CotidianoUncategorizedVida e Saúde

Como evitar problemas na velhice

Ads 02

Você já se perguntou sobre como evitar problemas na velhice? A verdade é que essa é uma questão que todo mundo deveria se preocupar.

Afinal de contas, uma hora ou outra todo mundo irá envelhecer e, portanto, é de fundamental importância pensar nos cuidados futuros.

Além do mais, não há como negar que o sonho e objetivo de todas as pessoas é ter um envelhecimento saudável.

Ads 03

Com certeza ninguém quer chegar nessa fase da vida tendo que lidar com problemas de saúde ou algo do gênero.

Mesmo porque, como todo mundo já tem em mente, a velhice é um momento em que se deve aproveitar a vida.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Mas, para que isso se torne possível, é vital manter uma mente ativa e o corpo com total disposição para poder se aventurar em todas as mais distintas experiências.

Ads 04

É por essa razão que é tão importante saber como evitar problemas na velhice, de modo a garantir ainda mais sossego.

Ainda que algumas pessoas possam achar que se trata de algo muito difícil de conquistar, saiba que você está errado!

Mudanças simples no dia a dia já serão o suficiente para fazer com que seja possível evitar problemas na velhice. É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo.

Como evitar problemas na velhice

Ads 05

Uma das primeiras coisas que você precisa saber a esse respeito é sobre a importância de manter os seus cuidados desde sempre.

Infelizmente, algumas pessoas apenas costumam se perguntar sobre como evitar problemas na velhice quando já estão vivendo essa fase.

O grande problema é que, quando não se tem os devidos cuidados desde cedo, o indivíduo pode se tornar mais propenso a desenvolver alguns problemas, como carcinoma basocelular nodular, sarcopenia, Alzheimer etc.

É por essa razão que é tão importante saber quais práticas você precisa manter a fim de evitar problemas na velhice.

Então, dentre algumas formas, podemos citar as seguintes:

1. Pratique exercícios físicos regularmente

Com certeza o principal fator que irá contribuir para manter a sua saúde na velhice são os exercícios físicos regulares.

No entanto, o ideal é manter uma rotina de exercícios desde sempre, e não apenas quando está entrando nessa fase.

É claro que os exercícios irão fazer bem independente da idade que começa a fazê-los, mas quanto maior o tempo que os pratica, melhor.

Falando especificamente sobre os benefícios para o idoso, podemos citar o fato de fortalecer os ossos, bem como reduzir o risco de fraturas e melhorar todo o condicionamento cardiorrespiratório.

Saiba mais >>   O papel da saúde emocional durante a gestação

No entanto, isso não significa dizer que o idoso pode sair fazendo qualquer tipo de exercício. Deve-se ter cuidado em apenas fazer com que ele pratique exercícios dos quais ele realmente consiga.

Dessa forma, além de garantir a saúde do idoso, evita que ele possa desenvolver algum problema clínico, como lesão e coisas do gênero.

Agora, para aqueles que já possuem um histórico de atividade física, esse processo pode ser um pouco mais fácil.

No entanto, ainda assim requer algumas modificações tanto quanto à duração quanto a intensidade de um determinado exercício.

Mas, para os sedentários, o melhor a se fazer com certeza é iniciar com algum exercício físico que seja menos complexo e que, acima de tudo, respeite as limitações do indivíduo.

2. Invista em uma alimentação saudável

Outra maneira vital para garantir que você esteja saudável e evitar qualquer tipo de problema na velhice com certeza é mantendo uma alimentação saudável.

Afinal de contas, em qualquer momento da vida, manter uma dieta balanceada é a peça central para garantir saúde.

Mesmo porque, através da dieta, o corpo consegue se prevenir de alguns distúrbios clínicos, além de encontrar melhorias em suas funções fisiológicas, tais como:

  • Disposição para atividades rotineiras;
  • Raciocínio lógico;
  • Sono etc.

A nutricionista Juliana Borges ainda fala sobre a importância de se atentar à suplementação de vitaminas e minerais.

Isso acontece porque, com a idade, ocorre um declínio hormonal muito comum, que pode fazer com que os níveis de alguns nutrientes estejam muito abaixo do recomendável.

Um grande exemplo disso é a suplementação de cálcio e vitamina D, os quais são essenciais para garantir a saúde dos ossos.

No entanto, o mais adequado é sim procurar por um nutricionista, haja vista que ele deve considerar quais são as necessidades calóricas e nutritivas do idoso em questão.

Esse profissional deve ser o responsável por adaptar um cardápio seguindo as preferências alimentares e, claro, as suas carências minerais, caso haja.

3. Tenha um sono de qualidade

Ao falar sobre como evitar problemas na velhice, não são todos que logo associam com a importância de ter um sono de qualidade.

Mas a verdade é que, nessa etapa na vida, esse costuma ser um dos pontos mais desafiadores para o idoso.

Isso porque, enquanto alguns reclamam da sonolência diurna, há os que reclamam de insônia. Ambos os casos são problemáticos.

No entanto, o problema geralmente reside no fato de existir um desequilíbrio dos hormônios que podem induzir uma pessoa ao sono, uma coisa que costuma acontecer na velhice.

O ideal é que o idoso tenha um sono reparador, que é quando o indivíduo se levanta completamente descansado.

Muito se diz que o mínimo de horas necessárias são 8, mas é preciso reconhecer o padrão de sono de cada pessoa.

Saiba mais >>   A importância do silêncio na hora de ouvir

Portanto, para garantir o bem-estar do indivíduo, pode ser necessário cogitar fazer algumas mudanças no ambiente ou até inserir algumas estratégias medicamentosas, desde que o médico indique.

Pode ser que, ao fazer algumas mudanças no ambiente, acaba fazendo com que ele se torne ainda mais confortável e aconchegante, podendo contribuir para uma noite de sono reparadora.

Considere mudar o colchão, comprar um travesseiro ou pensar em formas de deixar o quarto na temperatura adequada e sem incidência de luz.

Outra dica para deixar o idoso relaxado durante à noite são os chás, que costumam ser bem eficientes e os idosos gostam bastante.

4. Mantenha os exames em dia

Uma das formas de como evitar problemas na velhice é justamente manter todos os seus exames em dia.

Controlar as suas doenças é uma das estratégias que deve acompanhar todos os idosos, haja vista que é possível evitar possíveis complicações.

Vamos supor que você costuma sentir muita dor no metatarso pé, por exemplo. Através dos exames, o médico pode se antever às complicações e ainda indicar uma maneira de o problema não se desenvolver.

Além disso, os idosos que sofrem de alguma doença crônica também devem fazer um acompanhamento ambulatorial, segundo a gravidade do distúrbio.

Dessa forma, permite com que o médico tenha um mapeamento mais preciso a respeito da condição do indivíduo.

Ter essa constância é importante porque alguns parâmetros biológicos podem sofrer algumas alterações muito rapidamente.

É por isso que os diabéticos devem fazer exames constantes e a razão de ser necessário um acompanhamento dos hormônios da tireoide.

Mas, ainda que o idoso não tenha qualquer doença crônica, ainda assim é importante que ele consulte um médico geriátrica.

O profissional é habilitado para poder identificar problemas clínicos e indicar para o devido tratamento, bem como:

  • Surdez;
  • Baixa visão;
  • Incontinência urinária etc.

5. Cultive bons hábitos sociais

Para garantir o bem-estar e a qualidade de vida de todos os pacientes idosos, eles também devem manter alguns hábitos sociais.

Deve-se ter em mente que o ser humano é uma pessoa social, do qual necessita ter interações para poder manter a sua vitalidade.

Porém, o fato de ficarem viúvos, ver os filhos saindo de casa, aposentar-se e coisas do tipo pode acabar fazendo com que ele desenvolva algumas doenças psiquiátricas.

A melhor maneira de evitar isso é justamente através de manter um cultivo de bons hábitos sociais.

Faça com ele mantenha amizades, saia com amigos, caminhe, pratique algum hobby e coisas desse gênero.

No caso de ser muito ativo, apenas tenha a preocupação em comprar uma pomada para assadura em idosos, para garantir que ele possa aproveitar todos os momentos sem qualquer problema.

Tente acompanhar de perto todo o estado emocional do idoso, evitando que ele se sinta isolado da família e amigos.

Sempre que for possível, promova algum encontro com os amigos, filhos, netos etc.

Saiba mais >>   Drip coffee vs. french press: quais as principais diferenças e como acertar na decisão?

6. Exercite a mente todos os dias

Ao falar sobre como evitar problemas na velhice, deve-se lembrar não apenas das questões físicas, mas também das mentais.

À medida que a gente envelhece, isso acaba se refletindo em esquecimento, dificuldade em manter o raciocínio e até uma dificuldade em fazer cálculos do cotidiano.

O que muita gente não sabe é que a causa dessas limitações pode ser pela falta de estímulos neurais. Então, a melhor maneira de evitar esse problema é apostar em algumas atividades lúdicas.

Que tal se você fizer com que o idoso comece a praticar xadrez, pintura ou participe de aulas de dança? Tudo isso vai fazer com que articule membros e também o cérebro.

7. Reforçar a hidratação do idoso 

Outra excelente dica de como evitar problemas na velhice é ter maior atenção a respeito dos cuidados com a hidratação da pessoa idosa.

Esse é um tópico ainda mais importante devido ao fato de que eles costumam ser mais vulneráveis a ficarem desidratados.

Devemos lembrar ainda que a desidratação não está apenas relacionada a ingerir pouca água, mas também ao uso de medicações específicas.

Muitos desses medicamentos são capazes de fazer com que induzir com que o idoso urine com mais frequência, algo que irá liberar maior número de líquidos todos os dias.

O grande problema sobre isso é que a desidratação pode ocasionar em maiores riscos de quedas, infecções no trato urinário, doenças dentais, pedras nos rins etc.

8. Vacinas do idoso devem estar em dia 

A vacinação nessa fase da vida é uma questão que muitos não levam com a devida seriedade, mas é um grande erro.

Afinal de contas, à medida que ficamos mais velhos, acontece o enfraquecimento natural do nosso sistema imunológico.

Por consequência, acaba colocando a pessoa nos grupos de risco. É por essa razão que a principal maneira de evitar doenças contagiosas é justamente através das vacinas.

9. Incentive hobbies

Deve-se ter em mente também que os momentos de lazer na terceira idade trazem uma série de benefícios, haja vista que são capazes de fazer com que eles dediquem um tempo fazendo o que gostam.

Então, acaba sendo uma oportunidade de distração e interação social. É por essa razão que a dica é incentivar que o idoso pratique algum hobby.

Que tal incentivar que ele aprenda a tricotar, leia mais, cozinhe ou mesmo comece a fazer algum exercício de dança?

Inclusive, é possível até fazer com que isso se torne um momento de conexão entre vocês dois. Essa também é uma maneira de trabalhar a mente do idoso, fazendo com que ela se mantenha ativa.

10. Acompanhamento psicológico é essencial

Para ter a garantia de que o idosos está emocionalmente bem e psicologicamente estável, é de grande importância que ele mantenha um acompanhamento com um profissional.

Muitos lembram do quão importante é ir ao nutricionista, cardiologista, dermatologista etc. No entanto, é preciso ter esse mesmo cuidado com a mente do idoso.

Dessa forma, garante-se o equilíbrio emocional e o bem-estar na terceira idade.

Fazer terapia é um excelente mecanismo para a saúde mental, além de trazer diversos benefícios para o idoso. Mesmo porque, esse tipo de acompanhamento oferece desde o estímulo das suas capacidades cognitivas até prevenir ou tratar alguma doença, como ansiedade, depressão, irritabilidade etc.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]