Empreendedorismo, Negócios e EconomiaGames e Tecnologia

Marca no Instagram: como posicioná-la melhor para alcançar o topo?

Ads 02

Transmitir uma boa imagem da marca no Instagram não é apenas uma opção, mas sim uma necessidade para aumentar sua visibilidade no mercado. Isso porque, a rede social é uma das melhores vitrines do momento.

Segundo uma pesquisa do Opinion Box, o Brasil é o 2° país em número de usuários no Instagram ― só fica atrás dos Estados Unidos. São cerca de 99 milhões de brasileiros que usam a plataforma quase todos os dias.

Para profissionais e empresas, o aplicativo representa uma ótima oportunidade para promover sua marca e soluções. Até porque, o Instagram tem características e funcionalidades que favorecem ações comerciais.

Ads 03

Especialmente, quando se trata de humanizar a marca. Ou seja, deixá-la cada vez mais próxima do público. É possível construir uma boa personalidade e formar ótimas opiniões na rede social, por exemplo.

Ainda assim, poucos sabem como posicionar uma marca no Instagram corretamente. Por isso, vamos te dar 7 dicas valiosas para promovê-la com eficiência e alcançar o topo da plataforma. Acompanhe!

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

7 dicas para posicionar melhor sua marca e alcançar o topo no Instagram

1. Não venda, se relacione

Parece contra intuitivo, mas, em um primeiro momento, vender não deve ser o principal objetivo da marca no Instagram. Todo o esforço deve ser direcionado a criar um relacionamento com o público.

Saiba mais >>   Aluguel e condomínio vão subir. E agora?
Ads 04

Venda é confiança. Dessa forma, as atividades do seu perfil profissional ou empresarial precisam ser voltadas apenas para aproximar os consumidores da marca. Primeiro, você constrói a audiência. Depois, você a monetiza.

Algumas marcas até optam por ser excessivamente promocionais logo de cara, isto é, divulgam produtos ou serviços de imediato. Contudo, na maioria das vezes, a prática afasta o público ao invés de trazê-lo para perto.

2. Organize o perfil

Geralmente, a primeira coisa que os usuários fazem quando entram em um perfil novo no Instagram é reparar em sua organização. Ou seja, foto principal, biografia, link e destaques.

Ads 05

Por isso, gaste tempo para caprichar em todos esses detalhes do cartão de visitas da marca na rede social. Use uma imagem em alta definição para representá-la, por exemplo.

Assim também, crie uma bio informativa, objetiva e impactante. Aproveite bem os caracteres para resumir a atividade da marca na plataforma e convencer o público a segui-lo.

Da mesma forma, disponibilize uma árvore de links que apresenta outras possibilidades para seguidores engajados, a exemplo de newsletter ou e-book grátis.

Enfim, defina uma sequência de destaques que demonstre o porquê consumidores devem acompanhá-lo. Provas sociais costumam funcionar muito bem na funcionalidade.

3. Desenvolver uma boa identidade visual

Desde o lançamento, o Instagram é uma plataforma essencialmente visual. Tudo gira em torno da capacidade atrativa do aplicativo. Com isso, você precisa explorar bem a característica para se posicionar com eficiência.

Em outras palavras, você tem que desenvolver uma boa identidade visual na rede social. Cuidadosamente, escolha cores, tipografia e elementos de design padronizados que considerem três coisas:

  • qualidade;
  • personalidade da marca;
  • necessidade dos consumidores.
Saiba mais >>   Qual é o melhor teste de velocidade? Teste a sua internet

Desse modo, a marca será cada vez mais reconhecível para o público. Quando ver alguma publicação no Feed, por exemplo, rapidamente um seguidor vai lembrar de você ou da empresa.

4. Use o mesmo tom de voz nas publicações

Além de padronizar o visual da marca no Instagram, use o mesmo tom de voz em todos os conteúdos compartilhados. Quanto menos você alterar o estilo de comunicação, melhor.

Lembre-se: você não está falando para todos na rede social. O objetivo é chamar a atenção de um grupo específico somente. Pessoas com dores e desejos semelhantes.

Em função disso, escolha um tom de voz e o siga consistemente. Profissional, informal, humorístico, não importa. Não mudar o estilo é o que faz a personalidade da marca ganhar força.

5. Crie conexões no Feed

No Instagram, cada formato de publicação serve para uma fase do relacionamento com o público. Nesse sentido, as marcas devem explorá-las estrategicamente para alcançar o topo.

Em conteúdos de Feed, o foco é apenas um: estabelecer conexões com os seguidores. Com isso, os posts precisam ser um espaço de aprendizado básico e interações frequentes.

Por exemplo, fale sobre dúvidas e curiosidades comuns nos posts. Então, interaja com o máximo de pessoas possível nos comentários. É o suficiente para começar a criar uma comunidade engajada em torno da marca.

6. Fortaleça os laços no Stories

O engajamento dos seguidores, porém, acontece mesmo no Stories. Diferente do Feed, as publicações na funcionalidade são espontâneas, isto é, não demandam tanto planejamento.

Saiba mais >>   Quer Ter um Restaurante de Sucesso? Então Siga Essas Dicas!

Dessa maneira, é o lugar ideal para compartilhar bastidores, conteúdos mais densos e atualizações, por exemplo. O que cria uma sensação de proximidade muito maior entre marca e seguidores no Stories.

Para efeito de comparação, é como se ambos estivessem em uma mesa conversando sobre determinado assunto. Indo direto ao ponto. Sem qualquer rodeio.

Além disso, o Stories tem diversos recursos interativos, como caixinhas de perguntas, enquetes e links. São ferramentas que, se bem usadas, incentivam o público a participar ativamente dos posts.

7. Viralize no Reels

Para aumentar a visibilidade da marca e levá-la ao topo no Instagram, o Reels é um dos melhores aliados possíveis. Sobretudo, porque o formato de vídeos curtos tem um alcance extraordinário.

O algoritmo da rede social entrega muito mais conteúdos de Reels em comparação a Feed e Stories, por exemplo. Uma vez que, são conteúdos fáceis de consumir e estão em alta na plataforma.

Portanto, crie Reels continuamente a fim de viralizar a mensagem da marca. Um único vídeo curto de sucesso é capaz de colocar em um outro nível de relevância no mercado.

Conclusão

Em resumo, posicionar sua marca no Instagram é indispensável. A rede social é uma excelente vitrine para divulgar sua proposta. No entanto, é preciso seguir as boas práticas para conquistar resultados expressivos.

Organizar o perfil, desenvolver uma boa identidade visual, usar o mesmo tom de voz. Enfim, essas e outras dicas são a espinha dorsal que levam sua marca ao sucesso na plataforma.

São táticas para atrair e conseguir seguidores reais e brasileiros. Assim como, engajá-los nas publicações e convencê-los pouco a pouco a comprar seus produtos ou serviços.
Agora, para alcançar o topo, a melhor estratégia com certeza é comprar visualizações Reels. Em pouco tempo, você expõe a marca para um número elevado de usuários e alcança retornos surpreendentes.

Ads 06