Dicas para oferecer um frete mais barato em seu e-commerce
Neste conteúdo você vai saber sobre
Os negócios da modalidade e-commerce têm ganhado muita força, especialmente após a pandemia do novo coronavírus que impossibilitou o contato social amplo e a presença em lojas físicas.
Agora, mais do que nunca, o transporte e o manuseio de qualidade se tornaram não apenas rápidos – em dois dias úteis ou entrega no dia seguinte – mas também acessíveis. Contudo, no momento de pagar pelo frete muitos clientes podem não gostar dos valores que encontram.
Dependendo do tamanho do seu negócio, você nem sempre terá acesso a serviços de remessa baratos em grandes quantidades, mas isso não deve impedi-lo de fornecer valores para seus clientes.
Os custos de envio podem ter um grande impacto em suas vendas. Isso porque muitos clientes consideram os custos de entrega em suas decisões de compra.
O mundo está comprando online, então, se você puder oferecer taxas de remessa com desconto, também poderá maximizar suas oportunidades de vendas. Ter um software para loja pode auxiliar ainda mais nas entregas.
Uma estratégia de logística bem-sucedida é mais do que uma experiência de entrega, ela abrange toda a cadeia de suprimentos, desde o estoque, até o cumprimento, processamento aduaneiro, logística reversa e os preços.
Nesse sentido, os principais benefícios da redução do custo do frete ou oferecimento do serviço gratuito envolvem:
- Aumento de vendas e receita;
- Destaque perante à concorrência;
- Conquista da lealdade de clientes;
- Melhor experiência ao usuário;
- Reduz o abandono do carrinho de compras.
Neste artigo vamos te apresentar as principais dicas para reduzir os custos com frete de produtos de sua loja online, visando melhorar a experiência do usuário e algumas orientações sobre escolha do parceiro de remessa. Confira!
1. Negocie com várias operadoras
Todas as empresas de transporte têm tabelas de preços com base no volume: quanto mais você envia, menor é a sua tarifa. Mas as pequenas empresas muitas vezes não percebem que também podem ter poder de negociação.
Se você envia um grande número de pacotes, compare os preços e tente persuadir as transportadoras a oferecer tarifas mais baixas.
2. Faça com que os fornecedores usem o número da conta empresarial
Busque convencer seus fornecedores pessoais a enviar pedidos de registro da empresa na etiqueta e nota fiscal. Se você tem uma loja de epi ABC, por exemplo, e faz compra de televisão pela internet pode pedir para a nota ser no nome da empresa.
Isso não apenas aumenta o volume de remessa de sua empresa, o que pode resultar em tarifas mais baratas, mas também ajuda a evitar que os fornecedores aumentem seus custos de remessa.
3. Considere operadoras regionais
Se você envia principalmente para uma região específica, uma transportadora regional pode ser sua melhor aposta. Por exemplo, em São Paulo você tem diversas opções de empresas de transportes de cargas em SP que podem oferecer preços mais acessíveis.
Os remetentes tem uma batalha constante para encontrar a transportadora certa que entregará os pacotes aos clientes da maneira mais eficiente e econômica possível.
As transportadoras regionais geralmente oferecem custos de remessa mais baixos do que as nacionais, porque cobrem uma pequena área geográfica. O transporte equipamentos pesados, por exemplo, pode ser menos custoso por meio dessas operadoras.
Existem centenas de opções de operadoras viáveis, o que aumenta o tempo que leva para identificar a transportadora certa para cada pedido, forçando muitos remetentes a ignorar a vasta rede regional disponível pela simplicidade oferecida a nível nacional.
Mas tenha em mente que suas redes de distribuição são limitadas. Você também pode reduzir seu poder de barganha se distribuir seus negócios entre muitas operadoras.
4. Use a embalagem fornecida pela operadora (se for o caso)
Se você usar sua própria embalagem, poderá enfrentar “taxas dimensionais” adicionais se sua caixa exceder os regulamentos de tamanho definidos por transportadoras, caso você faça uso delas.
Para evitar essas taxas extras, considere usar a embalagem fornecida pela sua transportadora, que não tem taxas dimensionais.
Essas embalagens são de boa qualidade e passam por esteiras industriais transportadoras sem maiores problemas devido à resistência, que pode não ser fornecida por outros materiais.
5. Otimize sua embalagem
As transportadoras cobram com base no tamanho, peso e destino do pacote. Pode parecer óbvio, mas você pode economizar dinheiro no envio e garantir baixos custos indiretos usando embalagens mais leves e menores.
Isso pode exigir o aumento das opções de embalagem no depósito, mas pode permitir que você e sua equipe otimizem melhor a embalagem de cada item, e evitar altos custos de envio.
Se pensar em utilizar caixas de papelão para transporte de mercadorias aproveite ao máximo o espaço utilizado, mas sem exagerar para evitar possíveis estragos na estrutura e prejudicar o produto.
6. Invista em frete pré-pago
Para ajudar a cortar custos, considere o envio pré-pago, que oferece uma taxa de desconto de até 20%. Esse serviço é oferecido por algumas transportadoras.
Isso significa que você compra uma quantidade de etiquetas de envio antecipadamente e as afixa nos pacotes conforme necessário, em vez de pagar por cada pacote ao enviá-lo.
O envio pré-pago funciona melhor quando você sabe que enviará pacotes com o mesmo peso repetidamente e pode determinar o custo do envio com antecedência.
7. Considere todas as taxas de envio antes de cobrar os clientes
As transportadoras e os Correios têm muitos encargos especiais, incluindo sobretaxas de combustível, taxas ao exigir uma assinatura do destinatário ou taxas de entrega aos sábados.
Se seus clientes pagam pelo frete, certifique-se de incluir todos esses custos extras em suas contas para que você não acabe absorvendo-os sozinho.
8. Considere os serviços híbridos
Embora tenham certas restrições de volume, peso e tamanho, os serviços podem custar a metade das opções de entrega padrão. Esses serviços buscam os pacotes em sua empresa e os enviam para a agência dos correios mais próxima do destino.
O carteiro local então faz a entrega final. Embora o custo seja menor, essa etapa extra pode atrasar o tempo de entrega.
9. Pergunte sobre descontos de associação
Descubra se a associação profissional do seu setor tem parceria com uma operadora que oferece descontos aos associados. Dependendo do tamanho da associação, você pode ser elegível para taxas de desconto de até 50% em certos serviços com operadoras.
10. Diversifique os modos de envio
Não ofereça apenas um tipo de envio ao cliente. Ao invés disso, busque uma transportadora que tenha baixa taxa de serviço para se associar e oferecer opção do Correio, que pode valer a pena em alguns casos.
Você pode pensar também em adquirir ou se associar a um software para gestão de logistica e frete que se responsabiliza pela organização dos fretes necessários e mantém o cronograma de entrega em dia.
11. Aumente o valor mínimo para frete grátis
Uma boa estratégia para reduzir os custos de envio é colocar uma alta taxa, mas ainda acessível, de compras para obter o frete grátis.
Desta forma, estimula-se o cliente a adquirir maior quantidade de produto visando o não pagamento do frete. Lembrando que é importante ter um sistema para emissao de nfe (nota fiscal eletrônica) para controle dos produtos e entregas.
Nesse sentido você pode criar kits de produtos complementares entre si e trabalhar com mecanismo de vendas cruzadas no qual opções de produtos similares são apresentadas, estimulando a compra.
Conclusão
Custos de envio mais baixos ou inexistentes estimulam os clientes a finalizar as compras, evitando o abandono do carrinho. Sendo assim, pensar em alternativas para reduzir o valor da entrega pode ajudar o seu e-commerce a crescer.
Além das agências de Correios que fornecem um serviço a nível nacional no Brasil, você pode pesquisar por parcerias com transportadoras regionais ou nacionais a fim de negociar as melhores taxas.
Oferecer ao cliente essas opções distintas de entrega ou retirada no local pode facilitar o processo de compra e ampliar as provas sociais positivas (comentários em redes sociais, avaliações no produto e entrega).
É importante também buscar otimizar as embalagens dos produtos para reduzir os custos de envio. Pensar na compactação possível e em embalagens mais leves pode ajudar nesse sentido, de modo a reduzir significativamente o peso do produto a ser enviado.
Expandir o valor mínimo necessário para aquisição do frete grátis também é outra tática importante que estimula a compra de produtos complementares entre si e similares. Nesses casos, o valor do frete é abatido pelas compras realizadas.
O frete é um ponto crucial na decisão de compra de e-commerce pelo cliente. Sendo assim, busque seguir essas dicas e planejar a redução de custo do frete para ampliar suas vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.