A Eficácia de uma Alimentação Natural
Neste conteúdo você vai saber sobre
Alimentos crus contêm mais vitaminas e minerais do que alimentos cozidos, pois o cozimento destrói muitos nutrientes. Quando os padrões nutricionais foram originalmente criados para cães e gatos, se presumia que os alimentos crus seriam usados para alimentar esses animais. No entanto, a maioria dos alimentos disponíveis no mercado são muito bem cozidos, mais do que seria feito em uma cozinha de casa, e nenhum deles é nutricionalmente equivalente ao que foi originalmente estabelecido.
Com isto quero dizer: dê preferência para alimentos crus, tanto quanto possível. Grãos e alguns vegetais terão de ser cozidos para ser digerível, mas carne, aves, peixe, leite, ovos, vegetais macios e frutas podem ser consumidos crus com grandes benefícios.
O testemunho de muitas pessoas e animais que prosperam em dietas que incluem uma abundância de legumes frescos, frutas, laticínios e outros alimentos crus é suficiente para convencer de que uma dieta de alimentos cozidos, por si só, não vai manter seus animais de estimação no topo. Além disso, a experiência prática ao longo dos anos confirma isso. Muitos animais que passaram a receber uma dieta de alimentos crus depois de comer alimentos processados, em sua maioria, se tornaram incrivelmente mais espertos e saudáveis.
Se você preferir utilizar carnes cozidas em nossas receitas
Se estiver desconfortável sobre a alimentação com a carne crua para o seu animal de estimação, sinta-se à vontade para cozinhá-las, os valores nutricionais (dados para carnes cruas) serão um pouco menores. Contudo, como as receitas excedem as exigências mínimas geralmente recomendadas para a alimentação de cães, não haverá problema, elas continuarão dentro – normalmente acima – dos padrões nutricionais recomendados. Assim, mesmo cozinhando as carnes utilizadas nas receitas, a alimentação que você estará fornecendo ao seu animal ainda será muito superior à alimentação comercial industrializada.
Estes vegetais devem ser cozidos antes de serem fornecidos
- Ervilhas
- Vagem
- Brócolis
- Couve-flor
- Abóbora
- Batatas
- Qualquer vegetal mais duro que não possa ser ralado ou dissolvido
Embora também possam ser cozidas, cenouras cruas inteiras são apreciadas por muitos cães, que gostam de mastigá-las tanto quanto os ossos. Tal exercício ajuda a manter os dentes e gengivas limpas.
Estudos realizados em gatos
Uma das fontes mais fascinantes de informações sobre a importância de alimentos crus veio do que é hoje conhecido como Pottenger Cat Studies, do Dr. Pottenger, que não apenas se propôs a estudar a nutrição dos gatos, mas ficou intrigado com as diferenças na saúde dos gatos que ele estava usando em estudos experimentais.
Ele fez uma série de comparações nutricionais, por várias gerações, alimentando um grupo de gatos com comida completamente crua (carne, ossos, leite e óleo de fígado de bacalhau). Outros grupos de gatos foram alimentados com os mesmos alimentos, porém desnaturados.
O que ele descobriu é de importância definitiva para quem quer manter um animal de estimação verdadeiramente saudável:
- Gatos na dieta totalmente crua foram completamente saudáveis, não precisando de atenção veterinária.
- Quanto mais a comida foi desnaturada, menos saudáveis foram os gatos que as comeram.
- Os problemas de saúde nos gatos experimentais sob dieta desnaturada eram notavelmente semelhantes como aqueles comumente visto atualmente em gatos: problemas da dentes e gengivas, inflamações da bexiga, doenças de pele, e assim por diante.
- Durante um período de três gerações, os gatos na dieta de alimentos desnaturados continuaram a definhar, até que já não conseguiam mais se reproduzir com a idade.
- Quando os gatos foram colocados de volta em uma dieta de alimentos crus, levou três gerações para os animais se recuperarem totalmente dos efeitos da dieta desnaturada.
Os alimentos são tão complexos que ainda há muito que não entendemos sobre eles. Os pesquisadores descobriram, por exemplo, que gatos requerem uma fonte dietética de taurina, um aminoácido que muitos mamíferos, incluindo seres humanos, pode produzir em seus próprios corpos a partir da proteína ingerida com os alimentos.
Os gatos não conseguem fazer isso, e assim, devem obtê-lo já pronta por outros animais na sua alimentação.
A taurina, encontrada apenas em tecidos animais, é em grande parte destruída pelo cozimento. Um estudo descobriu que uma média de 52% da taurina em carnes cruas é perdida através do cozimento. Como resultado do processamento, muitos alimentos comerciais para gatos têm baixos níveis de taurina.
Agora ele é adicionado aos alimentos para gato como suplemento. (Quando a carne é fornecida crua como recomendado, os cálculos mostram que as receitas contêm taurina em quantidades comparáveis aos encontrados na dieta selvagem).
Eu me pergunto o que mais os pesquisadores ainda não descobriram?
O que mais está faltando numa dieta de alimentos altamente processados?
O que mais será adicionado a fim de suprir outra falha nestes alimentos que se dizem completos por serem cientificamente formulados?