Cotidiano

Renovar a sala: como adaptar o ambiente sem realizar mudanças estruturais

Ads 02

Adicionar alguns elementos ou mudar móveis de lugar são algumas dicas. Veja outras

De tempos em tempos é sempre bom mudar a cara dos ambientes da sua casa, não é mesmo? A decoração não é algo supérfluo, influencia no nosso conforto e bem-estar e, como a gente está sempre mudando, ela precisa acompanhar esse movimento. 

Como a sala é um dos cômodos principais da casa onde recebemos visitas, convivemos com quem vive com a gente e passamos nossas horas de lazer, vamos falar especificamente sobre ela nesse texto. Você vai conferir dicas para deixá-la aconchegante e com a sua cara.

Ads 03

Para quem nem quer pensar em uma obra, saiba que essa não é a única forma de modificar uma decoração. É possível transformar o ambiente sem fazer mudanças estruturais e, inclusive, sem gastar muito. A seguir, algumas inspirações.

Saiba mais >>   Como criar um cronograma de limpeza eficaz para sua casa

Pinte as paredes

Mudar a cor das paredes transforma os ambientes. Tá bom que essa é uma pequena reforma, mas você pode pintar sozinho e economizar com o serviço, caso o orçamento seja um limitante.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Você pode fazer pinturas criativas, com desenhos ou cores fortes em apenas um lado da parede, por exemplo. Mas, até mesmo pintar com a mesma cor ou um tom similar já renova o ambiente.

Cole papel de parede

Ads 04

Outra opção para mudar as paredes é utilizar papéis de parede. Eles podem ter estampas divertidas ou que imitam tijolinhos, por exemplo.

Inclua novos elementos

Colocar quadros ou novos elementos decorativos é um ótimo jeito de renovar a decoração sem gastar muito. Pode ser uma escultura, aquele artesanato que você comprou na viagem ou um móvel novo.

Mude uma peça-chave

Mudar alguma peça-chave do seu mobiliário, como a estante, a mesa de centro ou o sofá podem fazer toda a diferença na decoração do seu ambiente. É importante, no entanto, que a nova peça converse com o restante dos objetos e estilos, mesmo que ela seja diferente daquela que ocupava o seu lugar.

Saiba mais >>   Planta artificial para sala? Veja nossas dicas de decoração!

Coloque um tapete

Ads 05

Um tapetão é uma ótima forma de mudar a cara da sala e deixá-la mais aconchegante. Você pode instalar um no centro, entre o sofá e o rack, por exemplo. Outra ideia é colocar um tapete fofinho num canto, com algumas almofadas, para as pessoas se sentarem.

Reforme móveis

Reformar móveis antigos é outra boa dica para repaginar sem gastar muito. Você pode pintar aquela mesa de outra cor ou trocar o estofado do sofá. Pode ser uma peça-chave ou vários elementos que estão precisando de um retoque. A sua sala vai ficar com outra cara.

Troque a disposição 

Mudar a posição dos móveis da sala é outro jeito de renová-la, muitas vezes, sem gastar nada. As peças maiores devem ser recolocadas em locais estratégicos e as outras podem ser reposicionadas acompanhando esse movimento.

Invista em iluminação

Trocar o tom da lâmpada já faz diferença, mas instalar luminárias, abajures ou um varal de luzinhas são boas ideias para deixar a sua sala mais aconchegante. As luzes amarelas proporcionam maior relaxamento. As coloridas também podem ser boas opções.

Saiba mais >>   Marketing Digital: como alavancar vendas

Inclua plantas

As plantas são opções baratas de elementos a serem incluídos na sala e ainda deixam o ambiente mais cheio de vida e agradável. Elas podem ser pequenas ou grandes, penduradas ou colocadas em vasos no chão, ou em cachepôs sobre as prateleiras. Começa com uma e, quando você vê, está com a sala cheia delas.

Escolha espécies adequadas à quantidade de luz e lembre-se de que você vai precisar cuidar para que elas fiquem sempre bonitas. De preferência, posicione as plantas perto da janela ou em uma entrada de luz, pois plantas precisam de sol.

Para quem não tem tempo ou disposição para cuidar, uma dica é investir em flores e folhas secas, que ficam bonitas por um bom tempo. Aqueles jardins que vêm dentro de garrafas são outra opção criativa e que não exige manutenção.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]