Games e TecnologiaUncategorized

Como funciona um Relé Térmico?

Ads 02

As cargas do sistema de energia incluem vários motores elétricos. O negócio de controle está constantemente a avaliar as tecnologias de proteção de motores de acordo com os requisitos do mercado. O setor de controle de motores pode atualmente fornecer uma variedade de opções para proteção de motores devido a melhorias tecnológicas. Um relé térmico é uma das melhores opções em termos de proteção de motores devido ao seu princípio de funcionamento eficiente.


O que é um relé térmico?

Os relés térmicos oferecem recursos de proteção para motores monofásicos ou trifásicos. O relé vigia a corrente de operação do motor e, em caso de sobrecarga, desliga o contator. Além disso, protege o motor contra danos durante uma perda de fase.

O relé térmico faz as seguintes tarefas:

  • Permite sobrecargas temporárias e inofensivas (como quando um motor arranca) sem interromper o circuito.
  • Se a corrente for muito alta e continuar assim durante tempo suficiente, o relé desarma e abre um circuito.
  • Quando a sobrecarga acabar, pode ser reiniciado.
Saiba mais >>   Como conseguir oportunidades de negócio com a internet
Ads 03

O motor pode ser protegido da maioria dos danos causados pelas seguintes circunstâncias, se for escolhido o tipo de relé térmico combinado com a funcionalidade certa:

  • Falha de acoplamento da haste
  • Falha na barra do rotor
  • Falha de rolamento
  • Falhas Externas
  • Falha na bobina


Como funciona uma sobrecarga térmica?


Dependendo de quanto calor é gerado pela energia que que passa pela bobina do relé de sobrecarga térmica, que está ligada em série com a carga protegida, os contactos do relé fecham ou abrem. A utilização de relés de sobrecarga térmica para proteção contra sobrecarga é possibilitada pelo facto de haver um período de tempo definido entre o fluxo de energia e o calor gerado pela bobina.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.


O rácio entre a corrente quadrática e a quantidade de calor produzida durante a sobrecarga. Ao derreter uma liga, pode girar e abrir um contacto de controlo com uma chave de roquete. Em alternativa, o aquecimento de uma tira bimetálica pode fazer com que esta se dobre e abra um contacto de controlo.

Saiba mais >>   Metaverso: compreenda mais sobre esse conceito
Ads 04


O relé térmico destina-se a salvaguardar aplicações com condições típicas de arranque de aumentos de temperatura demasiado altos causados por sobrecarga ou falha de fase A corrente do motor ultrapassa a corrente nominal do motor devido a uma sobrecarga ou falha de fase.
As tiras bimetálicas do relé são aquecidas por elementos de aquecimento devido ao aumento da corrente, e a subsequente deflexão das tiras bimetálicas opera os contatos auxiliares através de um mecanismo de despacho.


Estes utilizam um método para desligar a carga. O tempo de desligamento é armazenado como uma característica de disparo com estabilidade a longo prazo e baseia-se no rácio entre a corrente de disparo e a corrente de funcionamento. Um indicador da posição de comutação serve como um sinal para o estado “Disparado”.


O contacto tipicamente fechado (NC) no relé térmico deve ser reposto manualmente após a interrupção. Além disso, para repor automaticamente o contacto NC, os relés de sobrecarga térmica mais caros podem conter um contacto normalmente aberto (NO) por razões de aviso ou sinalização.

Saiba mais >>   TeamViewer e SAP selam parceria para inovação industrial


Aplicações de um Relé Técnico

Ads 05

Para motores monofásicos e trifásicos, os relés de sobrecarga térmica oferecem proteções de sobrecarga como por exemplo:

  • Ventoinhas
  • Elevadores
  • Transportadoras
  • Bombas
  • Grupos-ger
  • UPS’s Industriais
  • Compressores
  • Misturadoras
  • Pequenas Máquinas

Vantagens do relé térmico

Protege contra o sobreaquecimento do motor. É adequado para motores monofásicos ou trifásicos.
Existe proteção inerente contra perda de fase em alguns relés de sobrecarga.

  • O seu princípio orientador é eficiente
  • É um dispositivo com um preço razoável
  • Pode ser instalado com um adaptador din rail para o painel ou directamente a um conector
  • É fornecido um botão para testes internos para resolução de problemas
  • Alguns relés de sobrecarga contêm um botão para escolher a classe de viagem internamente
  • A sua gama atual é substancial e programável
  • Existe uma opção de reset. (Automático ou manual)
  • Contém uma função de ajuste de temperatura


Aqui fica como pode comprar um relé térmico a um fornecedor de topo

Quando decide comprar um relé térmico, irá encontrar um mercado repleto de opções. No entanto, para encontrar o fornecedor certo, terá de fazer uma pesquisa detalhada; quando encontrar a co-empresa que possa satisfazer as suas necessidades, fale com eles sobre todos os aspetos, desde a instalação até ao desconto.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]