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Storytelling para Instagram: crie narrativas persuasivas e bombe seu perfil

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Quer cativar a atenção do público em seu perfil? Que tal usar o storytelling para Instagram? A técnica muda o nível da comunicação da marca na rede social e deixa sua proposta muito mais convincente.

O mundo respira história. Desde os primórdios, as informações e emoções eram transmitidas por uma narrativa. Ou seja, as histórias foram essenciais no desenvolvimento da humanidade ao longo do tempo.

Além disso, gerações inteiras contaram histórias para ensinar às crianças sobre o que é certo e o que é errado. Assim, as narrativas são parte especial da memória afetiva de várias pessoas.

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Hoje em dia, as melhores histórias estão nos filmes, séries e documentários, por exemplo. Elas divertem, inspiram mudanças e aumentam o conhecimento da sociedade.

Entretanto, o uso das histórias não para por aí. Elas estão amplamente presentes em ações de marketing e vendas. O que é chamado de storytelling. Inclusive, para são essenciais para bombar sua marca no Instagram. Entenda abaixo!

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Quais são as vantagens do storytelling para Instagram?

Há um bom tempo, profissionais e empresas usam o storytelling para promover sua marca nas plataformas digitais, a exemplo de Google, Youtube, Linkedin e Facebook.

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Eles aplicam a técnica em sua estratégia de comunicação para aumentar o impacto da mensagem. Uma vez que, contar histórias dá profundidade para o que está sendo dito.

No Instagram, porém, o poder das histórias costuma ser ainda mais surpreendente. A rede social conta com uma série de vantagens que melhoram a efetividade do storytelling em seus resultados, incluindo.

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Apelo visual

De acordo com a própria Meta, o Instagram já tem mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais. Um número que evidencia o grande sucesso da plataforma em todo o mundo.

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Atualmente, a rede social é repleta de funcionalidades e formatos de conteúdo. A propósito, vários são voltados a relações comerciais, como Instagram Ads, e Instagram Shopping.

Só que, nem sempre foi assim. Inicialmente, o Instagram era uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos. O grande foco dos desenvolvedores era criar uma plataforma visualmente atrativa.

Após inúmeras atualizações, a proposta do Instagram sofreu mudanças importantes. Contudo, a essência do apelo visual se manteve e até mesmo melhorou na rede social.

Desse modo, o storytelling para Instagram tende a ter um impacto maior em comparação ao uso da técnica em outras plataformas. Se você explorar bem o visual dos conteúdos, tem grandes chances de cativar o público.

Conexão próxima

Além do apelo visual, o Instagram é uma rede social que favorece uma conexão próxima entre os usuários. Sobretudo, por causa de uma funcionalidade em específico: o Stories.

No formato de conteúdo, os Instagramers expõem sua personalidade, interesses e experiências com autenticidade. Eles falam com transparência. Sem filtros. Com isso, se envolvem genuinamente com seus seguidores.

Nem é preciso dizer o quanto isso é benéfico na comunicação das marcas. Na percepção do público, a empresa ou profissional é visto como um verdadeiro amigo disposto a ajudá-lo.

Sendo assim, o storytelling para Instagram só aproveita o ambiente que a própria rede social já proporciona. As histórias aumentam a identificação da audiência e a torna cada vez mais engajada.

Publicações sequenciais

Todas as publicações do Instagram são sequenciais. Ainda assim, grande parte das marcas não tiram proveito da continuidade característica que os conteúdos na rede social possuem.

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Ou seja, não elaboram uma narrativa que amarram todas as postagens compartilhadas em uma mesma ideia. E é justamente isso que o storytelling para Instagram faz.

Sutilmente, os posts dialogam entre si quando a técnica é usada corretamente. O que incentiva os seguidores a permanecer engajados e acompanhar até o fim a história que está sendo contada. Seja no Feed, Stories ou Reels. 

Humanização da marca

Pessoas não se conectam com marcas, mas sim com outras pessoas. Por isso, profissionais e empresas precisam humanizar sua comunicação nos canais em que estão posicionados.

No Instagram, as próprias características, funções e recursos da rede social já ajudam as marcas a romper barreiras e estreitar os laços com o público. Porém, o Storytelling simplifica o processo na plataforma.

Isso porque, as histórias fortalecem a personalidade da marca progressivamente, mantém o interesse dos seguidores por mais tempo e transforma sua mensagem em algo memorável.

5 dicas para desenvolver um bom storytelling para Instagram

Dito isso, como desenvolver um bom storytelling para Instagram? Listamos abaixo 5 dicas valiosas para você começar a usar o poder das histórias na rede social. Confira!

1. Conheça bem seu público

Antes de mais nada, conheça bem seu público. O storytelling para Instagram só dá bons resultados quando está devidamente alinhado às necessidades de um grupo de pessoas específico.

Por isso, faça uma ampla pesquisa para compreender detalhadamente as motivações de seus visitantes e seguidores. Assim, você tem muito mais chances de cativar a atenção de quem está do outro lado da tela.

2. Explore os gatilhos mentais

Uma das principais premissas do storytelling é emocionar quem ouve as histórias contadas. Dessa forma, é interessante você explorar os gatilhos mentais nas narrativas que desenvolver no Instagram.

Curiosidade, novidade, urgência, autoridade, prova social, autoridade. Não importa. Esses e outros gatilhos melhoram o impacto emocional das suas histórias e as deixam altamente persuasivas.

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3. Abra “loops”

Abrir “loops” enquanto conta histórias é uma excelente forma de engajar o público. Uma vez que, cria uma sensação de curiosidade que o estimula a continuar te ouvindo até descobrir a resolução.

Basicamente, funciona assim: você introduz uma ideia ou pergunta intrigante no início de sua história, deixando-a sem resposta inicialmente. Então, mais tarde, fecha o “loop” aberto.

4. Gere identificação

As pessoas se conectam melhor com histórias que refletem suas próprias realidades. Assim, os personagens e acontecimentos das suas narrativas no Instagram devem gerar identificação no público.

Enquanto consome o conteúdo, o visitante ou seguidor precisa ver a si mesmo na história. Então, ser inspirado a buscar a mesma resolução que determinado personagem conseguiu.

5. Una suas soluções ao desfecho da história

Falando sobre resolução, as soluções da marca precisam estar unidas ao desfecho das histórias compartilhadas. Dessa maneira, você deixa claro qual é o próximo que seus visitantes e seguidores precisam dar.

Às vezes, não é preciso falar sobre seu produto ou serviço em si. Basta apresentar o cenário que o público vai viver se decidir resolver suas necessidades. Com isso, já fica subentendido que precisam do que sua marca oferece.

Use o poder do storytelling para Instagram e impulsione seus resultados

Por fim, o storytelling para Instagram não pode ficar de fora da sua estratégia para crescer na rede social. Criar narrativas persuasivas no perfil da marca dá outra cara para sua proposta e convence muito mais pessoas a comprá-la.

Em outras palavras, as histórias podem ser a cereja no bolo na comunicação da marca no Instagram. Especialmente, porque aumentam a profundidade da sua mensagem.

Eles ajudam profissionais e empresas a criarem postagens autênticas que atraem visualizações de seguidores reais. Assim como, estimulam interações com os seguidores e fortalecem o engajamento.

Desse modo, o resultado não pode ser outro a não ser o crescimento exponencial do perfil da marca no Instagram. As pessoas confiam cada vez mais na marca e ficam próximas de adquirir suas soluções.
Inclusive, você pode multiplicar as vantagens do storytelling com a compra de curtidas reais e brasileiras. A métrica de engajamento leva suas narrativas para outros diversos potenciais clientes e bombam seu perfil.

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