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Trade Marketing: entenda mais sobre

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Existem diferentes estratégias para fazer um negócio ganhar novos clientes e leads (clientes em potencial) e cada uma delas deve ser aplicada de acordo com o momento que a empresa está vivendo. Busca posicionar mercadorias? Conheça o Trade Marketing.

Trade Marketing é uma das estratégias mais antigas e aplicadas no mercado e sua prática é fundamental para que empresas consigam colocar suas mercadorias em destaque perante a grande concorrência. 


Ela funciona basicamente como uma estratégia que visa distribuir pontos de venda e gerar a expansão e manutenção dos produtos do negócio. Isso pode ocorrer tanto para empresas fechadas, como uma empresa terceirizada de portaria, quanto para grandes marketplaces.

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No artigo de hoje, aprenda tudo o que você precisa saber para aplicar o Trade Marketing dentro do seu plano de marketing de modo a garantir que seus produtos sejam mais vistos por pessoas de interesse.

O que é Trade Marketing?

Já notou que, quando vamos em um supermercado, tudo é organizado de acordo com as necessidades dos clientes? Existe a área dos grãos, da limpeza, das carnes, de pães, de vegetais, de doces e outros. 

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Quando uma pessoa precisa ligar para o conserto de ar condicionado residencial, ela simplesmente acessa o contato direto de alguém de confiança, o mesmo ocorre quando precisamos fazer as compras do mês ou da semana.

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Produtos que são mais comprados costumam ficar mais visíveis aos olhos do consumidor. Porém quando se trata de algo mais específico, basta ir até o setor adequado da loja para encontrá-lo. 

Dificilmente pessoas que têm o costume de comprar no mercado buscam ajuda de algum profissional. E se por acaso mudarem de cidade e forem em um outro estabelecimento, acabam por saber instintivamente onde está aquilo que procuram.

Essa prática se chama Trade Marketing e é pensada por diversos profissionais para alocar os melhores produtos em pontos estratégicos para serem consumidos. O interessante é que a manutenção é constante, portanto dias sem realizar mudanças afetam o lucro adquirido.

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Ele está presente em praticamente todos os setores do negócio, inclusive na internet. Se formos em uma loja de construção em busca de um determinado fabricante de grade de piso, veremos claramente as marcas mais compradas.

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Porém não é apenas isso, afinal, existem trâmites que precisam ser levados em conta. Um exemplo é a comunicação direta com fornecedores que dispõe para esses estabelecimentos artes e stands específicos para serem vistos por mais consumidores.

O lucro é sempre bem-vindo

Toda estratégia de marketing visa o aumento da visibilidade, logo, por consequência, acaba por aumentar as vendas do negócio. Podemos dizer então que os principais objetivos do Trade Marketing são aumentar as vendas e fortalecer a marca.

Isso ocorre pois uma das melhores sensações que um consumidor pode ter é quando fica totalmente satisfeito com o leque de opções dadas pelo estabelecimento. Isto é, consegue encontrar tudo que procura e, mesmo que não ache, existem opções à altura do que esperava.

Muitas empresas acabam perdendo consumidores não porque faltam produtos, mas por não saber deixá-los de uma maneira fácil de serem localizados. É como uma empresa de spda (sistema de proteção contra descargas atmosféricas) que não consegue chegar ao topo dos edifícios.

Definindo canais de distribuição

Lembre sempre disso: o público não necessariamente fica em um local de grande destaque. Ter isso em mente é importante para compreender a necessidade de saber onde seu público está e qual o seu poder de compra.

Um caso interessante são os mercados que visam atingir pessoas de maior rentabilidade. Eles oferecem serviços de conforto como embalagem a vácuo, vegetais cortados e outros. Os comércios, por consequência, cobram valores mais altos para isso.

Se essas lojas fossem instaladas em bairros onde o poder de compra é menor, provavelmente não teriam tanto sucesso, pois as pessoas literalmente não recebem ou não fazem questão desse tipo de “luxo”.

Existem locais em que sequer existe a necessidade de fazer a instalação de alarme, enquanto outros exigem que isso seja feito, por segurança.

O trabalho do Trade Marketing começa no contato com os fornecedores, afinal, além de ter uma boa comunicação com eles, é preciso saber quais produtos serão oferecidos para o seu público-alvo.

As práticas essenciais do Trade Marketing 

Como toda estratégia de marketing, é preciso compreender melhor as maneiras de fazer ela dar certo. E para que isso ocorra é necessário aplicar as práticas essenciais dela.

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Por vezes você pode fazer isso de forma manual ou demorar para compreender, mas o processo deve ser aprimorado com o tempo. 

Todas as tarefas que falaremos a seguir devem ser feitas em rotina nos canais de distribuição. Vejamos cada uma delas.

Design de destaque

A embalagem do produto é muito importante para conquistar mais vendas. O atrativo não necessariamente pode ser a marca, mas quando um produto consegue se vender visualmente para o consumidor.

Além da embalagem, a apresentação do produto deve ser pensada para agregar valor a ele. Pegue dicas do fornecedor de como foi estudado a apresentação do produto e pergunte se existe algum material de divulgação dele. 

Designer estuda muito para compreender o uso das cores e como isso afeta na mente dos consumidores. Nada é feito por acaso, por isso a junção de uma embalagem barata e que chame a atenção é o grande foco da maioria das empresas.

Alguns produtos não usufruem tanto disso, como por exemplo uma empresa de extintores de incêndio, que precisa seguir normas de design protocoladas por leis Federais, por isso, é preciso compreender também sobre o seu produto.

Exposição de merchandising

Banners, displays e diversos outros recursos visuais são essenciais para fazer um produto ser vendido. O objetivo é chamar a atenção do consumidor de modo que ele se sinta estimulado pela apresentação.

Isso pode ser feito pela internet e no site da empresa. Pense em uma empresa que fabrica energia solar industrial: não podemos ver a energia, mas existem maneiras de vendê-la, com painéis interativos, leds e outros. Seja criativo para expor o produto em seus canais.

Aplicação de sampling

De graça até injeção na testa, este é um ditado popular super conhecido e não é por acaso. As pessoas se sentem felizes quando conseguem provar o produto antes mesmo de realizar a compra. Eis o motivo de as companhias de perfume colocarem cheiro nas revistas.

Produtos alimentícios ou até um grande painel de led quadrado podem ser apresentados pelas lojas facilmente com uma exposição pensada. As pessoas acham legal esse tipo de ação do comércio.

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Quem nunca foi a um supermercado e pegou uma amostra grátis de bolachas, biscoitos, geleias e afins? E é incrível como funciona positivamente esse tipo de ação dentro do Trade Marketing. 

Executando um plano de Trading Marketing 

A execução do Trade Marketing não pode ser considerada complicada, porém a quantidade de detalhes acaba por não permitir que qualquer pessoa exerça tal tarefa. Por isso considere contratar um profissional da área, evitando falhas no processo.

Veja uma lista de afazeres que farão com que você possa aplicar minimamente o Trading Marketing em seu comércio. Leve sempre em consideração todas as dicas que dissemos ao longo do artigo. A realidade de onde seu negócio está localizado junto dos fornecedores.

  • Alinhe necessidades do distribuidor com objetivos do negócio;
  • Comprometa-se com resultados do distribuidor, alinhando eles a seus objetivos;
  • Planeje as práticas essenciais destacadas neste artigo;
  • Ganhe a preferência dos distribuidores praticando networking de qualidade.

Um ponto relevante dentro de tudo que foi explicado é a aplicação desses conceitos dentro do mundo digital. Sabemos que os e-commerces estão em alta, por isso é preciso ter em mente que o Trade Marketing pode sim ser aplicado digitalmente, mas com mudanças.

Começando pela criação do site do negócio, é nele que estarão as vitrines, prateleiras e campanhas de merchandising. Lembre-se de tirar excelentes fotos e investir em provadores virtuais no caso de venda de vestimentas.

A internet é um meio extremamente visual, por isso tenha em mente que qualquer produto explanado de forma mal feita pode acarretar na perda de credibilidade de seu negócio. Invista nas redes sociais e vídeos interativos que estão na moda.

Saiba vender seu produto e expô-lo em seu site. Se preciso, busque a ajuda de profissionais especializados em fazer isto. Alguns deles são:

  • Programadores de software;
  • Web designers;
  • Designers gráficos;
  • Especialistas em SEO.

Todos esses profissionais estudam bastante para engrenar sites na internet. Firmar um negócio na web aplicando Trade Marketing é tão comum quanto em lojas físicas, contudo a metodologia muda um pouco.

Por fim, esperamos que com todas essas dicas sobre Trade Marketing você possa ter se situado nas maneiras de fazê-lo dar certo em seu negócio. Tudo o que foi escrito aqui pode sofrer mudanças a depender da sua realidade e segmento, portanto adapte-se para tudo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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