Empreendedorismo, Negócios e Economia

Dicas para criar um logo profissional para o seu negócio

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Você decidiu empreender – definiu o nicho em que quer atuar, já foi atrás de fornecedores, as coisas estão indo de vento em popa para que seus negócios possam começar a operar, com a exceção de um pequeno detalhe: falta criar um logo.

Um logo é importante pois é o cartão de visitas do seu negócio – ele deve chamar a atenção e causar uma boa impressão logo de cara, é a base da identidade de sua marca, é um dos itens que faz você se destacar em relação à competição, e acima de tudo, é algo que os clientes esperam que exista em qualquer empresa de respeito.

Um bom logo pode fazer a diferença até mesmo na hora de conquistar novos clientes, é o primeiro contato que muitas pessoas terão com o seu negócio, ele deve ser atraente e convidativo, de forma a chamar a atenção e fazer com que queiram saber mais sobre o seu produto ou serviço.

Dicas para criar um logo profissional para o seu negócio

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Hoje, existem diversas ferramentas que podem ajudar você a criar um logo profissional, mesmo sem muita experiência com design gráfico em geral – um pouco de boa vontade, esforço e seguir algumas das dicas que daremos a seguir, podem surpreender no resultado final.

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A base da sua comunicação

Ter o branding, a comunicação da sua empresa bem definida, começa pelo logo – é uma parte de tudo aquilo que você quer passar em seu negócio, mas é a base de toda a narrativa que sustentará a sua empresa.

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Cores, tons e fontes – todos elementos que devem ser definidos com base na história que você quer contar com o seu negócio, produtos e serviços, o logo sendo a primeira peça na construção de tudo isso. Com base no logo, teremos todo o resto: embalagens, documentos timbrados, identidade online e por aí vai.

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Para criar um bom logo, primeiro é preciso entender o que seu negócio é e quais são seus objetivos com ele – pense no problema que você está querendo resolver, visão, missão e valores da empresa, o tom com o qual você quer se posicionar no mercado, seu diferencial, se há um compromisso com sustentabilidade, dentre outras questões.

Pesquise a concorrência

Nenhuma empresa surge do nada ou existe no vácuo, e definitivamente não há erro algum em ver o que seus concorrentes andam fazendo – descubra como eles se posicionam e como se apresentam, os tipos de logos que usam. 

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Por mais que a intenção seja criar algo original, avaliar a concorrência pode ajudar você a chegar em uma identidade que não pareça nem genérica ou sem relação com o mercado de atuação. Com base no que a concorrência faz, você terá uma base para trabalhar.

Defina onde o logo será usado

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Como discutido nos parágrafos anteriores, seu logo ocupará os mais variados espaços físicos e digitais: estará presente no seu site, redes sociais, embalagens, papéis timbrados, dentre outros. Por mais que seja difícil prever tudo isso em um primeiro momento, é importante considerar as aplicações do seu futuro logo – tudo isso poderá ajudar a definir cores, formatos e afins.

Se seu logo terá destaque em uma fachada ou aplicações em grandes banners e outdoors, é possível trabalhar com um design mais intrincado – caso opte por uma divulgação mais voltada às redes sociais, opte por algo que funcione bem com os formatos típicos das redes que utilizará. Claro que você pode ter diversas versões de um logo para as mais variadas aplicações, contanto que pareçam o mesmo logo para quem bater o olho.

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Faça diversos rascunhos

Com as ideias fervilhando na cabeça, é hora de procurar o software ou plataforma online para começar a criar seu próprio logo – nessa fase é importante não se contentar com a primeira criação, afinal, aos poucos você vai se familiarizando com as ferramentas e as próprias ideias, refinando-as até chegar em algo realmente interessante.

Além do que, ao utilizar ferramentas gratuitas para criação destes rascunhos, seu gasto é zero e é um bom exercício de brainstorming – é importante tirar as ideias da cabeça e entender como funcionam ou não, o que vai ajudar a chegar numa linha criativa que faz sentido tanto para você quanto para a sua empresa. Deixe a imaginação voar.

Feedback é sempre bem-vindo

Mostre sua criação para gente de confiança, especialmente aqueles que você considera serem pessoas de bom gosto – uma crítica construtiva pode ajudar a chegar em um resultado superior ao que você conseguiria por conta própria. Além do que, ao mostrar seu logo para diferentes pessoas, você já pode ter uma noção do impacto deste no público e ter uma ideia se está tendo o efeito desejado ou não.

Processo não é fácil, mas recompensador

Claro que fazer um logo por conta própria pode parecer meio aterrorizante em um primeiro momento, mas ao seguir estas dicas que demos aqui você será obrigado a pensar em mais detalhes a respeito de seu negócio para chegar em um resultado interessante – e será recompensador ver seu sonho cada vez mais tomando forma.

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