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Comunicação empresarial e marketing digital para ajudar sua empresa

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Alcançar sucesso demanda uma série de esforços e conhecimentos. A comunicação empresarial e marketing digital fazem parte desses elementos fundamentais.

Com o auxílio de uma comunicação e marketing eficientes dentro da empresa, é possível atingir o público-alvo de interesse, mantendo um bom relacionamento com todos os envolvidos na operação.

A comunicação empresarial integrada é a melhor opção. Continue lendo para encontrar novas maneiras de melhorar seus negócios partindo do âmbito interno.

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Neste texto, vamos falar sobre endomarketing e demais estratégias de marketing voltadas para a equipe do seu negócio. Acompanhe.

O que é comunicação empresarial?

Comunicação corporativa (ou comunicação empresarial) é o esforço coletivo que um negócio, como uma oficina automotiva, faz para manter a relevância da marca, ser valorizada publicamente e, claro, se comunicar com o público em geral, incluindo seus colaboradores e stakeholders.

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Isso funciona de duas maneiras. Uma delas é mais proeminente e ativa, consistindo na veiculação de campanhas e anúncios em meios diversos, voltada – principalmente -, a atrair o público consumidor.

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Há outra forma, mais passiva, com a devida construção da imagem da organização e veiculação de notícias e informativos para esses diferentes públicos. 

Esta é uma tarefa contínua e frequente para trabalhar o posicionamento da marca, podendo ser usada para atrair clientes, talentos e parcerias, bem como alinhar os processos com as equipes.

Assim, é necessário escolher bem os canais a serem explorados para maximizar o impacto da divulgação de aula de hidroginástica no perfil de público que uma academia deseja engajar, por exemplo. 

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Com relação ao público externo, as campanhas de comunicação empresariais podem incluir:

  • Televisão;
  • Jornais e revistas;
  • Outdoors;
  • Anúncios em redes sociais.

As possibilidades são muito vastas. Por isso, analise todas as estratégias de comunicação possíveis, incluindo letreiros e banners, para identificar a que melhor atende seu público, independentemente do segmento.

Contudo, para além dos canais tradicionais de comunicação com o público externo, uma empresa precisa manter um contato e informações de qualidade com suas equipes de colaboradores.

Com isso, a comunicação corporativa também deve ser valorizada, bem como ações de relacionamento e motivação dos colaboradores, recorrendo a canais como uma intranet bem estruturada.

Conheça o endomarketing

Dentro do tema da comunicação empresarial e relacionamento com os profissionais da empresa, o endomarketing exerce um papel fundamental, se relacionando ao marketing.

Isso porque o endomarketing também é chamado de marketing interno e visa estabelecer atividades internas de valorização dos colaboradores de uma empresa terceirizada de limpeza, por exemplo

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Com isso, trata-se de engajar os colaboradores em estratégias e ações voltadas para o alcance de resultados, engajamento e motivação, bem como a construção de uma comunicação efetiva com eles e entre as equipes, melhorando o clima.

O marketing interno, se bem elaborado, pode trazer ótimos resultados para o empreendimento, tornando-o uma referência no mercado graças à reputação entre os colaboradores.

Muitas organizações que já entendem a importância do capital humano podem criar uma comunicação eficaz e um ambiente de trabalho mais participativo.

No entanto, é imperativo que sua equipe de marketing trabalhe com o RH para obter o melhor de seu marketing final e promova ações mais direcionadas.

O RH é uma área estratégica que mantém os gestores em contato com a equipe e que permite um melhor gerenciamento dos talentos, facilitando o entendimento dos principais desafios que uma loja de bicicleta, escritório contábil, loja de roupas ou multinacional enfrenta.

Assim, as duas equipes precisam identificar o perfil dos colaboradores, necessidade e melhores formas de comunicação frente a esse público e para reforçar as diretrizes da marca.

Com isso poderão traçar a estratégia real e iniciar um diálogo para encontrar uma solução para os problemas que surgem.

Confira os benefícios do endomarketing

Ouvir os colaboradores e entender suas necessidades pode ser o primeiro passo para desenvolver uma estratégia vencedora e que trará muitos benefícios para toda a organização.

A seguir, listamos as principais vantagens de investir em estratégias de comunicação interna e endomarketing.

Colaboradores dedicados e motivados

Os benefícios iniciais desejáveis ​​incluem o envolvimento dos funcionários nas atividades e dinâmicas, se reconhecendo como parte fundamental para o desenvolvimento da marca, aliando as missões e se sentindo valorizados pela empresa.

Com isso, os colaboradores se tornam mais motivados por se encontrarem em uma organização em que acreditam e que se sentem estimados, promovendo a qualidade do trabalho e o bem-estar, bem como oportunidades de crescimento.

Isso é vital para garantir que a atuação de todos na portaria remota seja realmente coletiva e qualificada, por exemplo.

Clima organizacional agradável

As técnicas de endomarketing, quando bem aplicadas, fazem com que os funcionários se sintam confortáveis ​​e felizes no ambiente de trabalho.

Com medidas adequadas, os funcionários sentirão o valor da empresa e se esforçarão para fazer parte dela.

As pessoas realmente se verão vinculadas à marca, um grande diferencial em termos de retenção de talentos.

Fortalece a marca

O endomarketing fornece informações, capacitação e apoio para ajudar todos os funcionários a permanecerem alinhados com os objetivos da organização e se desenvolverem, tendo acesso a diversos benefícios.

Esse movimento interno começa a se refletir externamente entre os stakeholders da empresa, fazendo com que o negócio se posicione como uma marca empregadora capaz de atrair os melhores talentos.

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Reduz a rotatividade de funcionários

Quem está satisfeito com o próprio emprego dificilmente procura abandoná-lo. Isso vai além do valor dos salários.

Quando fica explícito que a empresa valoriza e precisa da contribuição das pessoas, elas se sentem parte de algo maior e entendem outros benefícios de atuar na instituição, se identificando com valores e causas, por exemplo.

Como resultado, a rotatividade de colaboradores diminui bastante e a linha de produção do pirômetro digital é beneficiada por um time coeso e competente.

Por que o marketing digital é importante?

Depois de discorrermos sobre os impactos da comunicação interna e do endomarketing no desempenho profissional, vamos focar no marketing digital, considerando seus impactos tanto no público interno quanto no externo.

Aumenta a visibilidade

O primeiro aspecto relacionado ao marketing é a visibilidade. Isso porque fazer sucesso na web é, em grande parte, ser facilmente encontrado pela base de clientes, resultado promovido por ações de marketing. 

Afinal, quem pesquisa no Google e não encontra determinada marca, não vai acessar o site dela.

Por isso, um investimento consistente e contínuo em marketing digital aumenta muito a exposição do e-commerce de vending machines.

As visitas em sites corporativos partem de mecanismos de buscas, na maioria das vezes.

Contudo, em relação aos colaboradores, o mesmo conceito pode ser considerado. Neste caso, o intuito é que o quadro laboral interaja e contribua com o compartilhamento sobre a vivência com a empresa e até sobre os produtos e serviços oferecidos.

A equipe precisa encontrar facilmente as informações da empresa e se relacionar com ela, pois isso mantém a equipe alinhada com os objetivos, engajada, ciente das mudanças e pode contribuir com a prova social para alcançar novos talentos e até novos consumidores.

Traz mais contato com o público

Seu público está online, seja o cliente que deseja se relacionar e comprar de empresas que também estão nesse ambiente, seja os colaboradores que buscam por mais informações e interação com a marca online, ou ainda potenciais talentos que desejam acompanhar a empresa a fim de verificar as oportunidades e benefícios propostos.

Encontrar o site ou rede social de uma empresa para saber mais sobre um produto, serviço e diferenciais de uma marca pode ser muito frustrante se o usuário não puder encontrar nada – impactando até na credibilidade do negócio.

Por isso, é importante estar atento a esses ambientes e criar uma presença online qualificada, tanto para alcançar os clientes como novos talentos para a empresa, independentemente do ramo de atuação. 

Com uma presença online consistente e ações de marketing bem planejadas, os clientes e colaboradores em potencial podem te encontrar e saber tudo sobre a fritadeira a gás, se aproximando do público em geral e sendo lembrado por essa audiência.

Torna a marca referência

Ser autoridade nas áreas em que você faz negócios é um dos principais motivos pelos quais as empresas estão investindo cada vez mais em marketing digital.

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Tudo o que você precisa fazer para saber se uma empresa é uma autoridade nessa área é fazer uma pesquisa na internet sobre um determinado assunto.

As marcas que têm bom posicionamento no Google, se comunicam com seguidores e são recomendadas por muitas pessoas são exemplos de referências.

Por isso, invista na criação de conteúdo valioso para seu blog ou rede social para se tornar uma marca que inspire profissionalismo, confiança e respeito no mercado.

Gera leads

Leads são visitantes que cederam dados pessoais para a marca. Isso significa que eles estão no seu banco de contatos e podem se tornar clientes ou colaboradores efetivos se você usar a estratégia certa para o relacionamento e conversão.

Na internet, isso pode ser feito com ainda mais facilidade, sendo o cadastro em em bancos de vagas digitais, newsletters, landing pages ou redes sociais.

Ao entrar em contato com os visitantes, você pode usar estratégias para desenvolver leads, como o envio de e-mail marketing. Isso aumenta suas chances de conversão e aproveita melhor seu tempo de marketing e o direcionamento para a ação desejada.

Traz resultados a longo prazo

Outro benefício do marketing digital são os resultados a longo prazo, principalmente na hora de criar conteúdo e continuar atraindo contatos.

Ao escrever um material que realmente enriquece sua audiência e traz diferenciais sobre atuar com a marca, a empresa mantém uma boa posição nos buscadores, conteúdos relacionados aos serviços e qualidades das empresas, bem como no imaginário do público.

Isso porque o conteúdo fica disponível por tempo indeterminado no blog da empresa, mostrando cada vez mais resultados orgânicos ao longo dos meses.

Com o tempo, seu blog se tornará mais relevante e o número de acessos para o conteúdo continuará aumentando.

Assim, ao planejar e publicar adequadamente um ótimo conteúdo, a empresa cria “ativos” que geram tráfego orgânico e conversões ao longo do tempo.

Facilita o monitoramento de resultados

A principal vantagem da internet é que ela fornece acesso a dados importantes sobre o desempenho de sua estratégia de marketing, inclusive para a promoção da empresa enquanto empregadora.

Com o marketing digital, você pode descobrir quantas pessoas abriram sua campanha de e-mail marketing, como elas interagem com posts nas redes sociais ou como seus anúncios estão sendo veiculados no Google. 

Da mesma forma, é possível avaliar os sentimentos relacionados às campanhas e conteúdos promovidos para atração de talentos para o banco de vagas.

Isso é importante para saber quais estratégias são eficazes e quais devem ser aperfeiçoadas.

Considerações finais

A comunicação empresarial deve ser colocada em prática tanto dentro da empresa, com os profissionais ativos, quanto para o público externo – potenciais talentos e clientes.

A partir do equilíbrio entre as duas facetas, a marca se posiciona no mercado, melhorando sua imagem e atuação de forma consistente e contínua, se consagrando uma referência.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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