3 benefícios do Martech
O MarTech já existe há algum tempo, então não é mais o caminho do futuro, mas sim do presente. Se você ainda não tem certeza se deve embarcar nisso ou nunca ouviu falar deste termo, temos três razões sobre como a MarTech ajuda as empresas a crescer, sejam elas do ramo de informática ou de máquinas de solda elétrica.
Continue lendo o texto e prepare-se para o futuro!
O que é MarTech?
MarTech é uma combinação de “marketing” e “tecnologia” e refere-se a qualquer tecnologia em marketing digital. Isso inclui aplicativos, software como serviço, também conhecidos como SaaS e ferramentas digitais como:
- Automação de Marketing
- Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM)
- Otimização para mecanismos de busca (SEO)
- Sistemas de gerenciamento de sites e gerenciamento de conteúdo (CMS)
- Editores de e-mail
- Editores de mídia social
- Gestores de anúncios digitais e de pagamento por clique
Além disso, a MarTech inclui empresas e agências especializadas em implementação e estratégia, portanto, inseri-la em nichos menores, como o de detergente clorado, não só é possível, como necessário.
A estratégia certa e somadas à tecnologia, ajudam seus negócios de uma forma que você nunca imaginou. Aproveitar o conceito dá às empresas uma melhor compreensão de seus clientes, desde como eles encontram a marca pela primeira vez, até sua jornada para a efetivação da compra.
Esse entendimento, combinado com dados em tempo real, permite que as marcas façam estratégias mais eficazes e certeiras. Como se conseguisse abrir aquela porta de aço com mais facilidade do que qualquer outra pessoa.
- Automação com MarTech
Uma das maiores vantagens do MarTech é a automação. Desde acionar campanhas de geração de leads até alertar as equipes de marketing ou vendas de que alguém realizou uma determinada ação, a ferramenta está dando aos profissionais e vendedores mais tempo para fazerem um trabalho complexo.
- Melhorias nas conversas com o cliente
A MarTech melhora as conversas com os clientes usando seus próprios dados. Porque os apps os coletam e um sistema como um CRM os organiza pelos contatos que você possui.
Por exemplo, em uma plataforma, as atividades são organizadas em uma linha do tempo associada a esse contato. Se eles preencherem um formulário, baixarem um recurso, abrirem um e-mail, ligarem para um representante ou gostarem de algo em suas redes sociais, tudo ficará armazenado ali.
Isso mostra que quando as vendas conversam com seus clientes, eles sabem qual será a interação dos mesmos e podem usar essas informações para orientar suas conversas.
- Relatórios e análises
Já falamos sobre os dados, mas a MarTech os utiliza para mais do que isso (embora seja extremamente importante).
O gestor também precisa das informações e a equipe quer detalhes sobre o progresso que está fazendo. As soluções MarTech, quase sempre, vêm com um painel que aloca os dados coletados em representações gráficas para ajudar sua empresa a entender o desempenho das coisas.
Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.
Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.