Empreendedorismo, Negócios e Economia

Dicas para tornar seu negócio escalável

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Um dos grandes objetivos de alguém que acaba de abrir um novo empreendimento é garantir que esse projeto alcance uma fase de estabilidade, no qual o valor dos lucros supere os gastos relacionados. O próximo passo é crescer, como um negócio escalável.

O problema é que as coisas não são tão fáceis como uma simples lista de metas a serem preenchidas em caderno de anotações. O mercado lida com diversas variáveis, de acordo com as expectativas do seu público, dos seus fornecedores e até mesmo dos funcionários.

Cada grupo tendo algum tipo de anseio a ser resolvido, em relação com o produto ou serviço pelo qual sua empresa está em processo de comercialização, o que naturalmente será refletido nos números alcançados por essa companhia, seja de vendas ou clientes.

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Como uma loja virtual que trabalha com um modelo de entregas. No caso dela, se mostra necessário adotar uma série de ferramentas e práticas, para se garantir um bom trabalho a ser feito nesse sentido, como a implantação de um sistema tms, para agilizar as entregas.

E não é que como essa adoção de novas práticas fosse algo a ser realizado apenas uma vez a cada variado número de meses, afinal, o mercado se encontra em um constante nível de adaptação, respondendo aos novos anseios levantados por seus consumidores.

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Uma situação que exige a quem administra um negócio estar sempre conectado às novidades relacionadas ao seu setor, indo desde a confecção de um novo produto, até a adoção de novas práticas no que se refere ao modo com o qual você oferece seus serviços.

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Passando pelos métodos de pagamento até os meios de divulgação dessa marca. Como um prestador de serviços Rio de Janeiro que utiliza os canais digitais como uma forma de se aproximar dos seus clientes, fazendo negociações até mesmo pelo WhatsApp.

Uma série de adaptações a se ter atenção, caso você gestor de um empreendimento esteja em busca de ver os seus negócios crescerem, em uma relação conhecida pelo marketing como um modelo de negócio escalável, ou seja, com chances de se expandir.

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Ao que se refere um negócio escalável?

Para compreender o conceito de um negócio escalável é possível pensar na relação dos atletas com os seus recordes, e fazendo uma alusão ao próprio título, podemos pegar como exemplo as atividades realizadas pelos escaladores de montanhas.

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Para colocar o seu nome na história, cada alpinista deve superar uma marca anterior, seja ela pessoal ou conquistada por uma pessoa terceira. Seja esse recorde relacionado a altura alcançada, o tempo de escalada ou qualquer que seja a ação a ser medida.

O grande objetivo nesse caso é superar suas restrições, de forma a alcançar resultados melhores em sua performance atlética. É possível adaptar esse mesmo tipo de relação para o mercado de negócio, e não necessariamente se tratar do mercado esportivo.

Como uma companhia que lida com o desembaraço aduaneiro de importação, atuando no mercado de entregas internacionais. Essa empresa só chegou ao seu nível atual de negócio após uma expansão da mesma, começando somente em território nacional.

Chegando até a sua nova posição, tornando-se líder em seu mercado, ao oferecer soluções de entrega via transportes aéreos e terrestres, com o objetivo de adotar o modelo marítimo nos próximos meses, para atuar com a locomoção de grandes cargas.

Esse é um exemplo de um negócio escalável. Um empreendimento que começou como algo menor, e através de um conjunto de estratégias e novas ferramentas aos quais foram sendo implementadas, foi possível visualizar um crescimento para essa companhia.

Superando suas metas, de forma a alcançar novas posições em seu setor, através de um modelo de escalas, que tornou possível a expansão desse negócio para outras áreas.

E mesmo aqueles que se mantém exclusivamente em seu setor, foi possível conquistar uma posição de destaque nesta área por implementar ações que acabaram por garantir um maior prestígio a esse projeto comercial, sendo visualizado por novos públicos.

Ver o seu negócio alcançar novos patamares em sua área é um objetivo da grande maioria dos empreendedores, como um negócio voltado ao aluguel de computadores SP, que pretende ampliar para outras regiões, mas poucos são os que agem nesse sentido.

Afinal, o seu negócio não irá naturalmente crescer se não houve por parte do seu administrador um empenho para que esse tipo de meta seja alcançada, cabendo aos gestores entender sobre como tornar o seu negócio em um empreendimento escalável

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Como implementar tal modelo ao meu negócio?

Para se conquistar tal objetivo, é preciso que as pessoas por trás de um empreendimento compreendam de fato a posição do seu negócio em seu mercado, como a relação dessa empresa com os seus clientes e principalmente seus concorrentes.

Pois somente após o processo de identificação sobre os seus métodos de negociação é que será possível encontrar maneiras de alavancar suas ações, de modo alcançar números maiores de lucro, reconhecimento ou qualquer que seja seu objetivo, a curto e longo prazo.

Algo a ser concluído com a implementação de certos procedimentos como:

  • Estar atento às demandas do público;
  • Adotar um modelo de possível ampliação;
  • Investir na padronização dos produtos;
  • Otimizar sua logística de produção.

Um conjunto de ações que passa inclusive pela própria definição do produto ou serviço com o qual a  sua empresa trabalha.

Esteja atento à demanda do mercado

Diversos mercados surgem com certa frequência, de acordo com os novos tipos de necessidades que a sociedade apresenta. Cabendo ao mercado encontrar soluções para tais problemas, e sendo precisamente recompensado por tal atitude.

Muitas vezes esse processo de adaptação acaba por tornar alguns produtos obsoletos, sendo necessário optar por novas modalidades de produtos e serviços, para que o seu empreendimento continue a ser visto como algo relevante para o seu público.

E é ao observar as demandas da sociedade que uma companhia passou a oferecer em larga escala um sistema de filtragem de água de chuva, permitindo assim que essa empresa consiga crescer em sua área, ao corresponder às demandas do seu público.

Adote um modelo de negócio de possível ampliação

Mas além de se observar a demanda atual do público, é preciso também olhar para o futuro do seu negócio, sendo necessário então adaptar o mesmo para as mudanças do seu mercado, ao invés de ser um projeto estagnado no tempo.

A preparação nesse sentido se faz através da implementação de um modelo com facilidades de ser expansível, como um negócio que se inicia em um âmbito nacional, ao mesmo tempo no qual se estuda sobre a possibilidade de se expandir ao estrangageiro.

Invista na padronização dos seus produtos

Ao mesmo tempo no qual é necessário modificar com certa frequência os seus produtos e serviços, para responder às demandas atuais dos seus clientes, é importante também não deixar de lado as características que fazem do seu produto algo único e de destaque.

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E não apenas pela questão do prestígio, mas também pela melhor arrecadação financeira do seu projeto, pois ao apostar em um modelo estruturado, uma empresa que fornece serviços de terceirização folha de pagamento conseguirá otimizar os seus serviços.

Facilitando o processo de produção ou execução de um serviço, o que permite assim um crescimento mais rápido dessas atividades e por consequência disso a amplitude das suas atividades comerciais.

Automação dos processos

A tecnologia atual também pode ajudar no processo de expansão do seu negócio e das suas atividades, principalmente através da mecanização das tarefas necessárias para que o seu produto a ser comercializado seja produzido em menor tempo.

Um processo não necessariamente inédito, pois montadores de carro e outras fábricas de nível industrial já operam com esse tipo de processo mecanizado há muito tempo, o que vem mudando é a oferta desses equipamentos para operações comerciais menores.

Sendo possível para qualquer negócio de menor porte se informar sobre sistema de automação comercial preço, de forma a otimizar os seus serviços, no que se inclui um software eletrônico que cuide das finanças de um empreendimento.

Trabalhe com uma logística otimizada

O processo de logística é outro termo a ser analisado para que o seu empreendimento alcance um nível positivo no mercado, permitindo assim a ampliação das suas atividades comerciais. Tudo a começar por um bom processo de planejamento.

Como uma loja virtual, que necessita de uma otimizada logística de entrega, para garantir que os seus clientes recebam seus produtos e se encontrem satisfeitos com a qualidade e agilidade desse serviço.

Ou então como uma gestão de empreendimentos residenciais, que busca ser encontrada na internet sempre que algum digite por “administradora de condomínios valor” na barra de pesquisa do seu navegador, operando com uma boa configuração nesse sentido.

Afinal de contas, o primeiro passo para que o seu negócio tenha a possibilidade de crescer, é garantir que o mesmo esteja sendo reconhecido pela sua audiência.

De uma forma geral, é preciso adaptar o seu negócio não apenas para que ele consiga se destacar em seu setor, mas também para que ele esteja em um campo onde se mostre possível a aplicação dos seus serviços.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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