nível regional. Ao utilizar o SEO local, permite que diminua a vantagem de marcas nacionais maiores que otimizam para palavras-chave mais genéricas. 

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Além disso, obtém tráfego de dados demográficos prontos para compra e aumenta suas conversões.

Assim, com o SEO local, as empresas podem usar isso para posicionar seus produtos e serviços para clientes em potencial e clientes em locais que os procuram.

O que é SEO local?

Somente as empresas que atendem a uma localização geográfica específica (ou várias) precisam classificar na pesquisa local os termos-chave que os clientes em potencial estão pesquisando em sua área.

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É por isso que é importante ser estratégico em relação ao seu SEO local – certificando-se de cobrir todas as suas bases e dar ao seu negócio uma vantagem competitiva.

São tipos de empresas que precisam de SEO local: bares e restaurantes; salões de beleza; pequenos ou médios mercados; empresa terceirizada de portaria; agências de marketing; organizações não-governamentais; consultores e fabricantes locais, entre outros.

Benefícios do SEO local

Existem vários benefícios inegáveis ​​de ter uma estratégia de SEO local. 

O primeiro benefício que vem à mente para a maioria das pessoas é o aumento do tráfego, mas existem muitas outras vantagens que podem impulsionar o crescimento do seu negócio, como por exemplo:

  • Aumento da sua visibilidade online;
  • Aumento da sua credibilidade e confiança;
  • Custos de anúncios reduzidos;
  • Maior autoridade do site;
  • Mais comentários de clientes;
  • Aumento do reconhecimento e confiança da marca;
  • Sinais sociais melhorados.
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Em outras palavras, a pesquisa local é mais específica para uma determinada região em comparação com as pesquisas em sites de busca. E SEO local refere-se ao processo de tentar otimizar sua visibilidade online para aparecer nos resultados de pesquisa locais.

Quais os fatores de rankeamento?

Então, o que é preciso para aparecer no topo desses resultados locais competitivos, para colocar você em contato com as pessoas que procuram produtos e serviços como o seu?

Quando se trata de classificar bem nos resultados de pesquisas locais, devemos levar em consideração os seguintes fatores, que são os mais importantes:

  • Proximidade do endereço ao ponto de pesquisa;
  • Endereço físico na cidade de pesquisa;
  • Avaliações;
  • Categorias especiais vinculadas aos sites de busca;
  • Links.

A classificação local para o seu negócio é vital e o SEO local deve ser um componente crítico de sua estratégia geral de otimização se você espera aumentar suas chances de ser classificado em posições altas nos buscadores.

Como realizar este tipo de estratégia?

Já vimos o que constitui um SEO local e quais os seus benefícios. Tendo em vista sua gama de vantagens, será necessário implementar estrategicamente essa ferramenta. 

Veja como a seguir:

  1. Faça um balanço de seus serviços e produtos

Determine em quais termos você deseja que sua empresa seja classificada. Isso terá como base os produtos e tipos de serviço que você está oferecendo.

Por exemplo, se você é um advogado de condominio local, é provável que seus serviços incluam “advocacia”, “imóvel”, “condomínio” e similares.

  1. Faça uma auditoria em seu site existente

Uma auditoria de SEO pode ajudá-lo a identificar quaisquer problemas técnicos ou de SEO na página que possam prejudicar o sucesso do seu site.

Esses problemas devem ser resolvidos antes de você se preocupar em criar um novo conteúdo de SEO, construir backlinks (hiperlink de um site — o referenciador — no seu site), etc.

  1. Faça uma pesquisa de palavras-chave do concorrente
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Um dos objetivos do SEO local é não apenas classificar na pesquisa local, mas superar seus concorrentes locais. Para fazer isso você precisa saber para quais palavras-chave eles estão classificando e como.

Algumas ferramentas de SEO podem ajudá-lo a realizar uma análise competitiva para ver quais termos seus concorrentes estão classificando, de onde vêm seus backlinks e muito mais. 

Lembre-se de que você deseja segmentar apenas palavras-chave que se encaixem no serviço ou nos produtos que você oferece, sobre o que é sua empresa como um todo, o que seus clientes em potencial estão pesquisando e os locais que você está segmentando.

O objetivo é gerar tráfego localizado e relevante para seu site.

  1. Identifique palavras-chave geo-específicas

Suponhamos que você tenha uma empresa de sistema de hidrantes na cidade de São Paulo. Combinando as etapas 1 e 2, você pode usar ferramentas de SEO para pesquisar esses termos para examinar o volume de pesquisa e o nível de concorrência. 

Você também pode procurar palavras-chave geo-específicas adicionando sua localização às palavras-chave que está procurando.

Por exemplo, uma pesquisa por “sistema de hidrantes sp” geraria uma lista mais longa de variações de palavras-chave, incluindo:

  • [melhor hidrante sao paulo];
  • [hidrante sistema sao paulo].

Garanta que pesquisou diferentes variações de seus serviços ou produtos.

  1. Crie páginas de destino localizadas

As páginas de destino localizadas são páginas da web criadas especificamente para classificação na pesquisa local orgânica.

Essas páginas devem ser otimizadas com as palavras-chave geo-específicas que você identificou e incluir conteúdo informativo que atraia seu público-alvo.

As práticas recomendadas para criar páginas de destino incluem ter títulos H1, H2 e H3 otimizados, escrever conteúdo de corpo otimizado para palavras-chave, incluindo links internos, adicionar imagens e otimizar para pesquisa móvel.

Uma empresa de argamassa para granito fez tão corretamente esse processo que pôde exibir anúncios pagos nessas páginas de destino para não apenas direcionar o tráfego orgânico, mas também o tráfego pago.

Apenas certifique-se de incluir frases de chamariz atraentes para atrair os usuários a entrar em contato com você.

  1. Otimize sua listagem em sites de busca 
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Os sites de busca disponibilizam que todas as empresas locais podem usar para gerar mais tráfego, gerar avaliações de clientes e muito mais. É essencial que sua empresa tenha uma listagem totalmente otimizada para aumentar suas chances de classificação nas buscas.

Uma empresa de hidrantes de parede, ao criar uma listagem em sites de busca, incluiu seu endereço comercial, fotos, links e informações de funcionamento de modo que os clientes pudessem ficar informados.

  1. Gere avaliações positivas dos clientes

O número de avaliações positivas que seu site tem em sites de busca é um fator de classificação significativo para o SEO local.

Uma empresa de banheira de canto realiza coleta de avaliações dos clientes após o seu atendimento. Ela também envia e-mails de acompanhamento para clientes solicitando que eles o analisem nas redes sociais.

Portanto, um dos seus principais objetivos como proprietário de uma empresa local é gerar o maior número possível de avaliações positivas – idealmente, em todas as suas plataformas de diretório.

Uma empresa de telha metálica tipo sanduíche, por outro lado, responde estrategicamente seus clientes que os avaliam. Uma resposta profissional e gentil pode percorrer um longo caminho.

Como melhorar o SEO local estrategicamente?

Ao incluir suas palavras-chave alvo nos títulos das páginas e nas meta descrições em seu site, cada página terá uma palavra-chave de destino que seja relevante para o assunto da página. 

O conteúdo também é muito importante. Deixar disponível conteúdo informativo e organizado pelas palavras-chave que descrevam sobre sua empresa e seus serviços é importante para engajar seu público alvo e nicho.

Escreva com seu público-alvo em mente, mas certifique-se de incluir suas palavras-chave de destino por toda parte.

Adicione links internos entre várias páginas do seu site. Isso ajudará os usuários a encontrar as informações que procuram e acessar mais facilmente suas páginas importantes.

Por outro lado, criar URLs concisos para todas as suas páginas e postagens pode deixar seus links mais limpos e acessíveis. Idealmente, cada URL deve incluir a palavra-chave de destino para essa página, então é necessário corrigir quaisquer links quebrados em seu site.

Isso fará com que os usuários sejam destinados às páginas corretas e melhore a eficiência do seu site.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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