Empreendedorismo, Negócios e Economia

Business intelligence: o que é e como aplicar

Ads 02

Apesar de ter uma prática que não é relativamente nova, o business intelligence surfou na onda das possibilidades tecnológicas e trouxe um novo viés de tomada de decisões para empresas, agregando maior assertividade e coerência dentro dos investimentos realizados.

Para entendermos seu conceito e principalmente sua forma de atuação e vantagem dentro de, por exemplo, uma empresa de automação industrial, é preciso olhar para a potência dos dados.

Isso porque, nos últimos anos, a quantidade de dados dispostos diante de empresas veio trazendo um novo olhar, mas também uma nova forma de atuar dentro das companhias, principalmente em questão da análise de informações que venham a ser interessantes.

Ads 03

É o caso das redes sociais, por exemplo, que cada vez mais conseguem filtrar informações sobre os clientes de, por exemplo, uma empresa de administradora predial da melhor forma possível.

Essa fonte, juntamente a tantas outras possibilitadas pela popularização e acessibilidade de tecnologias, facilitou o trabalho dentro das empresas, que antes navegavam suas decisões no escuro, mas hoje conseguem ter maior certeza sempre que um passo é dado.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

A seguir vamos entender um pouco mais sobre o B.I, como também é conhecido, sabendo os pontos positivos dessa tecnologia empresarial, as funções de um profissional da área e dicas para começar a utilizar essa inteligência na sua fábrica de arruelas ou outra empresa.

Business intelligence e seu funcionamento

Ads 04

O Business Intelligence (B.I) nada mais é do que uma inteligência corporativa, uma forma de trabalho onde os dados são determinados como guias das tomadas de decisões. Porém, podemos ir além, apresentando a análise e localização de fontes como prioridade.

Essa técnica de análise de dados, ainda que popular nos últimos tempos, sempre foi uma realidade em muitas empresas, especialmente na verificação de números e resultados.

Saiba mais >>   5 maneiras de fazer Marketing para o seu escritório de advocacia em 2022

E ainda que sempre tenha sido bem posicionada dentro do mercado, essa verificação e recolhimento de informações por meio de dados se tornou muito mais concreta nos últimos anos, com a possibilidade de análise em longas fontes, dentro de inúmeras ferramentas.

Ads 05

Por exemplo, um profissional de B.I em uma empresa de transporte executivo pode ter como objetivo verificar se as ações de marketing estão sendo de fato positivas.

Para isso, ele vai começar a fazer um levantamento, seguido de verificação e análise, de alguns pontos de obtenção de dados que a empresa tem à disposição, como:

  • Redes sociais;
  • Número de vendas;
  • Dados sobre a concorrência;
  • Informações sobre o mercado;
  • Pesquisa com o cliente.

A partir da obtenção desses resultados, e dentro de uma verificação criteriosa, os tomadores de decisões da empresa conseguem determinar melhores e maiores ações internas e externas, provendo uma certificação própria dos passos a serem dados.

As principais funções que um profissional de B.I

Em meio a isso, podemos citar algumas das principais funções de um profissional de B.I nos dias de hoje, entendendo mais sobre os procedimentos e também preocupações na hora de propor movimentações para a empresa em que trabalha. São elas:

  1. Avaliação de necessidades

A avaliação das necessidades da empresa são determinantes para a pontuação dos caminhos empresariais a serem seguidos, entendendo de fato o que é ou não importante para a corporação alcançar um crescimento.

  1. Coleta de dados

A coleta de dados, por meio das fontes que melhor conversam com o objetivo da empresa, são parte essencial dentro do B.I, e geralmente podem ser feitas a partir de levantamentos ou auxílio de tecnologias e fontes específicas, como uma grande base de dados pública.

  1. Tratamento dos dados

Dentro do tratamento ocorre uma limpeza e também entendimento do que vale ou não, em questão dos dados. Além disso, é possível prover uma grande organização para que os resultados sejam bem estruturados e melhor visualizados pelo profissional de B.I.

  1. Análise das informações obtidas

Após o tratamento de dados, chega a hora da análise, que é o momento onde de fato o profissional vai entender o que levar de retorno a uma empresa de manutenção de equipamentos industriais, em relação às ações a serem tomadas.

  1. Verificação dos investimentos

Muitas vezes a resolução das tarefas dentro do B.I tem impacto nos investimentos, que são feitos, em alguns casos, de forma livre, e precisam de uma constatação de dados para serem de fato validados. É um momento de análise de gastos e correção deles.

  1. Entendimento sobre a concorrência

O entendimento sobre a concorrência é tão importante quanto a análise de dados de clientes ou da própria empresa, pois vai guiar o negócio de, por exemplo, empresas de organização de eventos à melhor atuação diante de uma empresa do mesmo segmento.

  1. Pontuação das tendências

As tendências também são pontos a serem avaliados e colocados em destaque dentro das principais soluções levantadas pelo profissional de B.I, pois de fato fazem uma adequação para os novos tempos, mantendo sempre a empresa atualizada.

  1. Disposição de decisões e monitoramento

Por fim, com todos os dados bem determinados e as possíveis decisões já alinhadas para repasse à empresa, o ideal é colocá-las em prática dentro de um contínuo monitoramento, essencial para a validação das mudanças e do próprio trabalho realizado.

Saiba mais >>   Inclusão financeira: como a tecnologia está mudando a vida dos desbancarizados no Brasil

Os principais pontos positivos do B.I

Entendendo melhor o que é de fato o B.I e como ele funciona, em especial como acontece a verificação e análise de dados dispostas para empresas de transporte de carga, é possível verificar que, em primeiro lugar, o essencial da técnica são as melhores soluções.

Esse ponto pode ser especial dentro de uma tomada de decisões importantes da corporação, como um grande investimento ou uma movimentação de posicionamento.

Além disso, consegue atingir facilmente melhores resultados, podendo até mesmo aumentar os resultados e fazer com que o retorno sobre o investimento seja cada vez mais em conta, validando a empresa diante de suas principais decisões.

Em seguida, podemos dizer que a diminuição de custos passa a ser uma realidade cada vez mais frequente, tendo em vista a tamanha preocupação em passos baseados.

Ou seja, dentro de uma empresa de instalação de PABX, um pagamento constante de distribuição de produtos em ponto físico pode ser retirado, por meio do entendimento que as vendas por meio de lojas online valem muito mais a pena para a companhia.

Saiba mais >>   Quais as melhores lojas para comprar roupas pela internet?

Outro ponto é a produtividade interna. Afinal, quase todas as movimentações dentro de uma empresa focam em um objetivo, e quando tudo é melhor determinado e verificado, principalmente em relação às estratégias, melhor se torna o trabalho internamente.

Dicas para começar a aplicar business intelligence

Muito se fala sobre as principais estratégias para empresas que estão começando a utilizar o business intelligence dentro de uma empresa. Para isso, separamos algumas que podem ser essenciais, e talvez determinantes para um melhor resultado. Confira:

Ter sempre o foco no propósito

Como já dissemos acima, sem o foco nos seus propósitos quase nada pode ser feito para trazer bons resultados, isso porque o ponto será essencial para dentro da análise em si. Por isso, lembre-se sempre de focar no que importa, deixando o resto de canto nesse momento.

Estudar fortemente o mercado e o cliente

Sem uma análise profunda sobre o mercado e o cliente, bem como o caso da sua empresa, é quase impossível existirem bons resultados relacionados à análise de dados.

Isso porque todas as características que compõem seu negócio como um todo, inclusive pontos de concorrência e o público-alvo, serão determinantes para cada uma de suas decisões. Por isso, o melhor a fazer é sempre atender com extrema força esses pontos. 

Definir uma equipe estrita para B.I

A definição de uma equipe especializada em B.I poderá trazer não apenas uma melhor vantagem dentro dos resultados a serem realizados, mas também a certeza de uma produtividade elevada dentro da empresa.

É importante lembrar que a análise de dados é um processo metódico e altamente cuidadoso, o que requer uma preocupação e um foco determinado.

Definir métricas para análises

As métricas são bases de análise, voltadas para a verificação de um dado, que pode ser positivo ou negativo. Sem um parâmetro, tanto por meio de históricos quanto de focos da empresa, fica quase impossível de trazer decisões que de fato sejam reais.

Considerações finais 

Não existem dúvidas de que o B.I seja uma das principais frentes de trabalho nos últimos tempos, importantíssimo para empresas que têm como foco um trabalho baseado em dados concretos, por meio de uma análise focada e sincera.

Dessa forma, qualquer tipo de negócio que se baseia dentro desses resultados pode ter acesso a melhores resultados, mas também uma melhoria interna de processos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]