Tendências para atualizar seu visual de acordo com a estação
Neste conteúdo você vai saber sobre
Cores, tecidos e estilos também podem variar de acordo com o clima
A moda e as estações andam lado a lado. Não é à toa que nos deparamos todos os anos com coleções de outono/inverno ou de primavera/verão. O clima é responsável por ditar o comprimento das roupas, a escolha dos tecidos e até mesmo as cores que serão usadas em cada peça. Junto com a estação, mudam também as tendências.
É claro que existem peças clássicas, como a camiseta feminina, que nunca saem do guarda-roupa e do corpo. Entretanto, é preciso ter cuidado e adequar o uso para combinar com cada uma das quatro estações. Abaixo, você confere algumas tendências de 2024:
Verão
Quando o assunto é moda verão 2024 podemos pensar em 3 coisas: comprimentos curtos, tons pastel e franjas. As peças como shorts, saias e vestidos diminuem, seguindo o tamanho chamado de mini. Já os tons pastéis se focam principalmente no azul, e as franjas chegam como um toque final que traz textura e estilo.
Inverno
Existe aquele ditado popular que diz que no inverno as pessoas ficam mais elegantes. Se depender das tendências de 2024, ele se manterá verdadeiro! Couro, texturas felpudas e roupas bem quentinhas que protegem o corpo fazem parte do guarda-roupa para essa estação.
Primavera
A principal tendência para a primavera é o corporate core, que pode ser definido como aquelas peças que associamos ao dia a dia corporativo. Blazers e peças de alfaiataria são o principal destaque. Fora do horário comercial, elas aparecem em composições mais informais e criativas.
Outono
A meia estação também traz tendências bem delimitadas. Entre elas, está o uso de roupas mais esportivas, com o enfoque nas calças. Misturando peças do guarda-roupa a esses itens, é possível construir looks que funcionam no dia a dia e trazem conforto.
Como levar as tendências para o meu guarda-roupa?
Agora que você já sabe quais são as principais tendências para cada estação, deve estar se perguntando: como levá-las até o meu guarda-roupa? Afinal, é preciso levar em consideração que a maioria das pessoas não troca drasticamente de peças de roupa a cada ano ou estação.
Abaixo, separamos algumas dicas práticas e funcionais:
Considere sempre seu gosto pessoal
Quando uma nova tendência de moda aparece, é normal que as pessoas queiram se encaixar e logo comprem as peças que estão em alta. Antes de mais nada, é importante refletir: essa peça faz sentido com o seu gosto pessoal? Tendências vêm e vão e, quando você compra uma roupa só por conta disso, é provável que ela fique no fundo do armário.
Atenção para as cores
Cores vibrantes ou muito “diferentes” podem fazer parte da tendência de uma estação. Entretanto, é importante se lembrar de que essas peças costumam ser mais difíceis de combinar no dia a dia. Por isso, é fundamental avaliar o guarda-roupa e entender quais são as combinações possíveis antes de comprar uma roupa com a cor “diferentona”.
Seja criativo
A criatividade é o braço direito da moda! É ela que vai te ajudar a combinar tecidos, texturas e cores de maneira única. Para explorar essa criatividade, a dica é acompanhar perfis de lojas de roupa e de produtores de conteúdo de moda nas redes sociais. Assim, você terá referências e poderá adaptar de acordo com o seu estilo e as peças do seu armário.
Aposte em peças curinga
As tendências de moda tem prazo de validade para chegar ao fim. Por isso, é preciso ter cuidado com aquelas roupas que funcionam apenas por 1 ano ou menos. Para evitar que isso aconteça, a dica é apostar em peças versáteis, com cores e recortes mais atemporais. As peças “diferentonas” devem ocupar uma parte menor do armário, servindo de combinação para as peças curinga.