Empreendedorismo, Negócios e Economia

Soft X hard skills: entenda sobre essas habilidades comportamentais

Ads 02

Saiba porque essas habilidades são importantes no mercado atual

O mercado de trabalho está muito mais exigente e diverso na atualidade. Com mais empresas no mercado, a busca por profissionais deixou de ser algo extremamente técnico e passou a envolver também as habilidades comportamentais. 

Para as empresas, um profissional não pode apenas ter qualificações técnicas, ele precisa desenvolver habilidades socioemocionais. Hoje, o profissional precisa ter inglês para tecnologia e graduação na sua área junto a habilidades como trabalho em equipe e inteligência emocional. 

Ads 03

Aqui neste artigo, vamos explicar o que são soft e hard skills, mostrando o quanto desenvolver essas habilidades simultaneamente são importantes para crescer profissionalmente. 

O que são soft skills? 

Soft skills são habilidades socioemocionais, ligadas a hábitos pessoais e comportamentos de um profissional. Dessa forma, essas habilidades não podem ser comprovadas de forma técnica por meio de certificado ou realização de prova, as soft skills são percebidas no dia a dia e em dinâmicas de recrutamento. 

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
Saiba mais >>   13 Maneiras De Simplificar Seu Dia No Trabalho

Conheça abaixo algumas das soft skills mais requisitados no mercado atualmente:

Inteligência Emocional 

Ads 04

Aprender a lidar com as próprias emoções é essencial para ter um bom desempenho no trabalho. A inteligência emocional é uma habilidade que consiste em trabalhar as emoções e aprender a lidar com outras pessoas no dia. 

Dessa forma, consiste em evitar qualquer descontrole e tomar as melhores decisões, além de melhorar a comunicação. 

Resiliência 

A resiliência é a capacidade de lidar com situações adversas. No trabalho sempre estamos lidando com a pressão e com revezes, por isso é importante aprender a enfrentar os problemas de forma assertiva, se adaptando e respondendo rápido a qualquer situação. 

Gestão de tempo 

Ads 05

Saber gerir o tempo é uma soft skill fundamental para profissionais de todos os segmentos. Aprender a usar o tempo da melhor maneira possível ajuda na produtividade e no planejamento de novas ações, pois é algo precioso para qualquer profissional do mercado. 

Criatividade 

Muitas empresas buscam por profissionais criativos. Por isso, aprender a trabalhar a criatividade é essencial. Um profissional com a criatividade aguçada sempre está sugerindo novas ideias ou buscando formas rápidas de solucionar problemas, algo muito valorizado pelas empresas. 

Saiba mais >>   Desenvolvimento x Gestão: Otimização da emissão de NF em sua empresa

O que são hard skills? 

Hard skills são definidas como as habilidades técnicas de um profissional. Estas são atestadas por certificado, diploma, teste prático, experiência comprovada, entre outros. Por serem facilmente identificadas, as hard skills são citadas no currículo profissional, sendo essenciais para buscar vagas de emprego no mercado. 

Conheça abaixo algumas das principais hard skills do mercado:

Proficiência em inglês 

O inglês é a língua mais falada no mundo. Por isso, muitas empresas valorizam profissionais que tenham proficiência em inglês. Aprender inglês pode ajudar na conversação com clientes e colaboradores, em pesquisas e leitura de artigos, e outras tarefas no dia a dia de trabalho. 

Habilidades em softwares 

Os softwares são parte fundamental da estrutura de trabalho de empresas no mercado. Existem programas que conseguem realizar as mais diversas funções, por isso é importante dominar os principais softwares da sua área de atuação.

Habilidades de escrita e gramática 

Dominar a língua portuguesa é essencial em qualquer profissão. O conhecimento em gramática e escrita é muito valorizado em qualquer empresa. Um profissional que domina sua língua nativa consegue se comunicar com mais clareza. 

Saiba mais >>   Como utilizar a gamificação no seu negócio?

Como desenvolver hard e soft skills? Por que essas habilidades são tão importantes? 

Para desenvolver hard skills, os profissionais podem realizar cursos em sua área de atuação. Já as soft skills podem ser desenvolvidas no dia a dia de trabalho e na convivência pessoal com familiares e amigos. Os profissionais podem desenvolver soft skills através de palestras e treinamentos sobre comportamento. 

Como vimos no artigo, todas essas habilidades são essenciais para profissionais de qualquer segmento. Não basta apenas desenvolver hard skills, os profissionais também precisam lidar com habilidades socioemocionais para se destacarem no mercado de trabalho. 

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]