Técnicas para manter seu pet saudável e ativo dentro de casa
Neste conteúdo você vai saber sobre
Mesmo quem trabalha em casa deve reservar tempo para dar a atenção devida aos animais
Pais e mães de pet estão cada vez mais comuns, e o papel que os animais tinham na rotina da casa não só mudou, como exige prioridade por parte dos tutores em muitos momentos. Oferecer brinquedos interativos para pets é só uma das formas de garantir que eles tenham um ambiente estimulante, principalmente quando ficam sozinhos por longos períodos.
Neste artigo, você confere os principais pontos de atenção que donos de pet devem ter, especialmente em contextos nos quais o animal passa a maior parte do tempo em casa. Lembre-se de que é sempre indicado consultar profissionais qualificados, como veterinários e adestradores, evitando aplicar técnicas que podem estressar o animal, em oposto ao desejado.
Começando pelo básico: ambiente adequado para o animal
Durante o período de lockdown, e ainda hoje, observa-se uma mudança de comportamento nas pessoas em relação ao ambiente doméstico. Muitos optaram por trocar imóveis urbanos por residências em áreas mais afastadas, com maior espaço e, consequentemente, qualidade de vida.
A necessidade de conviver em um ambiente confortável é igual para os pets, principalmente quando eles dividem a casa não somente com pessoas, mas com outros animais. Cachorros demandam espaço, principalmente os de maior porte, enquanto gatos costumam demandar livre circulação.
Se você já possui um pet e vai mudar de residência ou está pensando em adotar um animal, considere os fatores tamanho e medidas de segurança, como redes em janelas, pisos não porosos e áreas que possibilitem a alimentação e realização de necessidades fisiológicas do animal de forma higiênica e privativa.
Necessidades dos pets para se manterem saudáveis e ativos em locais fechados
Por mais que você more ou trabalhe em um espaço não muito grande, é possível que um pet habite esse local de forma saudável, com a adoção de alguns hábitos. Eles vão desde assegurar uma rotina adequada para o animal, alimentação equilibrada e atenção até estímulos que podem se ramificar de diferentes maneiras.
Enriquecimento ambiental
Nada mais é do que oferecer elementos no espaço para que o animal se sinta seguro, confortável e tenha autonomia. Vale ter janelas ou outras entradas de luz, devidamente protegidas com telas, para que eles tenham contato com a luz solar, almofadas e tapetes para descansarem, além de interação com humanos ou outros pets de forma regular.
Alguns acessórios podem contribuir ainda mais para enriquecer o ambiente, como tapetes que simulam grama, almofadas que podem ser suspensas em diferentes pontos da casa, entre outros. Quanto mais recursos para explorar o animal tiver à disposição, menor a chance dele arranhar móveis ou derrubar objetos de decoração, com o objetivo de se entreter em momentos de tédio.
Elementos interativos
Para quem trabalha em casa, mas não possui tanto tempo para se dedicar às brincadeiras com o animal, ou passa a maior parte do dia fora, os brinquedos e outros elementos de estímulo podem ajudar. Hoje em dia, é possível encontrar brinquedos que podem ser acionados e controlados à distância, estimulando diversos sentidos do animal.
Ainda, é possível manter o ambiente interessante para o pet, por exemplo, gatos, apenas distribuindo caixas de papelão, que podem ser enriquecidas com lixas, tecidos e outros elementos que adicionem textura, estimulando a interação do bichano.
Alimentação e exercícios
Independente da casa ser um studio ou um apartamento duplex, os animais precisam gastar e repor energia fora de casa. Algumas raças tendem a ganhar peso ou ter problemas de saúde, exigindo alimentação específica e maior frequência de atividades físicas.
É possível usar áreas como a escada, fazendo o animal subir e descer, ou outros espaços internos, como corredores de prédio, para circular com o pet. O ideal é fazer com que ele tenha um tempo de maior atividade. Ainda, ao agregar espaços ou outros elementos que carreguem o fator novidade, você estimula o animal.