Amor e RelacionamentoVida e Saúde

Parto humanizado: benefícios e o que você precisa saber para se preparar

Ads 02

O parto humanizado é um conceito que está se torando cada vez mais comum, e muitas mulheres ao redor do mundo estão optando por este tipo de procedimento no momento de dar à luz aos seus filhos. 

O parto humanizado é feito de maneira bem mais humana do que um parto normal, ou cesariana, como o próprio nome já sugere. Todas as atenções no momento de dar á luz são voltadas para a mãe, e não existe nenhum tipo de intervenção médica como anestesia ou medicamentos. 

A maneira mais comum de se fazer este tipo de parto é dentro de uma banheira, seja de cócoras ou em posição “comum” de parto, mas sempre acontece dentro de uma água morna e relaxante. 

Ads 03

Mas é só isso? Claro que não. Para saber mais sobre o parto humanizado e como se preparar para ele, continue lendo nosso artigo e saiba tudo que você precisa sobre este procedimento maravilhoso. 

Os pilares do parto humanizado

Muitas pessoas pensam que para fazer um parto humanizado basta decidir ter o bebê em casa, e ter uma banheira cheia de água morna. Mas não é bem assim que funciona. 

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
Saiba mais >>   Quais cuidados ter em viagens mesmo depois de ter tomado as duas doses da vacina?

Existem 3 pilares que são indispensáveis para um bom parto humanizado, os quais devem ser seguidos sempre. Eles são:

  1. Autonomia e respeito para com a mãe e o bebê durante todo o período de gestação e pós-parto.
  2. Assistência profissional especializada durante todo o período de gestação. Aqui, a assistência vai muito mais além do que apenas uma obstetra, dado que o olhar e o cuidado para com a mãe e o bebê precisam ser muito mais humanos.
  3. Suporte médico e acompanhamento de uma doula.
Ads 04

Note que os pilares servem tanto para o momento gestacional, quanto para a hora do parto. Eles existem para garantir que a mãe, e o bebê, terão toda a assistência que precisam durante o tempo que for necessário, até depois do pós-parto.

E ao contrário do que muitas pessoas pensam, o parto humanizado não é somente reconhecido, mas recomendado pelo Ministério da Saúde. Inclusive, existem várias campanhas que apoiam essa ideia, já que se trata de um procedimento natural e muito benéfico para a mãe, e para o neném.

3 dicas para se preparar para o momento do parto

Engana-se a mamãe que pensa que para se preparar para o momento do parto basta preparar a roupa de bebê e os outros itens que são importantes para a chegada do pequeno. Veja agora algumas dicas de como se preparar para este momento especial:

  • Procure uma boa doula para acompanhá-la durante o momento do parto;
  • Esteja cercada por mulheres na hora de dar à luz, podem ser da família ou amigas próximas;
  • Prepare o ambiente com uma banheira, ou piscina com água levemente aquecida, boa iluminação e boa música que te deixem confortável.
Saiba mais >>   Resistência bacteriana: estudos mostram que a pandemia agravou o problema

Os benefícios do parto humanizado

Ads 05

Muitas pessoas que ainda não conhecem a fundo o parto humanizado, o julgam apenas como uma forma antiquada de dar à luz, sem considerar a quantidade de benefícios que este tipo de procedimento concede tanto a mãe, quanto ao bebê. 

E se você está aqui para se informar mais sobre o parto humanizado porque deseja que o seu bebê nasça dessa forma, veja agora algumas vantagens que essa escolha pode conferir a vocês dois:

  • Os cuidados que a equipe médica tem com a gestante são muito maiores, e muito mais respeitosos;
  • Reduz significativamente os riscos de depressão pós parto;
  • Aumenta muito o vínculo entre a mãe e o bebê por conta do contato imediato logo após o parto;
  • Não é necessário ficar em recuperação por conta da anestesia ou de medicamentos;
  • O fluxo de leite materno é muito mais rápido, e isso se dá graças aos altos níveis de ocitocina que são liberados durante o parto sem incidência de anestesia e medicamentos;
  • O risco de morte, tanto da mãe quanto do bebê, diminui de forma significativa, sendo cerca de 3,5x menor do em casos de parto normal;
  • Melhora muito a respiração do neném. Isso porque a passagem do pequeno através do canal vaginal está diretamente ligada a compressão, o que ajuda o bebê a colocar todo o líquido que estava nos pulmões para fora, fazendo assim, que o bebê já nasça com uma respiração melhor;
  • Por fim, um benefício que vale a pena ser mencionado, é que o fato do bebê ter contato direto com a mãe assim que o parto termina, faz com que ele seja poupado de todos os tipos de exames físicos que os hospitais, geralmente, fazem logo após o término do parto.
Saiba mais >>   Qual anestésico odontológico usar em cada paciente?

Como você pôde observar, realmente existem inúmeros benefícios em aderir ao parto humanizado, e tanto você mamãe, quanto o seu bebezinho, poderão usufruir de todos eles.

Então, se o seu objetivo é ter o seu filho da forma mais “humana” possível, sem dúvidas o parto humanizado é a opção ideal!

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]