Amor e RelacionamentoCotidiano

Resiliência: A Poderosa Arma De Adaptação Às Mudanças

R.E.S.I.L.I.Ê.N.C.I.A.

Ads 02

Palavra de 11 letras, mas com um significado muito maior. Você com certeza já ouviu falar, mas conhece o real sentido? Resiliência é a capacidade de se recuperar de situações de crise, adversidade e aprender com elas. Através dela, é possível ter uma verdadeira virada de chave na sua vida pessoal, e principalmente, na profissional.

A vida nos traz diversos episódios difíceis, em que levamos rasteiras e questionamos nossa capacidade de nos levantarmos e recomeçarmos. A resiliência entra como ponto chave para contornarmos esses momentos, tendo a capacidade de mudar situações para refazer a vida de forma mais leve, sendo uma arma poderosa para preservar a saúde mental.

Você sabe identificar uma pessoa resiliente?

Ads 03

Pessoas resilientes conseguem aproveitar e explorar seus pontos fortes de modo a resolver os problemas, e se recuperar de maneira mais rápida. Algumas características que grande parte das pessoas resilientes têm, são:

  • Superar obstáculos;
  • Não se enxergar como vítimas;
  • Têm poder de controle interior;
  • Capacidade de enfrentar problemas e adversidades;
  • Fazer planos realista e conseguir cumpri-los;
  • Possuir inteligência emocional e saber e gerenciar emoções de forma eficaz;
  • Autoconsciência para avaliar seus pontos fortes e fracos;
  • Autoestima para reconhecer suas qualidades; e
  • Preservar a saúde mental e emocional (autocuidado).

E como me tornar resiliente? Para a psicologia, há as principais formas de alguém se tornar resiliente, através do otimismo, regulação de emoções, controle de impactos do estresse, atitude positiva e habilidade de ver o fracasso.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
Saiba mais >>   Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: inclusão e educação para todos

É preciso lembrar que a resiliência não é um dom, mas sim um trabalho diário para que ela seja desenvolvida. Todos podem se tornar resilientes!

Ads 04

Cada pessoa tem sua forma de lidar com os traumas, problemas e estresse. Algumas de maneira mais rápida, outras nem tanto. A resiliência entra como uma peça de proteção, que permite uma melhor recuperação física e mental, minimizando o sofrimento, e, doenças psicossomáticas. É usar as emoções a seu favor, de forma positiva. Uma verdadeira chave para a superação!

Para te orientar, trouxemos algumas lições que vão te ajudar a desenvolver essa habilidade primordial.

1-  Aprenda com as situações: veja os problemas com outro olhar, aprenda com as situações e sempre tire uma lição, pois assim, nas próximas vezes que ocorrer algo parecido, você saberá lidar melhor e poderá tomar decisões diferentes.

Ads 05

2-  Seja adaptável: Pessoas resilientes se adaptam e são flexíveis, conseguindo ver as situações com pontos de vista diferentes. É treinar o seu cérebro para sempre ver o copo “meio cheio” e não “meio vazio”.

3-  Confie em você: Para conseguir desenvolver a resiliência, é preciso desenvolver a autoconfiança e autoestima. Reconheça suas qualidades, se respeite, se ame, acredite em você.

4-  Deixe a negatividade de lado e foque em ações assertivas: Não se deixe paralisar pela negatividade. Foque em ações e atitudes assertivas para conseguir resolver os problemas.

5-  Busque meios de se livrar do estresse e negatividade: É preciso lidar com as emoções. Procure formas de lidar com o estresse, tensão e negatividade, seja através de hobbies, meditação, ou até mesmo a prática da escrita.

Saiba mais >>   Benefícios dos sistemas de gerenciamento para as empresas

6-  Tenha bases de apoio: Contar com relacionamentos saudáveis é uma forma de apoio importante para lidar com situações complicadas. Fortaleça seus vínculos!

Resiliência no Trabalho

A resiliência no ambiente corporativo é o que destaca o profissional com maior capacidade de flexibilidade e adaptação, para lidar e vencer os obstáculos da rotina do trabalho.

Sabemos que o dia a dia de uma empresa não é tarefa fácil. Muitas questões a resolver, burocracias, novas tarefas surgem a todo momento. Para lidar com toda a pressão, prazos e diferentes cenários, é preciso se adaptar. E é justamente a resiliência que vai guiar essa adaptação, para que o colaborador, mesmo em meio a diversas questões, atinja bons níveis de desempenho sem comprometer o seu trabalho.

Pessoas que são resilientes no trabalho possuem características em comum, como empatia; flexibilidade; persistência; proatividade; autocontrole e confiança elevada. Através delas, é possível aumentar a produtividade, superar barreiras com maior facilidade e ter um rendimento melhor no espaço de trabalho.

Sem dúvidas, essa é uma habilidade que vai te levar cada vez mais longe, tanto na vida pessoal, quanto na profissional. 

Autoconhecimento

A vida por si só já tem diversos empecilhos, e precisamos minimizar ao máximo sofrimentos pelo caminho, certo? Para isso há a habilidade mais poderosa que vem ganhando força nos últimos tempos, a resiliência.

Saiba mais >>   O que são vapes e como eles funcionam?

Olhe mais para si, desenvolva sua autoestima e autoconfiança, inteligência emocional e veja sua capacidade de superar obstáculos, mudar a sua vida em todos os âmbitos, e a chave para esta porta é o Autoconhecimento.

Contudo, se analisarmos a fundo, precisamos também de uma boa dose de organização para fazermos bom proveito dessa nova nossa postura perante os obstáculos.

Essa organização acontece de dentro para fora e quando nos conhecemos, podemos aperfeiçoar e buscar aprender da melhor forma aquilo que é atrativo para o mercado de trabalho, além de entender nossas limitações e encará-las.

O processo do autoconhecimento possibilita ter mais clareza sobre a vida, ter mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal e consequentemente um crescimento e conhecimento da essência pessoal de cada pessoa, proporcionando maior bem-estar, uma vez que promove autonomia sobre a vida.

Conclusão

Segundo Lívia Monteiro, especialista em consultoria de empreendedorismo na Space Consultoria, conhece bem os desafios que os empreendedores enfrentam e sabe que é possível se recuperar das situações adversas, através do movimento da organização e da mudança de mentalidade (Mindset). Essa “virada” de chave permite uma mudança tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

Afirma a especialista que esta é uma forma de se autopreservar, é uma forma de autocuidado, bem-estar e qualidade de vida. Enfrentar os problemas de forma mais leve, com menos sofrimento e mais positividade. Resiliência, você consegue!

O desfecho perfeito para este artigo está na citação de Viktor Frankl “Quando não conseguimos mais mudar uma situação, temos o desafio de mudar a nós mesmos.”

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]