Cirurgia de abdominoplastia
Neste conteúdo você vai saber sobre
A plástica abdominal ou abdominoplastia é uma solução tanto para a questão funcional dos músculos do abdômen como para a questão estética, no caso da retirada de gordura e melhoria no contorno da cintura.
Nesse texto, você ficará sabendo tudo que precisa para avaliar a necessidade, as orientações e os cuidados para tomar antes e depois da realização desse procedimento.
Abdominoplastia em âncora
Mesmo nessa era de crescente adesão aos exercícios físicos e academias, há algumas situações onde o seu esforço e dedicação a tais exercícios podem não resolver os problemas de excesso de gordura e pele na região da barriga.
Além disso, pode-se optar também no caso de necessidade do fechamento de hérnia abdominal.
O que é a Abdominoplastia?
A Cirurgia Plástica de Abdominoplastia é um procedimento que visa reconstituir cirurgicamente a parede abdominal e retirar gordura em excesso e que são mais difíceis de serem eliminadas por exercícios físicos.
A parede abdominal tem como principal função proteger os órgãos internos de alguns danos e dar sustentação e posicionar corretamente as vísceras.
Quando esses músculos perdem sustentação e rigidez pode-se ser desencadear uma série de problemas, como um desvio pélvico.
Para que serve a Abdominoplastia?
O procedimento não tem como objetivo principal de ajudar a perder peso, mas diminuir o volume do abdômen ao retirar o excesso de gordura na região abdominal. Além de corrigir a flacidez (frouxidão) nessa região e realizar o reposicionamento dos músculos.
Quem procura esse procedimento?
Esse procedimento é muito procurado por pessoas que sofrem de oscilações frequentes do peso.
É procurado também por mulheres que passaram por muitas gestações e pessoas que têm propensão hereditária em acúmulo de gorduras na região do abdômen.
Abdominoplastia em Âncora
A abdominoplastia em Âncora é um tipo de abdominoplastia, também chamada de Fleur de Lis. Esse tipo em especial recebe esse nome devido à sua cicatriz lembrar uma âncora.
As técnicas mudam a cada tipo de abdominoplastia. Nesse caso, o processo âncora envolve duas incisões: uma horizontal próxima à região pubiana e uma vertical que pode se aproximar à região das mamas.
Como é feita a cirurgia de abdominoplastia?
O procedimento dura menos de 3 horas e, havendo uma recuperação normal do paciente, a internação dura geralmente um dia.
A cirurgia é feita com anestesia peridural a qual é aplicada no espaço peridural da coluna vertebral. Também pode ser utilizada a anestesia geral, se for associada a outros procedimentos, como lipoaspiração.
O corte que é feito na área entre a linha do púbis e umbigo, tem o tamanho definido pelo grau de correção que se busca. Porém, o tamanho do corte depende da necessidade do paciente e da técnica escolhida pelo profissional.
Como vimos acima, um dos métodos mais utilizados é a abdominoplastia âncora, que realiza duas incisões (uma vertical e outra horizontal).
Drenagem de líquidos
Uma das etapas é a drenagem de líquidos acumulados no abdômen. Essa etapa é feita também para reduzir a chance de acúmulo excessivo de líquidos no pós-operatório. Além disso, os músculos da região do abdômen são reparados e o excesso de gordura naquela região é removido.
O objetivo da reparação dos músculos, que é feita através de suturas, é torná-los mais rígidos e tonificar abdômen, melhorando o aspecto visual da região abdominal.
Fechamento das incisões
As incisões são fechadas por adesivos ou suturas. No caso de ser necessário retirar pele em excesso, essa é esticada e removida e é feito um novo orifício para deixar o umbigo novamente posicionado.
É importante esclarecer que durante a cirurgia não é “feito” um novo umbigo, como muitos acreditam, mas sim um novo orifício na pele para impedir que ela fique sobre o umbigo.
A drenagem de líquidos tanto pode ser feita no momento do procedimento, como pode se colocar drenos na parte de baixo da barriga para que não se acumule líquidos e gere dificuldades no momento pós-cirúrgico.
Orientações gerais para fazer a operação
O procedimento da abdominoplastia é relativamente simples e os resultados definitivos são obtidos com o passar dos primeiros meses. Porém, há alguns cuidados necessários para se tomar antes da cirurgia.
Geralmente, o perfil de pessoas que são recomendadas a fazer a abdominoplastia é aquele que apresenta as seguintes características:
- Excesso de pele na região abdominal, que pode ter sido gerado por perda de peso recente ou flacidez no tecido;
- Excesso de pele após a realização de uma bariátrica;
- Excesso de gordura na região de baixo da barriga;
- Mulheres que passaram por múltiplas fases gestacionais.
Para saber se o seu caso é possível e/ou indicado para realizar a abdominoplastia, procure um médico que esteja devidamente habilitado para esclarecer dúvidas e realizar o procedimento.
Recomendações antes da cirurgia:
Alguns cuidados são necessários tomar antes de realizar esse procedimento. Um dos cuidados é evitar fazê-lo caso adoeça. Assim, não se deve realizar o procedimento se apresentar pelo menos nos últimos dois dias os sintomas de:
- Gripe;
- Dores de cabeça;
- Indisposição e outros.
Além disso, é necessário entrar em jejum oito horas antes do procedimento. Não ingerir alimentos sólidos, nem água.
Cuidados antes da abdominoplastia. Fonte: Freepik.
Antes de realizar o procedimento, o profissional que faz o acompanhamento deve solicitar alguns exames clínicos para assegurar a segurança durante o processo. Os exames geralmente solicitados são:
- Hemograma;
- Coagulograma;
- Glicemia;
- Exames de urina;
Não se deve também tomar remédios para emagrecer, pois pode gerar complicações e influenciar no pós-operatório. A pausa precisa ser de pelo menos 10 dias antes.
Nos dias anteriores ao procedimento recomenda-se buscar uma alimentação rica em fibras para regular o intestino e evitar alimentos que induzam o acúmulo de gases.
Contraindicações
O procedimento não é indicado para pessoas que são fumantes ou que possuem algum problema ou patologia que possa prejudicar o processo de cicatrização ou que possam tornar a cirurgia um risco para a saúde do paciente.
Portanto, é bom sempre reafirmar que a cirurgia deve ser feita não para substituir os exercícios e para unicamente alcançar a perda de peso, o objetivo da cirurgia não é esse.
No caso de mulheres que pretendem engravidar, o recomendado é esperar passar esse período gestacional para então realizar o procedimento.
A cirurgia pode ser associada a outras, como a de lipoaspiração, porém o risco do procedimento aumenta e a necessidade de tomar mais cuidado também.
É importante, após a realização da cirurgia, a manutenção de uma dieta equilibrada e que favoreça a permanência dos efeitos da cirurgia. No caso de necessidade de refazer o procedimento, é preciso adorar o período de intervalo de 2 anos entre um e outro.
Além disso, é necessário pensar bem antes de realizar o procedimento e garantir que isso é o que você quer e que não fará para se adequar a padrões ou agradar outras pessoas que não seja você.
Diferença entre abdominoplastia e lipoaspiração
P procedimento de Llipoaspiração visa a retirada de gordura em excesso e pode ser feito em diversas partes do corpo.
Já a abdominoplastia, como o nome diz, se restringe à região do abdômen.
Abdominoplastia versus lipoaspiração. Fonte: Frepik.
Você sabe o que é abdominoplastia? Clique aqui e conheça tudo sobre essa cirurgia focada na região abdominal!.
Além disso, a lipoaspiração pode, ao reduzir o quantitativo de gordura na região do corpo, aumentar o excesso de pele, enquanto a abdominoplastia visa corrigir esse excesso de pele.
Pós cirúrgico da abdominoplastia
A cirurgia, apesar de ser rápida, não alcança seu resultado definitivo no primeiro mês, pois há uma evolução e transformação do abdômen. Esse resultado deve ser atingido pelo menos até 12 meses da cirurgia. Confira algumas informações sobre o pós-operatório da cirurgia a seguir.
Recuperação
A recuperação desse procedimento, se feita corretamente, não causar dor. Pode acontecer de o paciente apresentar desconfortos, que se concentram nos primeiros três dias pós-cirúrgicos.
Algumas indicações para o período de recuperação:
- Dormir de barriga para cima;
- Andar curvado (a);
- Realizar caminhadas leves;
- Repousar muito nos 15 primeiros dias;
- Beber bastante líquido e evitar alimentos que favoreçam a produção de gases;
- Usar cinta durante o primeiro mês.
Essa fase pós-cirúrgica é geralmente tranquila se o período de repouso é respeitado. Qualquer esforço pode gerar complicações como sangramento, infecção, má cicatrização, dor e outros efeitos.
Valor ou preço da abdominoplastia
O preço ou valor da abdominoplastia pode variar de R$ 12.000,00 a R$ 15.000,00, integrando a cirurgia e os cuidados e medicamentos no período de recuperação. Porém, esse quantitativo pode variar de acordo com o grau de risco e a técnica a ser usada durante a cirurgia
Acompanhe outros conteúdos sobre beleza e estética e saiba mais sobre Vitamina C para o rosto, quais o benefícios