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Celebridades empreendedoras que investem em um futuro mais verde

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Linhas de produtos conversam com gerações mais novas e inovam na sustentabilidade

Nos últimos anos, diversas mudanças na forma de consumo das pessoas exigiram das marcas um novo posicionamento em seus produtos. Desde tênis sustentáveis, fabricados com material reaproveitado, até linhas de maquiagem sem testes em animais e com ingredientes naturais, a indústria transformou seu modo de produção.

Se estamos na era dos influenciadores digitais, não tem como negar que essas pessoas impactam diretamente a indústria e em como seus seguidores consomem. A prova disso é o surgimento de marcas como Fenty Beauty, da Rihanna, Poosh, de Kourtney Kardashian e Rare Beauty, de Selena Gomez.

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Mas como algumas dessas celebridades, famosas apenas por sua beleza, estão relacionadas com empresas e produtos de pautas sustentáveis? Confira neste artigo essas e outras questões, entendendo melhor como o mercado vem mudando suas estratégias ao longo do tempo, dialogando diretamente com as novas gerações. 

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Afinal, o que é sustentabilidade?

O termo ficou muito em alta nos últimos anos, especialmente no universo da moda e da beleza. Quando falamos que determinada marca ou produto é sustentável, significa que ela parte de ações que minimizem os efeitos da cadeia de produção no planeta ou compense esse dano em ações sociais. 

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Um exemplo disso são marcas que reutilizam sobras de tecidos e matéria-prima, que antes seriam descartados no meio ambiente. Outro exemplo é a priorização de tingimentos naturais, reduzindo os níveis de poluição de lençóis freáticos e esgoto por corantes químicos. 

Celebridades cada vez mais em prol das green labels

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Não é de hoje que vemos pessoas famosas promovendo causas relacionadas ao meio ambiente, ao veganismo e à sustentabilidade. Exemplo disso é a designer Stella McCartney, conhecida pelo seu ativismo vegano e por suas diversas pesquisas aplicadas na produção de produtos da grife de mesmo nome. 

Porém, atualmente, muitas celebridades que não necessariamente estão diretamente associadas ao mundo da moda ou produtos de beleza emprestam seus nomes para marcas com esse propósito. O exemplo mais conhecido talvez seja a cantora e empresária Rihanna. 

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Fundada em 2017, a Fenty Beauty introduziu ao mercado uma linha de bases com 50 tons, algo nunca visto antes. Atrelado a isso, as embalagens podiam ser reutilizadas, funcionando no sistema de refil. Isso reduz a quantidade de embalagens descartadas, o que agrega valor à marca em termos de sustentabilidade. 

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Porém, vários outros nomes tiveram iniciativas de abrir suas próprias marcas ou colaborar com empresas já existentes. O mercado de produtos sustentáveis cresce cada vez mais, e o que antes era um nicho de consumidores, hoje se tornou uma das principais parcelas de rentabilidade das marcas, que tem muito a ganhar investindo em tecnologia e novos materiais. 

Bem Glô, da Glória Pires

A atriz global e mãe da cantora e também atriz, Cleo, investiu em uma proposta bem contemporânea. O coletivo reúne marcas com propósito sustentável, que combina espaço físico e loja online, no Rio de Janeiro. Os produtos são direcionados para casa e decoração, bem-estar, moda e gastronomia.

Goop, da Gwyneth Paltrow

Fundada em 2008, a Goop é uma das marcas green label mais bem avaliadas no mercado atualmente. Os produtos associados ao lifestyle da marca incluem roupas, cosméticos produzidos com ingredientes naturais, colchões e acessórios íntimos. As linhas de produtos se atrelam a um universo de conteúdo, como um podcast produzido pela atriz.

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Rare Beauty, da Selena Gomez

A cantora, atriz, apresentadora e empresária Selena Gomez também deu um passo em direção aos produtos sustentáveis. Sua linha de maquiagens, a Rare Beauty, chegou ao Brasil recentemente, e traz em seu DNA o mix de qualidade e consumo consciente. Parte disso está no programa TerraCycle, que permite a reciclagem das embalagens produzidas pela marca.

Pinga, de Catharina Tamborindeguy

A Pinga é uma multimarca de origem nacional, que aposta na moda autoral como principal pilar da sustentabilidade da marca. O foco é dar visibilidade a designers do nordeste brasileiro, com muitos materiais de origem natural, trabalhados à mão e atrelados ao slow fashion.

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