CotidianoEmpreendedorismo, Negócios e EconomiaUncategorized

Como funciona a gestão de horas de um funcionário e qual sua importância?

Ads 02

Uma das funções do setor de Recursos Humanos de uma empresa é realizar a gestão de horas do público interno, controlando quantas horas cada profissional atuou, e permitindo que os pagamentos sejam realizados no final do mês.

Sabendo disso, confira qual é a importância da gestão de horas, quais componentes fazem parte dessa prática e como ela pode ser realizad4a. Boa leitura!

Qual é a importância da gestão de horas?

Diversos fatores comprovam a importância da realização do controle de horas, como:

  • Saber o horário que o colaborador entrou e saiu do trabalho;
  • Calcular quantas horas ele trabalhou no mês e na semana;
  • Organizar as informações sobre horas trabalhadas em um lugar acessível;
  • Garantir a transparência, para que os profissionais também saibam que as suas horas estão sendo registradas;
  • Calcular as horas extras;
  • Medir a produtividade dos colaboradores com relação ao tempo trabalhado.
Saiba mais >>   Dicas para usar lata de alumínio na decoração

Jornada de trabalho

Ads 03

Um conceito é fundamental para entender melhor como funciona a gestão de horas, principalmente para trabalhadores CLT, a jornada de trabalho.

A jornada de trabalho compreende o tempo em que o trabalhador está disponível para a empresa, a fim de desempenhar a sua função.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

A jornada comum permitida pela CLT é de no máximo 44 horas semanais e 220 mensais.

Ads 04

Por tanto, se uma empresa contrata um profissional para trabalhar 44 horas por semana, sendo 8 horas de segunda a sexta e 4 horas aos sábados, são essas as horas que o RH é responsável por gerir, se atentando aos componentes listados no próximo tópico.

Componentes da gestão de horas

Confira 4 componentes indispensáveis para a realização da gestão de horas de um funcionário:

Controle de ponto

O primeiro fator a ser considerado para realizar a gestão de horas é o controle de ponto, através dele ficará registrado o horário que o trabalhador entrou e saiu do seu posto, assim como os seus intervalos.

Ads 05

Inclusive esse componente é obrigatório para empresas com mais de 20 funcionários, segundo o artigo 74 da CLT:

Saiba mais >>   Como montar um plano de marketing do zero para sua empresa

“Para os estabelecimentos de mais de vinte trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, devendo haver pré-assinalação do período de repouso.”

Intervalos

Os intervalos também são contabilizados no controle de ponto e devem ser encarados como um dos elementos da gestão de horas, afinal o RH deve ficar atento a possíveis atrasos.

Horas extras

Calcular e realizar o controle de horas extras é uma atividade que só é possível por conta da gestão de horas, sem ela ficará difícil saber quantas horas o trabalhador ultrapassou da sua jornada de trabalho.

Nesse quesito, é importante também ficar atento para não permitir que o colaborador realize mais horas extras do que a lei permite.

Cálculo de horas

Juntando todas as informações sobre os horários cumpridos por um trabalhador, é possível realizar o cálculo de horas, sabendo exatamente quanto um profissional atuou em um dia, na semana e no mês.

A partir desse cálculo é possível também contabilizar o salário devido e a produtividade do colaborador.

Como realizar o controle horas de um funcionário

O controle de horas é parte fundamental da gestão de horas, saiba quais são as principais maneiras de o realizar:

Saiba mais >>   ChatGPT e gestão de conhecimento: a dupla imbatível do Customer Experience

Controle manual

O controle de ponto manual ocorre quando os horários dos trabalhadores são anotados em um caderno de ponto.

Essa prática é indicada apenas para pequenas empresas, com um número diminuto de colaboradores.

Controle mecânico

O controle mecânico já foi muito utilizado antigamente, ele acontece quando o profissional faz furos em seu cartão, marcando os seus horários, dessa forma o RH pode fazer os cálculos pertinentes.

O principal contraponto a essa prática é a facilidade de falsificação.

Controle eletrônico

Garantindo segurança e agilidade para os processos de RH o controle de ponto eletrônico pode acontecer por meio de reconhecimento facial ou leitura da digital.

As suas vantagens são a segurança de alto nível contra fraudes e o cálculo automático de horas trabalhadas realizadas pelo sistema.

Gestão de horas para equipes remotas

A gestão de horas também pode acompanhar equipes remotas, através de aplicativos feitos para isso, que além de garantirem a segurança dos dados, podem apresentar a localização do colaborador.

Considere o controle de ponto eletrônico

Como você viu, a gestão de horas e o controle da jornada de trabalho é uma etapa fundamental para empresas que desejam ter clareza sobre os seus processos.

Sendo atribuição do setor de RH, esse controle pode ser feito de diversas maneiras, sendo o controle de ponto eletrônico o mais recomendado atualmente, por conta de sua eficiência e segurança.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]