6 exercícios permitidos para quem tem dores no joelho
Neste conteúdo você vai saber sobre
Exercícios na água são sempre recomendáveis a quem sente dores no joelho. Contudo, deixar de trabalhar essa articulação não é uma opção, mas sim, fundamental para as atividades do dia a dia e para a manutenção da própria qualidade de vida
Quando se tem muitas dores no joelho por conta de lesões sofridas no passado, seja nas práticas esportivas ou mesmo em acidentes, deixar de praticar exercícios para fortalecer essas regiões não é uma opção.
Claro que se deve evitar grandes desgastes e riscos que possibilitem estourar o joelho. Contudo, trabalhar na região pode favorecer ao praticante a sentir menos dores e desconfortos.
Exercícios como caminhada na esteira, andar na bicicleta ergométrica ou se exercitar no eliptico podem ser bastante promissores. Sem contar outros motivos para trabalhar a região da perna constantemente.
Melhora da qualidade de vida
Exercitar o joelho garante uma qualidade de vida maior ao fazer coisas simples do dia a dia. Como por exemplo levantar, sentar, caminhar, dirigir, dentre outras.
Assim, garante-se não apenas um bom desenvolvimento da parte que cuida da mobilidade das pernas como também do equilíbrio de todo o corpo.
Assim, os exercícios devem ser sempre aqueles que fortaleçam o quadríceps de forma que seja possível reduzir a sobrecarga e aumentar a longevidade da articulação.
Para essa finalidade destacam-se agachamentos, leg press e prancha. Nesse sentido, alguns exercícios indicados que ajudam no fortalecimento dos joelhos são:
Agachamento
Recomendado por diminuir as chances de novas fraturas visto que fortalece a densidade óssea, ajuda a evitar as dores nas costas e melhora o desempenho na prática de outros exercícios físicos ou esportes.
Elíptico
O elíptico é outro exercício que ajuda a quem deseja fortalecer os joelhos e e combater as dores e as lesões na região.
O aparelho trabalha os músculos da perna, bíceps, tríceps, peitoral e deltóide. Ao contrário da esteira, o elíptico faz menos pressão sobre a coluna e os quadris. Ideal para quem deseja dar uma forma ao corpo e tornear as pernas.
Cadeira extensora
Para maior segurança, os joelhos devem se manter na linha dos pés. Os cotovelos estabilizados ajudam a evitar lesões. E claro, quanto mais lento for o movimento, melhor será o trabalho para fortalecer a musculatura do joelho.
Cadeira flexora
Indicada também para quem pratica corrida, a cadeira flexora reduz a sobrecarga nos joelhos, exigindo mais força dos músculos das coxas. Para quem joga futebol, por exemplo, a cadeira flexora auxilia no movimento de frear as pernas antes de chutar a bola.
Aparelho adutor
O aparelho adutor é outro exercício que auxilia no fortalecimento dos joelhos, aumentando a qualidade de vida de quem pratica exercícios. A melhor postura no aparelho, é com a coluna ereta e os pés estabilizadores.
Não se deve colocar carga demais no aparelho.
Aparelho abdutor
Esse esporte também ajuda a reduzir a sobrecarga nos joelhos. Ocorre que o aparelho abdutor trabalha toda a musculatura dos glúteos e auxilia na estabilização do quadril, ideal para quem pratica muitos esportes com as pernas.
Panturrilha
Trabalhar a região da panturrilha nos treinos é fundamental para garantir equilíbrio ao corpo. Beneficiam o joelho e melhoram a circulação, uma vez que a região da panturrilha colabora com o bombeamento do sangue para o coração.
Claro, que todos estes exercícios precisam do acompanhamento de um profissional para que sejam feitos de maneira correta e sem forçar ainda mais as articulações. A função dos exercícios é preparar o corpo para que sofra o menos possível com as lesões.
Possibilitando exercer quaisquer atividades ao longo do dia e garantindo uma vida mais saudável e feliz por muito mais tempo.