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Descubra como a tecnologia dos ChatBots para pequenas empresas otimizam o atendimento

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A tecnologia está associada à inovação, e pode, e deve, ser implementada nos negócios, como a presença de chatbot para pequenas empresas para melhorar o atendimento ao cliente e promover uma melhor dinâmica nas equipes de trabalho.

Quando se trata de inovações tecnológicas, é possível empregar em atividades que podem ser realizadas de uma forma diferente, permitindo também o fornecimento de melhores produtos e soluções para o mercado consumidor. 

A tecnologia não é apenas essencial para os processos das marcas no dia a dia, mas também pode ajudar as empresas, que vão desde galpões de lona a indústrias de diferentes segmentos, a alcançarem o crescimento e o sucesso – principalmente quando utilizada de forma eficaz.

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As empresas bem-sucedidas não veem a tecnologia simplesmente como uma forma de automatizar processos, mas a usam para alcançar novas formas de fazer negócios.

Tecnologia para marketing digital eficaz

As empresas enxergam as diversas possibilidades e avanços que a tecnologia proporciona e, por isso mesmo, estão operando em uma era em que ter uma forte presença digital é essencial, tanto para alcançar para o sucesso quanto para se manter em evidência no mercado.

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Acredita-se que a falta de uma forte presença digital seja um fator que contribui para o fracasso de pequenas e médias empresas, sendo que metade delas podem ir à falência ainda nos primeiros cinco anos de existência. 

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Com orçamentos de marketing limitados, as pequenas e médias empresas precisam ser inteligentes sobre como utilizam todos os seus recursos, e isso inclui as tecnologias digitais.

Assim, é possível obter o máximo impacto no mercado consumidor que precisa de peças para máquina de lavar a refeições por entrega, entregando melhores resultados e fortalecendo o negócio.

Entre os elementos essenciais, o melhor é estabelecer uma estratégia de marketing digital claramente definida, incluindo objetivos, táticas e como a empresa medirá o desempenho a longo prazo.

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Muitas empresas são ativas digitalmente, mas não seguem uma estratégia clara. Isso pode levar ao desperdício de recursos e oportunidades.

Um bom site, por exemplo, será essencial para grande parte das empresas e deve receber a atenção devida para a obtenção de resultados.

Nesse sentido, estruturar uma página de qualidade não significa apenas desenvolver algo que pareça bonito.

Quando uma organização se propõe a manter um site em funcionamento, com ferramentas eficazes, como o chatbot para pequenas empresas e grandes corporações, é preciso que ele também apresente ferramentas que melhorem a experiência dos usuários.

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Por isso, a estratégia é manter:

  • Um design amigável;
  • Conteúdo relevante;
  • Site otimizado para mecanismos de pesquisa;
  • Responsivo a dispositivos móveis.

Aliás, a prática de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca, em particular, requer atenção contínua, pois fabricantes de máquinas e equipamentos industriais, entre outros tipos de negócios, dependem de plataformas de pesquisa para serem encontrados.

Além de um bom site, canais como marketing de redes sociais, e-mail marketing e PPC (Pay Per Click), que trata de anúncios pagos, podem ser extremamente eficazes quanto ao emprego de tecnologia.

As tecnologias digitais podem acelerar o crescimento dos negócios, de todas as formas.

Isso ocorre porque permite que as empresas alcancem um público mais abrangente, somando a construção de relacionamentos duradouros com os clientes para promover a fidelidade à marca.

A eficiência proposta por novas tecnologias

Desde a chegada da internet ao alcance do grande público, ainda no fim dos anos 1990, uma das primeiras funcionalidades eficientes proposta pela tecnologia, especialmente em se tratando do mundo dos negócios, foi a expansão global do e-commerce.

A partir de então, a tecnologia é parte essencial e responsável por aumentar a eficiência de sistemas, produtos e serviços, estando presente em empresa de paisagismo e jardinagem, entre outros serviços terceirizados.

Desde o rastreamento de produtos e serviços, além de agilizar processos, manter o fluxo de dados e gerenciar contatos e registros de funcionários, a tecnologia está cada vez mais inserida na rotina das pessoas.

Na verdade, essa maior eficiência na operação ajuda a reduzir custos e permite que os negócios empresariais cresçam rapidamente, levando em consideração a importância de diferentes e-commerces disponíveis na internet. 

Dessa forma, muitos elementos diferentes contribuem para a expansão comercial, principalmente no segmento digital, o que inclui fornecer um bom nível de serviço ao cliente, minimizar os custos operacionais e maximizar as receitas.

Os aplicativos baseados em nuvem geralmente são ideais para pequenas e médias empresas que utilizam atuador pneumático, por exemplo. Isso porque tendem a ter um custo inicial mais baixo e limitam o fardo do gerenciamento interno. 

Eles também podem ser usados ​​em uma variedade de dispositivos diferentes e em todos os locais em que a conexão com a Internet estiver disponível, o que ajuda a aumentar ainda mais a produtividade e a eficiência da equipe.

A chegada do chatbot para pequenas empresas

O crescimento dos negócios também depende da aquisição e retenção de clientes. Isso exige que as empresas forneçam um nível consistentemente alto de atendimento ao cliente. A tecnologia também pode ajudar nisso. 

O software de CRM (Customer Relationship Management), ou gerenciamento de relacionamento com o cliente, e o chatbot para pequenas empresas estão alcançando novos patamares de utilidade, beneficiando tanto as empresas quanto os clientes.

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Tudo gira em torno da integração, e as soluções de CRM e chatbots podem se integrar aos sistemas de comunicação empresarial para fornecer insights que ajudam a aumentar os níveis de qualidade e satisfação no atendimento ao cliente, promovendo resolução no primeiro contato.

Desse modo, os chatbots são ferramentas de autoajuda para melhorar as comunicações. 

As organizações podem usá-los para melhorar a experiência dos clientes, gerar mais vendas de porta de enrolar automática e construir um relacionamento mais profundo não só com os consumidores, mas também com fornecedores e parceiros comerciais. 

Eles permitem que seus clientes interajam facilmente com a marca, utilizando IA (Inteligência Artificial), por meio de conversas estimuladas.

Otimização com chatbot para pequenas empresas

É frustrante quando as empresas dizem a um cliente que levaria vários dias para que um problema simples pudesse ser resolvido. E na maioria das vezes, o consumidor nem recebe uma resposta, nem mesmo um e-mail automático.

Com tanta tecnologia disponível e a velocidade mais frequente de informações e nos próprios canais de comunicação – tendo em vista a rotina acelerada – os clientes desejam respostas mais imediatas, seja sobre uma consulta ou a disponibilidade de cortinas blackout

Além disso, o ideal é que as páginas e informações já estejam dispostas, tornando a navegação mais intuitiva e, quando necessário, dúvidas mais pontuais podem ser otimizadas com chats automatizados, reduzindo a espera por resposta e agilizando a compra – o que também é vantajoso para a marca que não precisa de uma grande equipe para atendimento.

Assim, apenas quando esses recursos não forem o bastante, eles podem precisar de assistência de um funcionário devidamente treinado, para um atendimento via bate-papo.

Neste cenário, uma opção interessante para atendimentos fora do horário comercial, ou mesmo assim que os visitantes acessarem a página, de modo a criar uma boa impressão, é disponibilizar uma mensagem de boas-vindas de um chatbot informando a hora exata em que profissionais estarão disponíveis para encaminhar as soluções para os problemas ou dúvidas.

Isso é especialmente válido quando a solução ainda não foi programada para o bot.

Na maioria dos casos, o bot pode encaminhar o cliente para a página de perguntas frequentes, onde ele pode encontrar dicas para ajudá-lo a resolver o problema com facilidade, ou ser programado para repassar as informações presentes na FAQ.

Engajamento a partir de chatbot empresarial

O chatbot para pequenas empresas e grandes corporações já fazem parte de estratégias de engajamento de uma marca. 

Os clientes engajados são mais propensos a avançar para o fundo do funil de vendas de maneira mais rápida. Por exemplo, em um aplicativo de mensagens, um chatbot pode iniciar uma conversa para promover uma oferta ou atualizar os clientes sobre os produtos mais recentes.

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Na conversa, o cliente pode pedir informações sobre o produto, códigos de cupom ou qualquer informação relacionada ao produto. O programa também pode oferecer ofertas interessantes que estimulem os clientes e potenciais consumidores a clicarem em um link do e-commerce.

Os chatbots facilitam muito a vida das marcas. Os clientes estão animados para se envolver com robôs, especialmente quando eles exibem algum senso de humor ou uma personalidade semelhante a um ser humano real – representando a identidade da marca.

A tecnologia permite a programação de um chatbot para pequenas empresas de forma fluida, para que a interação possa entregar respostas divertidas em relação às mensagens do cliente, tudo de forma instantânea e com um tom de voz que reflete a própria marca.

Inclusive, é possível programar processos de aprendizado, de modo que o assistente adeque as respostas e responda de forma mais personalizada aos usuários, identificando formas de interação.

Dicas para construir um chatbot envolvente

A primeira dica é que uma empresa deve sempre proporcionar aos clientes meios alternativos de comunicação, indo além dos chatbots. 

Por vezes, um usuário pode querer interagir com uma pessoa real para garantir a resolução de um problema em específico, avaliando opções de solução.

Da mesma forma, muitos clientes terão prazer em falar com um representante real quando o chatbot não estiver respondendo às perguntas conforme o esperado.

A segunda dica está em encontrar uma maneira de humanizar o chatbot, e isso é possível com a implementação de avatares, principalmente com a utilização de mascotes que permitam a adição de emoções.

A equipe responsável por essa tecnologia pode criar um personagem fictício, ou mesmo uma pessoa real, e empregar como o avatar do chatbot

Uma terceira dica é quanto ao fornecimento de opções para pessoas com algum grau de deficiência, seja auditiva, ocular ou de baixa mobilidade motora. 

Mesmo com toda a tecnologia disponível, os chatbots não são totalmente eficientes para esses casos, pois ainda estão em estágio de desenvolvimento e a integração de outras ferramentas podem ser necessárias para melhorar a experiência desses usuários.

É aconselhável criar opções de eficiência, adicionando possíveis ferramentas de acessibilidade e respostas a uma pergunta específica que o bot não entende completamente, com direcionamento calculado para atender os clientes da melhor maneira possível. 

Conclusão

Não importa se é uma empresa de pequeno, médio ou grande porte que fabrica ecobag personalizada, a tecnologia se mostra essencial para que os negócios fluam de maneira certeira para o caminho do sucesso. 

Especialmente sobre o chatbot para pequenas empresas, ele permite maior envolvimento e interação com os clientes, além de proporcionar mensagens de boas-vindas personalizadas, atendimento eficiente e melhor dinâmica nas equipes de trabalho, otimizando os resultados e promovendo experiências de qualidade, possibilitando o desenvolvimento da marca.

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