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Chatbot é um dos recursos mais utilizado pelas empresas para manter um bom relacionamento com os clientes

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A rede SmartComm registrou um aumento de 60% na procura pelo serviço de autoatendimento

O crescimento do uso de chatbots com o auxílio de Inteligência Artificial se converteu em um movimento acelerado de uma transformação digital que está ocorrendo no mundo inteiro.

Em dados apresentados pela Mobile Time/Opinion Box no estudo “Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2021”, apontou que o número de chatbots criados dobrou no ano passado. Em 2021 foram criados 201,6 mil novos bots, sendo que em 2020 foram 101 mil novos bots.

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Ainda conforme os dados do estudo, o tráfego mensal de mensagens trocadas entre os bots e as pessoas aumentou em 27%, chegando a 2,8 bilhões. Além disso, a quantidade de robôs de conversação em funcionamento no Brasil também dobrou, que foi de 24 mil em 2020, para 47 mil em 2021.

A pesquisa da MarketsandMarkets destaca que até 2024, a projeção é de que o mercado de bots inteligentes alcance um crescimento de até 30% a cada ano.

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De acordo com o CEO da SmartComm – primeira rede brasileira especializada em comunicação inteligente no Brasil – Anderson Lucila, esse recurso permite que a identidade da empresa esteja sempre presente em qualquer atendimento sem a intervenção humana. “Esse autoatendimento otimiza e facilita o tempo, com isso, a tendência é um aumento bastante expressivo e a curto prazo.”

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Procura pelo serviço aumenta

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Entre os produtos comercializados pela SmartComm está o chatbot, que atualmente é um dos serviços mais solicitados pelos clientes.

“A cada 10 solicitações de orçamentos que temos, 60% são para os serviços de autoatendimento. Além disso, notamos um aumento na procura por esse recurso também na casa dos 60%”, detalha Anderson.

O estudo da Mobile Time/Opinion Box revelou que 21% dos bots criados no Brasil no ano passado eram destinados ao setor varejista. Na sequência vem o setor financeiro com 17% dos chatbots em funcionamento.

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“A maior procura pelo chatbot na nossa franquia é por grandes empresas, porém sem um segmento específico, sendo de diversas áreas”, comenta o CEO da SmartComm.

WhatsApp é o principal aplicativo

O WhatsApp é um dos canais de comunicação mais comum no mundo e em 2020 o mensageiro se consolidou entre as empresas e clientes como um dos principais meios para se comunicar.

O estudo “Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2021” destaca que 49% dos bots criados no país atuam no aplicativo de mensagem.

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Com isso, uma das tecnologias utilizadas pela SmartComm é justamente voltada para o aplicativo. “O sistema que utilizamos permite que o cliente entre em contato, seja via WhatsApp ou também por outras redes sociais. Todos os atendimentos são direcionados para o mesmo canal fazendo com que tenha uma centralização e gerenciamento desses contatos”, salienta Lucila.

Segundo a pesquisa da Infobip, denominada “Navegando na experiência do cliente pós-pandemia”, de 1.235 consumidores, um a cada quatro (25%) responderam dizendo que já utilizaram chatbots para atendimento em bancos, lojas ou e-commerce. Desses que afirmaram utilizar o recurso, 69% contam que a experiência de atendimento ao cliente foi excelente ou muito boa.

Inteligência Artificial e chatbot

Os chatbots com a ajuda da Inteligência Artificial possuem a capacidade de responder a perguntas de natureza vaga, além de entender o surgimento da consulta com a ajuda do processamento de linguagem natural e retornam os questionamentos criando respostas do zero.

Essas soluções podem compreender lentamente os diferentes tipos de consultas conforme a análise das interações humanas ao longo do tempo, com isso, elas começam a criar respostas que estejam de acordo. Esse recurso é extremamente útil em situações em que há muitas consultas por parte dos clientes.

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O CEO da SmartComm afirma que a tecnologia da rede possibilita não só o atendimento via robô, mas o transbordo para o atendimento humano e integração com diversos softwares. “Um bom exemplo sobre isso é quando uma empresa deseja negociar cobrança e quer possibilitar o link direto para a geração de boletos com valores atualizados.”

Vantagens

Otimização de tempo, agilidade no atendimento, gerenciamento dos contatos, histórico dos atendimentos e escala de atendimento, são algumas das vantagens que as empresas encontram ao contratar o serviço de chatbot.

“O atendimento operacional é facilmente resolvido através do chatbot, enquanto isso, os profissionais da empresa ficam focados no atendimento mais consultivo”, finaliza Anderson Lucila.

Sobre a SmartComm

A SmartComm é a primeira rede brasileira de franquia especializada em comunicação inteligente no Brasil com soluções e vantagens voltadas à redução de custo, otimização do processo atual das empresas, inovação e tecnologia.

Através de envios de mensagens corporativas e notificações através de SMS, WhatsApp, pesquisa de satisfação, chatbot e integração API é possível dispensar custos desnecessários, investir em soluções tecnológicas e reaproveitar as soluções existentes. A franquia solicita investimento a partir de R$ 24.999 na modalidade home office, com prazo de retorno estimado entre 10 a 12 meses. www.smartcomm.digital

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