CotidianoUncategorized

Aprenda como dividir apartamento com amigos e familiares

Ads 02

Muitas pessoas têm buscado dividir apartamento com amigos ou familiares. Afinal, é uma maneira de repartir os custos, ter companhia e tentar morar mais próximo do trabalho ou da faculdade. 

De modo geral, dividir um espaço pode ser um pouco complexo, muito por conta de criações e estilos de vida diferentes. No entanto, existem algumas técnicas e dicas que são excelentes para auxiliar na organização e funcionamento do ambiente.

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com as principais dicas para conviver com outras pessoas ao alugar ou comprar um apartamento. Confira também os benefícios e motivos por trás dessa prática.

Quando dividir apartamento é comum?

Ads 03

O ato de dividir apartamento já é bastante comum em países da Europa e nos Estados Unidos e está se popularizando no Brasil. Inclusive, muitos intercambistas brasileiros vivem ou já viveram compartilhando apartamento em outros países.

Essa iniciativa é bastante recorrente durante o intercâmbio, porque além de ser uma ótima maneira de criar novas amizades em um local novo, é uma forma de diminuir custos. Entretanto, é preciso muito cuidado para organizar o espaço de cada um.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

De modo geral, o que leva as pessoas a dividirem apartamento é a necessidade de diminuir custos fixos como aluguel, contas de água e luz. Além disso, é uma maneira de viver em um apartamento melhor localizado e estruturado sem gastar muito.

Saiba mais >>   Conheça os tipos de brocas para perfurar porcelanato
Ads 04

Por conta dessa economia, a busca por dividir apartamento é bastante comum para jovens que desejam dar um primeiro passo para a independência financeira. Ou seja, sair da casa dos pais e começar a criar sua própria vida. 

Benefícios de dividir apartamento

Os principais benefícios de dividir apartamento são os grandes impulsionadores dessa estratégia mundo afora. Com mais pessoas morando juntas é possível diminuir os custos como aluguel e contas em geral.

Além disso, a prática pode ser ótima para desenvolver novos laços, principalmente se você for morar com pessoas desconhecidas, como apartamentos voltados para faculdade ou trabalho. 

Ads 05

De modo geral, não é uma tarefa fácil, afinal, você vai se relacionar com pessoas de outras visões e criações. Para isso, é fundamental que regras sejam estabelecidas para melhorar a convivência e a limpeza do apartamento.

Dicas de regras para dividir apartamento

Planejamento e conversa são as principais estratégias para dividir apartamento de maneira saudável e duradoura. Por isso, é fundamental que todos os moradores elaborem algumas regras de convivência e limpeza. 

1- Regras de convivência

Conviver com uma pessoa pode ser complexo por conta das diferenças, por isso, estabelecer regras é essencial. Desse modo, definir algumas regras como horário para cozinhar, assistir televisão na sala ou receber visitas é extremamente importante.

Durante a elaboração dessas normas é preciso levar em consideração os gostos e necessidades de cada um. Afinal, você pode trabalhar o dia inteiro e gostar de dormir cedo, mas seu companheiro de casa pode trabalhar de noite e de casa.

Saiba mais >>   Cenoradas faz parceria com a 3 corações e premia melhor frase com máquina de café no Dia dos Namorados

Portanto, é preciso entender as demandas e estabelecer regras que sejam úteis para todos os moradores. Comece definindo questões sobre visitas, como dias disponíveis para cada um, quantidade, horário e qualquer outro fator que achar necessário.

Depois crie algumas regras de convivência como momentos para cada um utilizar a cozinha, a sala ou outros cômodos compartilhados. Vale destacar que nada impede de serem utilizados simultaneamente ou das regras serem alteradas constantemente.

2- Regras de limpeza

As tarefas de limpeza geralmente são aquelas que mais geram conflitos ao dividir apartamento, principalmente se uma pessoa é muito organizada e a outra bagunceira. Por isso, normas são fundamentais para evitar discussões desnecessárias.

Portanto, defina regras básicas sobre como e quando cada um deve retirar o lixo, assim como quem é o responsável por lavar o banheiro na semana. Uma ótima regra para a cozinha é o bom e velho “sujou, lavou”.

Essa iniciativa é extremamente importante para evitar o acúmulo de louças e também diminuir a necessidade de comprar muitos pratos, talheres e copos. Além disso, ajuda a não sobrecarregar nenhum dos moradores. 

3- Regras de divisão da geladeira

Outro momento que pode gerar algumas discussões é a arrumação do espaço da geladeira, afinal, cada morador tem seu próprio paladar e gostos. Por isso, o ideal é separar uma parte igual da geladeira e do freezer para cada um.

Essa iniciativa além de garantir que os moradores comprem apenas o necessário, evitando desperdício, também ajuda para que ninguém utilize mais dos utensílios que outro. A mesma dica vale para a divisão de armários na cozinha.

Saiba mais >>   Como ganhar dinheiro com milhas aéreas?

De modo geral, a principal regra é tentar ao máximo disponibilizar o mesmo espaço em cada cômodo para cada morador. Assim, todos têm acesso aos locais e também têm definido as quantidades que podem comprar ou utilizar. 

4- Regras para pagar as contas comuns

O momento de pagar as contas é a hora mais aguardada para quem escolhe dividir apartamento, afinal, o intuito é pagar menos. Para isso, é importante que os moradores cheguem a um acordo sobre a divisão.

Algumas pessoas podem optar por dividir com algum morador pagando o aluguel, e o outro as contas fixas como água, luz e gás. Entretanto, para evitar problemas de um pagar mais que outro o ideal é dividir de maneira igualitária todas as contas e despesas comuns.

Portanto, é fundamental que ao final do mês todos os moradores do apartamento se reúnam para analisar e somar o valor total de despesas. Após essa conversa é possível não só determinar a quantia para cada como desenvolver estratégias para baixar o custo.

Conclusão

Com todas as informações apresentadas, fica evidente que dividir apartamento pode ser extremamente benéfico para quem deseja diminuir custos. Com isso, é uma estratégia muito procurada na hora de começar a independência financeira. 

Entretanto, morar com amigos, familiares ou desconhecidos requer muito cuidado e regras para que todos possam se sentir em casa e felizes com a nova moradia. Por isso, estabeleça regras de convivência, limpeza, divisão de espaço e pagamento de despesas.

Portanto, dividir apartamento é ideal para quem deseja conquistar a independência financeira, diminuir os custos de vida ou morar próximo ao trabalho ou faculdade.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]