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Como vender seus serviços em e-commerce

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A ideia de vender serviços em e-commerce tem se popularizado cada vez mais. Inicialmente, as pessoas associavam a plataforma à venda de produtos, mas existe muito mais versatilidade nesse novo formato de negócio.

Quando você pensa em uma loja virtual, a primeira visão, provavelmente, é aquela de uma loja tradicional, onde existem diversos produtos para você escolher aqueles que deseja comprar e inserir no carrinho.

Entretanto, as possibilidades do mercado são infinitas. O mundo de hoje oferece muito mais recursos para a utilização da internet, sobretudo com relação à apresentação de conteúdo de qualidade, seja de uma empresa de serviços de tradução técnica ou qualquer outra.

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Dessa maneira, você consegue utilizar o mercado digital para vender serviços de forma tão efetiva quanto a venda de produtos, sem que haja a necessidade de grandes adaptações ou reformulações.

Como utilizar corretamente esse recurso?

Algumas empresas oferecem diversos tipos de serviços, e podem usar o e-commerce exatamente como uma página de produtos, colocando cada um dos trabalhos disponíveis junto do valor.

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Por outro lado, alguns profissionais autônomos e especialistas acabam criando páginas específicas para apresentar suas qualificações, com formulários de contato para orçamentos e agendamentos.

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Além disso, existem algumas opções de marketplaces específicos para prestadores de serviços, que podem gerar uma qualidade muito maior de sua estrutura. Inclusive, o marketplace funciona do mesmo modo que um shopping.

Assim, diversas empresas de serviços de escrituração, ou de qualquer outro elemento, podem se juntar e formar um marketplace especializado, onde todos têm a oportunidade de vender.

Tratam-se de empresas grandes que compilam uma série de companhias menores, que ofertam seus produtos e serviços através da plataforma de marketplace. Nestes casos, uma das principais vantagens é adquirir a confiança da empresa responsável para seu trabalho.

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No caso do marketplace, é preciso lidar com a concorrência, mas você pode oferecer seus serviços com qualidade e fechar muito mais contratos, uma vez que será mais fácil encontrar seus contatos.

O que torna um e-commerce especialmente de serviços?

A principal diferença entre um e-commerce comum e um de serviços é a intangibilidade da oferta. Enquanto um e-commerce de produtos oferece algo palpável, o modelo de serviços oferece uma ideia, um projeto.

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Pensando assim, uma empresa de gestão empresarial, por exemplo, pode oferecer seus serviços por meio de um e-commerce, mas precisa se atentar a alguns elementos importantes para isso.

Por isso, quanto mais objetivo você conseguir ser a respeito de uma determinada ação, melhor. Isso ajuda a compreender exatamente qual será o escopo desse tipo de serviço, ajudando a identificar melhor sua necessidade.

Como ganhar credibilidade em um mercado concorrido?

O feedback é muito importante nesse tipo de situação. Isso porque quanto mais avaliações positivas você tiver em seu e-commerce, mais confiança outros clientes terão em fazer uma negociação com você.

Outro ponto importante de um e-commerce de serviços é a questão de precificação. Muitas vezes, um serviço depende de vários detalhes para você conseguir especificar um valor.

Isso acaba tornando mais difícil a negociação, uma vez que a sensação que fica é a de incerteza. Por isso, é importante ser o mais claro possível com relação a um serviço de firewall, por exemplo, ou qualquer outro.

Sempre que possível, identifique valores, ou pelo menos coloque uma base de valor para o orçamento. Dessa maneira, você consegue alcançar um público muito maior, além de ter certeza de que são pessoas que terão condições de bancar esse tipo de serviço.

É muito frustrante para o cliente ter que esperar um orçamento para descobrir que ele não tem condições de pagá-lo, e isso pode até mesmo afastar este consumidor de transações futuras. Por isso, identifique valores e informações que possam ser relevantes.

Quando você cria um e-commerce de serviços, tem a possibilidade de aplicar técnicas de marketing digital para conseguir um engajamento maior com o público. Isso se reflete em códigos promocionais, ações com desconto e até mesmo remarketing.

Inclusive, remarketing é uma estratégia para pessoas que chegaram até a última etapa de compra dentro de sua loja, mas desistiram. Neste caso, os algoritmos apresentam o conteúdo escolhido novamente para o cliente, tentando estimulá-lo a retornar.

Quando você oferece um bom modelo de marketing digital, isso acaba aumentando consideravelmente suas vendas, que podem se transformar em muitos clientes fidelizados para a sua consultoria fiscal e contábil ou qualquer outra prestadora de serviços.

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Além disso, um e-commerce de serviços, independentemente de ser em um marketplace ou em uma estrutura própria, é muito mais fácil de lidar para estruturar, colocar itens para vender e lidar com as negociações.

Conheça quais são os nichos de mercado

Quando você começa a estruturar seu e-commerce, é importante pensar no tipo de público que você deseja alcançar. Existem dois grandes nichos no mercado que têm muito potencial de negociação, cada um com suas próprias especialidades.

Identificar qual deles mais se adequa a sua empresa é uma excelente maneira de conseguir um potencial de vendas muito maior. São eles:

Business to Business

Também conhecido como B2B, este modelo de negócios é ideal para empresas que atendem outras empresas. Isso significa que você lidará diretamente com outras corporações, auxiliando em prestações de serviço.

Pensando assim, uma empresa de serviços de contabilidade em geral, por exemplo, pode se especializar em outras companhias que utilizem o seu trabalho.

Este é um dos mercados com maior potencial atualmente. Isso porque muitas empresas dependem de diversos serviços, mas não encontram a mão de obra qualificada para conseguir contratar.

Por conta disso, empresas que atuam nesse setor podem se tornar especializadas em um determinado tipo de serviço e conquistar mais espaço no mercado, aproveitando melhor todo o seu potencial de vendas.

Business to Consumer

O formato B2C é mais tradicional para e-commerces. Aqui, você apresenta seus serviços para o cliente final consumir, da mesma maneira que em uma loja convencional. Muitos profissionais liberais estão optando por este modelo para oferecer sua experiência.

Assim, o cliente poderá fazer uma consulta no tipo de profissional que deseja o atendimento e entrará em um modelo de negociação, que pode ser aberto, com os preços dispostos no próprio e-commerce, ou através de contato para orçamento.

Então, quando empresas de contabilidade, as mesmas que foram citadas anteriormente, se predispõem a fazerem imposto de renda e outras ações para o consumidor final, acabam se tornando B2C.

Aqui se concentram a maioria dos marketplaces também. Estes modelos agrupam uma série de especialistas em uma área de atuação para conseguir vender melhor este tipo de serviço. É comum encontrar marketplaces de serviços de:

  • Médicos e psicólogos;
  • Comércio eletrônico de serviço;
  • Direito;
  • Educação particular;
  • Serviços gerais.
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Muitas empresas de terceirização acabam optando por esse tipo de recurso para conseguir apresentar mais qualidade em seu material. Assim, você consegue ampliar suas vendas e apresentar um conteúdo diferenciado na internet.

Como vender pela internet?

As bases de um e-commerce de serviços não são muito diferentes das lojas virtuais de produtos. O primeiro passo que você deve fazer é o planejamento.

Sem um bom planejamento, as chances de você cair em armadilhas e acabar tomando escolhas erradas é muito grande, o que acaba prejudicando sua empresa e pode até te tirar de circulação no mercado.

Por isso, uma boa preparação é essencial para que você consiga se estruturar e conquistar resultados ainda melhores com suas vendas, aumentando assim seus clientes e fidelizando-os.

Uma boa forma de testar seu produto é por meio de uma completa landing page. Esse tipo de página é uma espécie de chamariz, onde é ofertado alguma condição especial para quem faz o cadastro.

Nestes casos, isso indica que o consumidor tem interesse na prestação de serviços, e por isso quer aproveitar para conseguir um valor melhor ou condições mais favoráveis. O conceito de landing page acaba sendo muito útil para esse tipo de empreendimento.

Além disso, os dados coletados na landing page se transformam em leads, pessoas com interesse em contratar seus serviços. Inclusive, algumas empresas de terceirização de folha de pagamento SP conseguem aumentar seus recursos com esta ferramenta.

Ademais, hoje em dia, existem diversos recursos que são muito úteis para comércios digitais com relação a pagamentos. Essas plataformas oferecem toda a estrutura de pagamento com protocolos e certificados de segurança.

A única coisa cobrada pela utilização deste tipo de serviço é uma pequena taxa de utilização, que pode ser calculada quando você estiver fazendo os preços de seus serviços, colocando-os no preço final, para garantir sua margem de lucro.

Considerações finais

O e-commerce é um formato relativamente novo, mas que tem angariado cada vez mais entusiastas, pessoas interessadas em consumir e fazer negociações com empresas que se aventuram no campo digital.

Isso não é uma restrição de lojas de produtos, entretanto. Com o investimento certo e atenção, uma empresa prestadora de serviços pode acabar conseguindo resultados bastante satisfatórios nesse novo mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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