Atrações culturais do Rio de Janeiro: onde encontrar arte, música e história
Neste conteúdo você vai saber sobre
Separamos dicas essenciais para quem quer aproveitar a Cidade Maravilhosa
Palco de grandes momentos históricos e tema de canções que fazem parte da cultura brasileira, a Cidade Maravilhosa encanta a todos. Quem pensa em visitar o Rio de Janeiro deve saber que a metrópole vai muito além dos pontos turísticos famosos em todo o mundo: a cidade reserva arte, história, música e lugares apaixonantes para todos os gostos.
De acordo com a Embratur, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, 4 milhões de turistas internacionais entraram no Brasil de janeiro a julho de 2024, o que representa um acréscimo de 10,4% se comparado à mesma época do ano anterior.
O Rio de Janeiro recebeu 868,3 mil desses visitantes, ficando atrás apenas de São Paulo, que foi visitado por 1,2 milhão de turistas estrangeiros. A Cidade Maravilhosa também se destacou como o destino turístico mais procurado por brasileiros nas redes no ano passado, segundo levantamento divulgado pelo Google, seguido por São Paulo e Porto Seguro.
O que podemos encontrar no Rio de Janeiro?
Nos últimos dez anos, grandes eventos internacionais de música e esportes foram realizados na cidade. Com isso, a metrópole recebeu melhorias no sistema de transporte público, com a instalação de novos modais de mobilidade urbana, como o BRT (Bus Rapid Transit) e VLT (veículo leve sobre trilhos), que foram integrados à rede de metrô e ônibus, além da aquisição da frota de coletivos modernos, com ar-condicionado.
A cidade tem se transformado e melhorado gradativamente, posicionando-se em rankings internacionais de viagens e turismo graças à população receptiva, às belezas naturais, aos prédios históricos e à gastronomia diversificada.
Subir o Bondinho do Pão de Açúcar, conhecer o Cristo Redentor e tirar uma foto na Escadaria Selarón são algumas das experiências mais comuns que os turistas buscam no Rio. Mas quais as vivências tipicamente cariocas podem ser encontradas no destino? Muito além da praia de Copacabana, a capital fluminense reserva atrações únicas para o turista que vem conhecer a cidade.
Arte em toda parte
O Rio de Janeiro respira arte. Museu Histórico Nacional, Museu de Arte Moderna do Rio, Parque Lage, Museu Nacional de Belas Artes, Forte de Copacabana, Caixa Cultural, Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB e Instituto Moreira Salles – IMS são algumas das atrações mais importantes na cidade.
Já a Praça Mauá, revitalizada, está localizada na região portuária, zona central da cidade, que agora abriga uma série de pontos turísticos marcantes, como o Museu do Amanhã, AquaRio, Boulevard Olímpico, Museu de Arte do Rio – MAR e a Roda Gigante.
Gastronomia premiada
Esse lugar maravilhoso é igualmente conhecido pela culinária majestosa e de dar muita água na boca. Existem pratos típicos que são a cara do Rio, como é o caso do Filé à Oswaldo Aranha (acompanhado de feijão-preto, claro), picadinho à moda carioca, bolinho de bacalhau e caldeirada de frutos do mar.
O cachorro-quente é uma atração à parte. Na receita fluminense, pode levar milho, ervilha, cenoura, beterraba e, até mesmo, ovo de codorna (tudo isso sem prensar). Vale a pena provar! Além disso, existem as bebidas famosas neste destino, como o refrigerante Mineirinho e o guaraná natural Guaravita, além do mate com limão, vendido nas praias, imprescindíveis para quem visita esse paraíso de cidade.
Experiências tipicamente da cidade que todo turista deveria experimentar
- Tomar uma cerveja na mureta da Urca;
- Ir até a pedra do Arpoador para assistir ao simplesmente incrível pôr do sol;
- Tomar um café na Confeitaria Colombo;
- Experimentar um drink no Boteco Belmonte;
- Aproveitar um samba na Pedra do Sal;
- Conhecer a feirinha da Praça São Salvador;
- Visitar a Cobal do Humaitá;
- Caminhar na Lagoa Rodrigo de Freitas e pelo Aterro do Flamengo;
- Fazer uma trilha e tomar banho de cachoeira na Floresta da Tijuca;
- Assistir a um ensaio de escola de samba.