Como funciona a gestão de horas de um funcionário e qual sua importância?
Neste conteúdo você vai saber sobre
Uma das funções do setor de Recursos Humanos de uma empresa é realizar a gestão de horas do público interno, controlando quantas horas cada profissional atuou, e permitindo que os pagamentos sejam realizados no final do mês.
Sabendo disso, confira qual é a importância da gestão de horas, quais componentes fazem parte dessa prática e como ela pode ser realizad4a. Boa leitura!
Qual é a importância da gestão de horas?
Diversos fatores comprovam a importância da realização do controle de horas, como:
- Saber o horário que o colaborador entrou e saiu do trabalho;
- Calcular quantas horas ele trabalhou no mês e na semana;
- Organizar as informações sobre horas trabalhadas em um lugar acessível;
- Garantir a transparência, para que os profissionais também saibam que as suas horas estão sendo registradas;
- Calcular as horas extras;
- Medir a produtividade dos colaboradores com relação ao tempo trabalhado.
Jornada de trabalho
Um conceito é fundamental para entender melhor como funciona a gestão de horas, principalmente para trabalhadores CLT, a jornada de trabalho.
A jornada de trabalho compreende o tempo em que o trabalhador está disponível para a empresa, a fim de desempenhar a sua função.
A jornada comum permitida pela CLT é de no máximo 44 horas semanais e 220 mensais.
Por tanto, se uma empresa contrata um profissional para trabalhar 44 horas por semana, sendo 8 horas de segunda a sexta e 4 horas aos sábados, são essas as horas que o RH é responsável por gerir, se atentando aos componentes listados no próximo tópico.
Componentes da gestão de horas
Confira 4 componentes indispensáveis para a realização da gestão de horas de um funcionário:
Controle de ponto
O primeiro fator a ser considerado para realizar a gestão de horas é o controle de ponto, através dele ficará registrado o horário que o trabalhador entrou e saiu do seu posto, assim como os seus intervalos.
Inclusive esse componente é obrigatório para empresas com mais de 20 funcionários, segundo o artigo 74 da CLT:
“Para os estabelecimentos de mais de vinte trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, devendo haver pré-assinalação do período de repouso.”
Intervalos
Os intervalos também são contabilizados no controle de ponto e devem ser encarados como um dos elementos da gestão de horas, afinal o RH deve ficar atento a possíveis atrasos.
Horas extras
Calcular e realizar o controle de horas extras é uma atividade que só é possível por conta da gestão de horas, sem ela ficará difícil saber quantas horas o trabalhador ultrapassou da sua jornada de trabalho.
Nesse quesito, é importante também ficar atento para não permitir que o colaborador realize mais horas extras do que a lei permite.
Cálculo de horas
Juntando todas as informações sobre os horários cumpridos por um trabalhador, é possível realizar o cálculo de horas, sabendo exatamente quanto um profissional atuou em um dia, na semana e no mês.
A partir desse cálculo é possível também contabilizar o salário devido e a produtividade do colaborador.
Como realizar o controle horas de um funcionário
O controle de horas é parte fundamental da gestão de horas, saiba quais são as principais maneiras de o realizar:
Controle manual
O controle de ponto manual ocorre quando os horários dos trabalhadores são anotados em um caderno de ponto.
Essa prática é indicada apenas para pequenas empresas, com um número diminuto de colaboradores.
Controle mecânico
O controle mecânico já foi muito utilizado antigamente, ele acontece quando o profissional faz furos em seu cartão, marcando os seus horários, dessa forma o RH pode fazer os cálculos pertinentes.
O principal contraponto a essa prática é a facilidade de falsificação.
Controle eletrônico
Garantindo segurança e agilidade para os processos de RH o controle de ponto eletrônico pode acontecer por meio de reconhecimento facial ou leitura da digital.
As suas vantagens são a segurança de alto nível contra fraudes e o cálculo automático de horas trabalhadas realizadas pelo sistema.
Gestão de horas para equipes remotas
A gestão de horas também pode acompanhar equipes remotas, através de aplicativos feitos para isso, que além de garantirem a segurança dos dados, podem apresentar a localização do colaborador.
Considere o controle de ponto eletrônico
Como você viu, a gestão de horas e o controle da jornada de trabalho é uma etapa fundamental para empresas que desejam ter clareza sobre os seus processos.
Sendo atribuição do setor de RH, esse controle pode ser feito de diversas maneiras, sendo o controle de ponto eletrônico o mais recomendado atualmente, por conta de sua eficiência e segurança.