Tudo sobre o bairro Alto da Boa Vista, no Rio
Neste conteúdo você vai saber sobre
Conheça o local que tem o clima mais ameno e fresco do Rio de Janeiro, e que é uma das principais conexões entre as zonas da cidade
O Alto da Boa Vista é um bairro situado em uma serra do Rio de Janeiro, desde sua criação é procurado por quem prefere um clima mais ameno dentro da cidade, contando com a presença de muitas mansões e casarões.
Dotado de características únicas, o bairro está localizado na parte mais alta do Maciço da Tijuca, que divide a cidade nas Zonas Norte, Sul, Oeste e Central. Por estar longe do burburinho da cidade, traz diversas opções de hospedagem para os turistas que procuram por menos agitação, como o Hotel Corcovado.
O nome não é por acaso
O nome Alto da Boa Vista tem origem nas belas paisagens que são cenários dos mirantes e pontos de observação existentes ao longo das estradas que dão acesso ao bairro.
O histórico
No início do século XIX, existiam muitas fazendas com plantações de café que provocaram o desmatamento da floresta antes presente na serra. Anos depois, nos tempos de D. Pedro II, foi realizada no local uma reposição florestal com milhares de espécies de plantas, o que resultou na Floresta da Tijuca, considerada hoje como um dos mais belos cartões postais da cidade.
As florestas e a densa vegetação cercam os grandes casarões e as mansões que existem no bairro, que teve o acesso melhorado com a reconstrução e ampliação da Av. Tijuca.
Os moradores
Dentre as pessoas que já passaram pelo local, o escritor José de Alencar era um dos maiores admiradores do bairro.
Assim como ele, também passaram por lá muitos pintores que visitavam o Brasil e marcaram a sua presença ao reproduzirem a vista das paisagens da serra e, com isso, registraram belas cenas do Rio de Janeiro no tempo em que ainda não existia a fotografia.
A paisagem do bairro
Em toda sua extensão, o Alto da Boa Vista é formado por uma estrada sinuosa com espaços verdes e pontes. Nas suas ramificações estão casas grandes e confortáveis e também alguns edifícios baixos.
O conjunto formado pelas vistosas árvores, cascatas, chafariz e a praça Afonso Vizeu, construída em 1903, confere um ar bucólico ao bairro.
O turismo no local
Junto da praça principal há o Bar da Pracinha, um restaurante agradável que serve um belo café da manhã aos clientes enquanto estes apreciam a paisagem por trás dos seus óculos escuros.
Lá também existe um atalho para o Horto, no Jardim Botânico, por onde passam ciclistas que se aventuram nas ruas cheias de inclinações que levam para a Estrada das Paineiras, caminho para o Corcovado, ou ainda para a Floresta da Tijuca, utilizando o acesso pela Praça Afonso Vizeu.
Uma curiosidade sobre o bairro é a arquitetura das casas, construídas no estilo suíço e com aparência colonial, representando uma época da história em que esse estilo era muito valorizado e inspirado nos moldes europeus.
A vegetação é uma atração à parte
O Alto da Boa Vista tem atrativos diferentes, por estar localizado na Serra Tijucana, junto de densa vegetação, tem a Floresta da Tijuca como parte de um cenário único.
Ela compõe a vista junto com os casarões históricos que se apresentam dignos de cenas de novela.
As famílias aproveitam os momentos para levar as crianças para passear e fazer piquenique ao ar livre enquanto brincam no clima agradável da região.
Composto por belas paisagens, o bairro é cercado por florestas e vistas do litoral e do mar, riachos e cachoeiras, e ainda permite uma experiência campestre completa ao poder colher frutas direto do pé.
A área do bairro abriga o Parque Nacional da Tijuca, a Gávea Pequena, a Vista Chinesa e o Cristo Redentor.
O clima ameno
Considerado um ar condicionado natural, após o deslocamento de outras partes da cidade até a praça central é possível diminuir consideravelmente a sensação térmica.
Por causa da localização na parte alta do Rio, em uma serra, além de ser cercado por vegetação, é nesse bairro que são registradas as menores temperaturas da cidade.
O verde das montanhas e a vegetação da Mata Atlântica contam com pequenos rios e córregos que ainda possuem água límpida, certamente um dos poucos locais que ainda preservam esse privilégio.
O valor histórico
Mesmo com todas as transformações já realizadas, o Alto da Boa Vista é um dos bairros mais preservados no Rio de Janeiro.
Existem características de um passado em que foram feitas construções geminadas que abrigava o comércio local de farmácia, açougue e padaria.
Por isso, quem deseja saber do valor histórico e visitar um importante capítulo da história, vai encontrar no Alto da Boa Vista o mesmo cenário de trinta, quarenta ou cinquenta anos atrás.