Beleza e EstéticaVida e Saúde

Vitamina C – Quais os benefícios para o rosto?

Ads 02

Com ação antioxidante e é popularmente conhecida pelos benefícios à pele, a vitamina C é constantemente comercializada em forma de cápsulas, cremes, alimentos enriquecidos, dentre outros.

Neste texto trataremos sobre o que é a vitamina C, quais os benefícios da vitamina C para o rosto, para o organismo, como atua na pele, em quais alimentos pode ser encontrada e como identificar a deficiência de vitamina C no organismo.

O que é vitamina C?

Também conhecida por de ácido ascórbico (C6H8O6) foi descoberta por Albert Szent-Goygyi em 1932. Consiste em uma vitamina hidrossolúvel, o que significa que esta pode ser dissolvida em água. É obtida por meio de alimentos críticos, tais como a laranja; e por meio de suplementos.

Ads 03

Os seres humanos e alguns primatas são incapazes de sintetizar o ácido L-ascórbico, elemento constituinte da vitamina C. Assim o ser humano é geneticamente propenso a ter deficiência de vitamina C no organismo.

Sem ação acumulativa a vitamina C deve ser ingerida diariamente. Uma alimentação regrada assegura a ingestão adequada de nutriente. Por isso, é fundamental a orientação de um nutricionista.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Vitamina C: Para que serve?

Ela é fundamental para o funcionamento de várias ações bioquímicas no organismo. Com sua ação antioxidante é responsável pela manutenção tanto do sistema imunológico, quanto da pele, e, portanto, é algo extremamente necessário ao corpo humano.

Ads 04

Quando o assunto é o uso de cosméticos, a vitamina C para o rosto é uma das preferidas de quem quer combater o envelhecimento precoce e quer estimular a produção de colágeno.

Saiba mais >>   6 exercícios permitidos para quem tem dores no joelho

Recomenda-se tomar diariamente 100 mg de vitamina C. Em casos de gestação, amamentação, tabagismo e de infecções, essa dose precisa ser maior.

Dentre os benefícios da vitamina C confira os principais a seguir.

Aumenta a imunidade

Ads 05

A vitamina C contribui com o aumento da produção dos glóbulos brancos no organismo. Esses glóbulos atuam como anticorpos, e assim defendem o organismo de partículas estranhas. Assim a imunidade do organismo aumenta e o risco de desenvolvimento de doenças, tais como gripes e resfriados reduzem.

Melhora a absorção de minerais

A vitamina C contribui para que o mineral ferroso tenha maior biodisponibilidade no organismo. Ou seja, este demora mais a ser eliminado do corpo. O ferro é fundamental para se evitar doenças como anemia.

Aumenta a resistência dos ossos

A vitamina C é fundamental na produção do colágeno. O colágeno é famoso por suas funções nas células da derme e epiderme. No entanto, este também tem importante atuação na resistência óssea, cartilaginosa e nas paredes dos vasos sanguíneos.

Contribui com a visão

A vitamina também age diretamente na retina, parte ocular responsável pela visão. Assim, problemas relacionados à visão são reduzidos ou evitados.

Reduz a possibilidade de ocorrência de derrames

O colágeno, em conjunto com a elastina, reduz a possibilidade de ruptura de coágulos e formação de placas nas artérias. Além disso, as propriedades antioxidantes presentes na vitamina C, ainda contribuem para o relaxamento das artérias.

Tem ação antioxidante

Como já citado, a vitamina C tem ação antioxidante. Dessa forma, o nutriente atua no combate aos radicais livres e protege o organismo de corpos estranhos.

Com o corpo protegido e a imunidade alta tem-se uma redução na possibilidade de ocorrência de diversas doenças, até mesmo o câncer.

Tem propriedades antiestresse

A vitamina C é também essencial na produção de hormônios, tais como, cortisol, histamina e a norepinefrina. Estes atuam como relaxantes e reduzem o estresse.

Vitamina C para o rosto

Com ação antioxidante e atuação na produção de colágeno, a vitamina C para o rosto reduz marcas de expressão, clareia manchas causadas por raios solares, tonifica a pele e contribui para a firmeza.

Saiba mais >>   Associação organiza live para examinar as repercussões da decisão provisória da ANS sobre a Operação Amil

Vitamina C - Quais os benefícios para o rosto - Vitamina C para o rosto

Vitamina C para o rosto. Fonte: Freepik.

 

A vitamina para o rosto estimula a ação dos melanócitos, os quais são responsáveis pela síntese de melanina. Assim, a pele tem seus tons uniformizados.

Além disso, atua na proteção das epidermes, camada mais profunda da pele. O que contribui para o retardamento do envelhecimento e reduz os riscos de desenvolvimento de câncer de pele.

Ao comprar produtos de maquiagem, protetores solares, tônicos, hidratantes ou quaisquer produtos para aplicação direta no rosto atente-se para a composição. Recomenda-se comprar produtos com vitamina C em sua formulação.

Vitamina C para pele

A vitamina C é ainda fundamental na produção de colágeno para o nosso corpo. Este responsável por manter a firmeza da pele.

Além disso, as propriedades antioxidantes da vitamina combatem os radicais livres. Assim, as proteínas do colágeno são protegidas.

Popularmente, a vitamina C é conhecida por reduzir danos na pele causadas por raios solares. Assim, é comum produtos de aplicação na pele apresentarem vitamina C em sua composição.

Alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C pode ser encontrada in natura em diversos alimentos, principalmente em frutas cítricas, a mais famosa é a laranja. Aqui apresentaremos uma lista com outros alimentos ricos nessa vitamina.

  • Abacaxi;
  • Acerola;
  • Batata doce;
  • Brócolis;
  • Caju;
  • Camu-Camu;
  • Couve;
  • Cranberry;
  • Espinafre;
  • Goiaba;
  • Goiaba;
  • Goji Berry;
  • Kiwi;
  • Limão;
  • Manga;
  • Morango;
  • Pimentão;
  • Repolho;
  • Tomates

A vitamina C oxida-se em contato com o ar rapidamente. Portanto, recomenda-se que as frutas sejam ingeridas frescas e cortadas na hora do consumo. No caso dos legumes, o cozimento deve ser no vapor, a fim de reduzir a perda dos nutrientes.

A vitamina pode ser adquirida ainda por meio de suplementos. Nesse caso, deve ser prescrita por um profissional habilitado, médico ou nutricionista.

O excesso da vitamina no organismo pode resultar na sobrecarga dos rins e desenvolver problemas renais. Portanto, deve-se tomar cuidado para não acabar ingerindo quantidade muito superiores ao necessário.

Saiba mais >>   Sialorreia: sintomas, causas e opções de tratamento

Cuidados com os bebês

A vitamina C não é produzida naturalmente pelo organismo, nem tem efeito acumulativo. Logo deve ser ingerida diariamente após os seis meses de idade. Até os seis meses o leite materno é capaz de oferecer todos os nutrientes essenciais ao bebê. A partir de então é fundamental atentar-se a alimentação do pequeno.

Dos seis aos 12 meses de idade é necessário ingerir 50 mg de vitamina C diariamente. A quantidade vai aumentando de acordo com o desenvolvimento da criança. Dessa forma, é fundamental acrescentar frutas cítricas a alimentação do bebê.

Existem no mercado, soluções de vitamina C voltadas especificamente para o público infantil. No entanto, este deve ser adquirido somente se for prescrito por um médico. Para ter controle dos nutrientes ingeridos pelo bebê recomenda-se o acompanhamento de um nutricionista.

Contraindicações do consumo de vitamina C

A vitamina C é vital. Deve ser consumida diariamente como já destacamos, no entanto, em quantidades adequadas. Pois tanto a falta, quanto o excesso, podem impactar no desenvolvimento de doenças. Dessa forma, o nutriente, in natura, é contraindicado apenas em doses inadequadas.

Vitamina C - Quais os benefícios para o rosto - Contra Indicações

Contraindicações da vitamina C. Fonte: Freepik.

A vitamina é comercializada em cápsulas, solução, cremes, alimentos enriquecidos, dentre outros. Nestes casos são recomendados alguns cuidados.

Cremes e demais produtos para a pele com o ácido ascórbico podem causar reações alérgicas, o que exige atenção. Os alimentos enriquecidos comumente são processados, sendo mais saudável optar por alimentos em sua forma natural.

Quanto às cápsulas ou soluções, normalmente são suplementos e devem ser recomendadas por um profissional.

Grávidas, lactantes, pessoas em tratamento ou que façam uso constante de medicamentos só devem tomar suplemento sob orientação médica.

Sintomas de deficiência de vitamina C

Com tantos benefícios ao organismo. A falta de vitamina C no corpo resulta em problemas de saúde. Muitos dos sintomas podem ser perceptíveis, tais como:

  • Fraqueza muscular;
  • Anemia;
  • Queda de cabelo;
  • Cansaço frequente;
  • Fácil irritabilidade;
  • Sensibilidade na gengiva e nos dentes;
  • Lenta cicatrização de ferimentos;
  • Tonturas frequentes;
  • Dores nas articulações.

É importante lembrar que o aparecimento de um ou mais dos sintomas listados não implica necessariamente na deficiência de vitamina C. Portanto, um médico ou nutricionista deve ser consultado, a fim de determinar a real causa.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]