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Dicas para construir um funil de vendas otimizado

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Ter um funil de vendas otimizado é uma excelente maneira de aumentar suas vendas com qualidade e assertividade. Esta técnica de marketing digital permite que você compreenda seus clientes e acompanhe-os desde os primeiros passos.

Ademais, o funil de vendas é uma forma de identificar seus clientes, desde o momento em que eles encontram pela primeira vez sua empresa até a hora de fechar realmente um negócio ou contrato.

No mercado digital, esse acompanhamento é a receita para conseguir um sucesso maior em vendas. Saber posicionar o cliente de seu escritório de contabilidade em São Paulo, ou qualquer outro, no funil de vendas pode ser a chave para converter a venda.

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Este modelo estratégico é fundamental para que você compreenda a jornada de compra de seus clientes, e você precisa identificar estes elementos para conseguir explorar melhor cada uma dessas etapas.

Entenda como a mudança no mercado afeta o funil de vendas

O objetivo é converter o cliente para seguir no próximo passo do funil, até o momento em que ele conclui a jornada e efetua a compra. Vivemos em uma era muito mais moderna e ágil, onde a informação tem um controle muito maior e mais impactante.

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O perfil do cliente mudou muito nos últimos anos. Antes, bastava apresentar um produto de forma direta, e se o cliente se interessasse, ele poderia ir atrás desse produto. Porém, aos poucos essa técnica foi sendo deixada de lado.

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Com os avanços da tecnologia, sobretudo com a tecnologia móvel, o perfil do cliente se tornou muito mais exigente. Hoje em dia, qualquer consumidor pode encontrar um produto ou serviço que precisa com alguns toques em seu aparelho celular.

Além disso, hoje, encontrar uma empresa de dedetização, bem como qualquer outra, é uma questão de segundos para um usuário de smartphone.

Os smartphones se tornaram grandes aliados do consumidor, que procura soluções e informação quando tem um problema ou uma necessidade, não sendo mais propensos a aceitar qualquer propaganda aleatória.

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Veja como é montado o funil de vendas

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Quando o cliente faz uma busca e encontra sua loja, ele chega no primeiro nível do funil de vendas, também conhecido como topo do funil. Aqui, o cliente ainda está tentando entender o que é que está acontecendo com ele e porque você pode ser uma boa solução.

Nesta etapa, informação em abundância permite que você consiga identificar com muito mais clareza este tipo de ação. Incentive o consumidor a procurar por uma solução, apresente recursos e ideias, sem que haja algum tipo de propaganda.

O topo do funil é um momento de conquista, de aprendizado. Por isso, é importante que você não assuste o cliente inserindo propaganda antes da hora. Quando ele estiver pronto para conhecer mais, você pode transformá-lo em um lead.

Um lead é uma pessoa que deixa os próprios dados para que sua empresa entre em contato. Normalmente, o consumidor interessado oferece seus dados em troca de algum benefício, como um desconto ou um conteúdo exclusivo.

Assim, uma empresa de serviços de contabilidade, ou qualquer outra, consegue atrair muito mais a atenção do público.

Neste momento, o lead vai para o meio do funil, uma etapa de engajamento. Aqui, as ações são para manter o cliente interessado e começar a direcioná-lo para o problema propriamente dito.

Assim, você começa a estreitar laços, que acabam gerando oportunidades de venda. Quando sua equipe notar que o cliente está pronto, é hora da abordagem.

Com uma equipe de vendas qualificada, o cliente tirará qualquer dúvida que ainda restou e irá para a última etapa do funil, quando conversa com seu atendente e eventualmente efetua a compra, tornando-se um cliente de fato.

Assim sendo, algumas empresas de alimentação conseguem aumentar suas vendas consideravelmente usando esta técnica.

Construindo seu funil de vendas

Cada empresa é única no mercado. Por isso, é muito importante que você avalie cada passo que sua empresa der para garantir o sucesso e a responsabilidade da marca. Ademais, é importante pensar que as empresas têm formas diferentes de lidar com esse tipo de situação.

Construir um funil de vendas é um processo. Isso inclui descobrir mais sobre sua própria empresa, ações que precisam ser feitas, e muitos outros detalhes. Entretanto, existem alguns elementos que são comuns para qualquer empresa.

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Identifique sua jornada de compras

A jornada de compras é um dos principais modelos de como um cliente vê sua empresa. Ela inclui todo o processo de interesse e aquisição de um produto ou serviço.

Por isso, mapear todos os passos que levam o cliente da descoberta ao fechamento do negócio é fundamental. Então, como dito, é importante que você entenda o que leva o cliente de seu fornecedor de papel toalha e higienico da descoberta até a compra.

Cada um desses passos é um caminho do funil de vendas. O objetivo de sua empresa é fazer com que os consumidores sejam convertidos passo a passo, para conseguirem efetuar a compra e se tornarem efetivamente clientes da empresa.

Mesmo em casos onde o processo é automatizado, como em e-commerces e lojas virtuais, é importante que você mapeie o processo, assim será muito mais fácil identificar pontos de desistência, bem como o que pode ser feito para reverter esse quadro.

As chances de aumentar suas vendas se você souber o que o cliente precisa em cada etapa são muito grandes, uma vez que ele consegue chegar em um ambiente muito mais receptivo e pronto para ajudá-lo a concluir o processo de compra.

Inclusive, uma empresa de serviços de call center pode auxiliar muito uma organização nesse aspecto, principalmente por meio de um atendimento qualificado.

Defina as etapas do funil

Para conseguir ter um suporte maior durante todo o processo de vendas de sua empresa, é importante que você tenha em mente cada uma das etapas do funil de vendas. Normalmente, identificam-se em quatro estas etapas:

  • Visitantes;
  • Leads;
  • Oportunidades;
  • Clientes.

Esse processo é fundamental para você conseguir identificar o momento de passar um consumidor de uma etapa para outra, agindo no momento certo e identificando as melhores ações para guiar seu cliente.

Otimização do funil

Depois de construído e pronto para a utilização, o funil de vendas deve ser otimizado. Isso porque é muito importante que um consumidor passe por todo esse processo, mas o ideal é que você consiga escalonar isso para vendas em grande escala.

Isso porque sua empresa pode ter inúmeros acessos em um mesmo dia, todos buscando itens, produtos ou serviços que você tem a oferecer. Neste caso, o processo de funil não deve ser ignorado, uma vez que ele ajuda a converter mais vendas.

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Por isso, é fundamental que você consiga explorar com clareza esse tipo de recurso. As ações que guiam seus clientes devem ser rápidas e precisas, principalmente se forem passíveis de automação, tanto em um escritorio de assessoria contábil ou em outra empresa.

Quanto mais você conseguir deixar automatizado o processo, melhor. Isso permite que você consiga colocar sua equipe focada e dedicada em conquistar conversões no momento certo, normalmente na hora de dialogar com o consumidor.

Outra otimização importante é alinhar a jornada de compra com o processo. Isso permite que você aja de forma muito mais natural no funil de vendas, uma vez que os passos da empresa são esperados para você conseguir explorar todo o potencial.

Utilize ferramentas de gestão

Utilizar a tecnologia como aliada para trabalhar seu funil de vendas é uma excelente maneira de conquistar melhores resultados. As ferramentas de gestão costumam apresentar conceitos muito eficientes para auxiliar todo o processo do funil de vendas.

Esse tipo de ferramenta ajuda na questão da automatização, uma vez que são ferramentas que possibilitam um controle e organização muito maior de todo o processo comercial da empresa.

Desde o momento em que o produto entra no estoque até a entrega ao consumidor, é importante que sua fábrica de camisetas lisas para sublimação, ou qualquer outra empresa, tenha controle da situação.

Dessa maneira, você consegue efetivar um mapeamento de toda a produção da empresa, otimizando resultados e conquistando mais argumentos e ferramentas de venda.

Capacitação de equipe

Uma equipe capacitada pode fazer completamente a diferença em suas vendas. Boa parte do funil de vendas é automatizado, e o próprio cliente vai se encaminhando, com uma ou outra interação indireta.

Entretanto, nos momentos finais, sua equipe de vendas deve entrar em ação para convencer o lead a efetivar a compra e completar o processo. 

Para que seus colaboradores tenham mais efetividade, é importante investir em treinamentos e no desenvolvimento de sua equipe.

Considerações finais

O funil de vendas é uma etapa fundamental das vendas online. É através dele que você consegue identificar uma série de elementos importantes para garantir os resultados de venda.

Quanto mais você conseguir usar essas ferramentas, maior será o potencial de sua empresa na internet, uma vez que você logo se tornará uma liderança no mercado em que atua, conquistando assim uma autoridade muito maior dentro de seu nicho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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