Pets e Animais

Cão acima do peso, saiba mais sobre dieta para cachorro

Ads 02

Assim como precisamos cuidar de nossa saúde quando estamos acima do peso, nossos amigos caninos também precisam de cuidados quando o assunto é obesidade, e de olho nisso, resolvemos escrever esse artigo sobre dieta para cachorro.  Sabe-se que a obesidade canina está cada vez mais comum em nossos cachorros, e muitas vezes gostamos tanto de nossos peludos que não percebemos que ele está com esse problema. Para auxiliar você que é dono de um cachorro obeso e, que precisa urgentemente que ele perca peso com saúde, saiba que a melhor das alternativas, é uma dieta para cachorro própria para emagrecer o pet.

Cão acima do peso – Saiba mais sobre Dieta para cachorro

Muitos donos de animais de estimação, sofrem com a obesidade de seus cães, quando se tem um animal acima do peso, e é ele quem principalmente sofre os efeitos negativos nessa situação. O fato é que, como o cachorro é um dos animais mais humanizados, em termos domésticos, do que outros animais, a tendência é que eles participem ativamente, ainda que sem aprovação do veterinário, da alimentação humana toda vez em que a família se senta à mesa.

É isso que precisamos mudar, muito embora, nós e você saibamos que não é algo muito fácil, já que ficam com aquele olhar fixo na nossa comida, e quem não se derrete com isso? é quase impossível fingir que não estamos vendo, e é assim, que eles acabam conseguindo o que querem, pois sabem que a comida que a família come é muito mais saborosa.

Saiba mais >>   Como cuidar de um gato recém-nascido

Como identificar se o meu cão está obeso?

Ads 03

Bom, a primeira coisa que você deve fazer é procurar um veterinário, se você estiver supondo que o seu amigão está acima do peso, e precisa de uma dieta para cachorro apropriada para emagrecimento, esse já é um ótimo passo, então não perca tempo e busque informações a respeito o mais rápido possível.

Constatado, pelo veterinário, que o animal está obeso, ou ainda, ele pode associar a alguma doença que pode ter levado o cachorro a obesidade, então diante dessas respostas, com certeza vai te dizer que o cão pode ter sofrido uma superalimentação à base de gordura, e se for outra coisa, averiguar a raiz do problema e assim iniciar os tratamentos adequados.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

De uma forma mais visual e geral, pode-se dizer que o cão está obeso quando percebemos que para aquela raça, para estrutura física e para a idade canina ao ser tocado, apresenta uma camada adiposa excessiva, ou mesmo quando ele apresenta um cansaço mais intenso ao correr e brincar, demonstrando dificuldades para esses tipos de exercícios.

Meu cão come muito, o que eu faço?

Ads 04

O seu cão come muito? O que você acha que pode ter levado a isso? Será que você não deu ração além, quando ele era menor? Ou será que continua dando a mesma quantidade de alimento da época em que ele era filhote? Lembre-se um cão adulto não precisa da mesma quantidade de comida que um filhote.

Quando o cão está em processo de desenvolvimento orgânico e físico, é muito natural o ato de dar mais comida a eles, afinal, precisam de proteínas e calorias suficientes para o crescimento saudável, e é nessa fase que eles mais consomem energia e precisam comer muito mais.

Saiba mais >>   Festas de fim de ano: cuidado com o seu pet

E assim como existe a fase do desmame para a fase da ração, também existe a mudança da fase em que a quantidade da ração é diminuída quando entram na fase adulta, então precisa saber qual a quantidade de alimentos que deve ser dado ao seu Pet, caso contrário, ele pode ficar bem acima do peso.

Qual dieta para cachorro devo seguir?

Ads 05

Para manter-se saudável e bem alimentado, o seu cão, não precisa nada além do que a ração que você já pode dar ou se for comida natural é muito melhor, pois ela é uma fonte segura e eficaz no que se refere à quantidade de proteínas e calorias necessárias para uma vida ativa.

Além de uma alimentação saudável você também deve promover certas ações:

  • Leve o seu cão para caminhar em média 30 minutos por dia;
  • Compre brinquedos para ele que estimulem a atividade, como por exemplo, as bolinhas. Assim, você faz com que brincando ele possa perder peso;
  • Canse-o para que beba muita água;
  • Leva-lo em algum lugar para ele brincar de buscar objetos lançados longe.
  • Trocar os petiscos industrializados por frutas frescas por exemplo, claro excluindo aquelas frutas que são proibidas**** link frutas para caes

Dica de dieta para cachorro

Fracione a medida da comida diária, em porções relacionadas ao peso que o animal deveria ter e não ao peso que ele tem, esta informação está sempre no verso do pacote de ração em uma tabela (peso x quantidade diária). Caso você o alimente com comida natural que é a melhor opção, peça ao veterinário que te oriente qual a quantidade e quantas vezes ele deve ser alimentado. Com isso, ele vai comer a quantidade suficiente para deixá-lo nutrido e conseguirá manter o peso.

Meu cão está obeso, mas não come muito. O que eu faço?

Você já constatou que o seu cão está obeso, mas sabe que não está diretamente relacionado à questão da quantidade de comida que ele se alimenta. O ideal é que sempre procure um veterinário, especialmente, nesses casos mais sérios, uma vez que a obesidade canina, pode ajudar desenvolver doenças que podem ser totalmente evitadas, quando se segue orientações corretas.  Veja abaixo algumas dessas doenças:

  • Doença articular degenerativa, cães de porte grande e obeso, um problema sério que causa dor e incomodo ao andar, eles podem ficar mancando;
  • Diabete canina, essa é uma doença que atinge o metabolismo e o sistema endócrino do cachorro e que precisa de um tratamento duradouro;
  • Outro problema sério que a obesidade traz, são os respiratórios, por causa do acumulo de gordura os pulmões passam a ter menos espaço para se expandir, e isso faz o cão ficar ofegante e muito cansado, ainda que esteja sem fazer exercícios físicos.
Saiba mais >>   VetCast Qualittas aborda as novidades do universo veterinário e a evolução da profissão em cada especialidade

Castrar engorda o cachorro?

Algumas pessoas entendem que a castração pode fazer com que o seu Pet fique obeso, mas na verdade, castrar o cachorro é um procedimento para o Pet não reproduzir, e além disso ter mais qualidade de vida. O fato é que, a cirurgia de castração não engorda o cãozinho, desde que, o dono consiga manter a alimentação dele conforme a quantidade que seu tipo e tamanho requer, sempre seguindo as dicas do veterinário que é o profissional capacitado para isso.

Fica claro, que castrar seu amigo peludo não vai deixá-lo acima do peso, o que acontece é que aumenta o apetite dele. Entretanto, este apetite pode ser controlado pelo dono, como já citamos. Você já sabe que pode dividir em porções menores a refeição diária do seu cão, então, você não tem que ceder às vontades do cão, visando o bem dele.

Conclusão

É muito importante ficar de olho na alimentação do seu cachorro e junto ao veterinário descobrir qual a melhor dieta para cachorro. Deixamos aqui algumas sugestões para você realizar a alimentação diária, fracionando ao longo do dia essa refeição, fazendo caminhadas em média 30 minutos por dia e estimulando a brincadeira com objetos que o deixem ativo, agora é só testar e ver se o seu amigo se adaptará a rotina e diminuirá o peso.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]