Política

CMV: o que é e como calcular

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Dentro do ambiente comercial existe uma série de conceitos a serem aprendidos para quem busca se profissionalizar no meio, garantindo assim o sucesso do seu empreendimento frente aos seus concorrentes. Como gastos relacionados ao CMV.

Da mesma forma que os lucros estão diretamente associados aos valores de impostos que devem ser aplicados, como é o caso do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), juntos  e outras taxas disponíveis no mercado.

Tudo a garantir uma relação positiva para todos os envolvidos dentro de uma negociação comercial, passando pelos clientes, pelas empresas que ofertam tais produtos e serviços, e também pelos órgãos regulamentados, responsáveis por se certificar de tal vínculo legal.

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Afinal, tudo que um cliente busca ao consumir por algum produto é a segurança de que essa compra não só irá solucionar suas necessidades como também não trará nenhum tipo de dor de cabeça, contratando uma empresa de limpeza SP para faxinas em sua casa.

Do outro lado dessa negociação estão as citadas empresas, que buscam ser financeiramente recompensadas pelos serviços executados, garantindo dessa forma a prosperidade do seu negócio, permitindo que ele consiga evoluir com o passar do tempo.

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Mas quando se fala da prosperidade de um negócio, o número de clientes não é somente a única variável a ser observada, por mais que essa audiência tenha uma importância crucial. É preciso também analisar os gastos da companhia e o quanto disso é revertido em lucros.

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Pois de pouco adianta uma loja de doces bater recordes de visitas diárias, diante dos seus preços baixos, se as despesas para manter esse empreendimento em pé sequer conseguem arcar com os gastos desse projeto comercial, ou então trazer um lucro mínimo.

De forma a impedir isso, é recomendável que os administradores de um negócio tenham um bom conhecimento sobre questões financeiras ou tenham acesso aos serviços de contabilidade em geral oferecidos por uma agência especializada no assunto.

Já que somente um profissional capacitado no ramo poderá descobrir a real relação de gastos e lucros de uma empresa, incluindo o valor necessário para a produção das suas mercadorias a serem comercializadas, numa relação definida pelo citado CMV.

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Qual o significado do termo CMV?

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Essa sigla é uma abreviação para Custo de Mercadorias Vendidas, um valor que indica qual foi o custo de produção dos produtos que conseguiram ser vendidos por parte de uma empresa. Um índice importante de ser descoberto, para se analisar o lucro de um negócio.

Pois caso o valor do lucro alcançado se mostre em níveis inferiores ou praticamente iguais aos custos dessa produção, um negócio pode ser taxado como estagnado no mercado, sem a capacidade de crescer, podendo até mesmo resultar em prejuízos para a empresa.

Isso porque além dos custos na fabricação de um brinquedo, por exemplo, é preciso colocar na conta mensal da companhia outros gastos necessários para que esse nível de produção consiga funcionar, como o pagamento dos funcionários, entre outros tópicos.

Uma relação que também pode ser encontrada dentro do mercado de serviços, como em empresas de segurança da informação, que devem definir o preço mensal em cima de suas funções a partir dos custos necessários para que seja possível realizar tal trabalho.

Algo que dentro do mercado costuma ser definido como os gastos diretos ou indiretos de uma empresas. Ambos sendo de extrema necessidade para que uma companhia, independente do seu ramo de atuação, consiga manter seus negócios em funcionamento.

Custos indiretos x custos diretos

As despesas indiretas de uma empresa estão associadas aos gastos que a mesma possui acerca das atividades do seu negócio, sem ter uma relação direta com a fabricação do produto a ser vendido, por exemplo.

Nesse caso, é possível citar questões utilitárias, que se mostram necessárias para essa produção, tais como:

  • Serviços de limpeza;
  • Aluguel do estabelecimento;
  • Energia elétrica;
  • Gastos com internet.

Ou seja, questões variadas que se mostram presentes em praticamente todo tipo de negócio, semelhantes aos mesmos tipos de tópicos necessários para se manter uma casa, por exemplo, que com gastos mensais que vão muito além dos custos de aluguel.

Tais valores são mais difíceis de serem mapeados, dependendo de uma planilha de dados complexa, na qual seja possível quantificar o índice de gastos nesse sentido em torno de um período estabelecido, por meio dos serviços de contabilidade para empresas.

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Os custos diretos, por outro lado, são mais simples de serem identificados e calculados, estando em associação com as despesas que estão diretamente conectadas ao nível de produção, como o preço da matéria-prima e o custo da mão de obra.

Uma conta a ser feita em níveis individuais de produção ou por grandes lotes, dependendo da profundidade de informação ao qual um empreendedor pode estar em busca, para que seja possível definir melhor quais serão as estratégias futuras para tal empresa.

Como um produtor de tortas que pretende expandir sua linha de produção com uma variedade voltada ao setor natural, sendo preciso aumentar assim o custo de fabricação, ao recorrer a um fornecedor de alimentos sem glúten, de maior qualidade e preço.

Para os casos citados é relevante se ter acesso ao citado nível de CMV, para que seja possível assim ter uma maior noção sobre quais são os reais resultados financeiros alcançados por tal empresa, em cima dos custos realizados pela produção.

Como calcular o CMV da minha empresa?

O cálculo utilizado para se descobrir o valor de custo das mercadorias vendidas opera a partir de três índices, sendo eles o valor do estoque inicial, somado às compras adicionais, subtraído do estoque restante. Seguindo a fórmula a seguir:

CMV = Estoque inicial + compras adicionais – estoque final

Um cálculo de grande relevância para o responsável por cuidar do inventário da empresa, identificando, por exemplo, se a quantidade de produção é suficiente de acordo com o número de vendas da companhia, ou se deve ser aumentado ou diminuído nesse sentido.

Produção essa que pode ser beneficiada por uma automação de processos RPA, na qual máquinas passam a ser responsáveis por grande parte das atividades necessárias para a fabricação dos produtos comercializados por uma empresa.

Podendo afetar diretamente nos custos dessa produção e dessa forma no valor de custo das mercadorias que se encontram nos estoques dessas companhias. Junto ao cálculo apresentado é importante esclarecer alguns conceitos a ele associados.

Como nas compras adicionais, que não necessariamente se refere a aquisição de um número maior de estoque, mas sim a qualquer tipo de custo associado que possa surgir, como as despesas com o depósito ou energia elétrica do local.

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Assim como a concepção do estoque final está alinhada ao número de produtos e matérias-primas que acabaram não sendo comercializadas dentro de um período de compra especificado, como casacos e jaquetas durante a coleção de inverno de uma loja.

Nessa situação específica, o valor de CMV pode ser importante para que tal negócio consiga identificar qual é a sua real margem de lucro em cima  dessa linha de produtos, de forma a definir qual deve ser a quantidade ideal a ser comercializada no próximo ano.

Esse cálculo também pode ser adaptado de acordo com o nível de especificidade de resposta que um empreendedor pode estar em busca de descobrir, como o valor por unidade ou uma porcentagem sobre o faturamento.

Da mesma forma, um escritório que fornece serviços de escrituração pode usar desse cálculo para definir um valor geral a ser apurado dentro de um mês ou qualquer que seja o período de tempo estipulado por parte dos seus clientes.

Um cálculo importante para se identificar quais foram os valores de lucros dentro de uma campanha especial, como uma padaria que aumenta os seus custos de produção na época do Natal, apresentando uma quantidade variada de pães e bolos especiais.

Uma despesa maior que pode ser revestida em um maior percentual de vendas, acompanhando a procura do público por esse tipo de produto durante as festividades de final de ano, aumentando dessa forma o seu número de clientes.

Por fim, a apuração do CMV auxilia uma companhia a medir o sucesso do seu empreendimento, facilitando o processo de identificação do lucro líquido do negócio,que lida também  com a redução de outros ativos financeiros, como:

  • Impostos;
  • Custos de frete;
  • Juros sobre empréstimos;
  • Comissões.

Questões que irão interferir no preço não apenas para os clientes, como também no valor de mercado para as empresas responsáveis pela oferta de produtos e serviços, sendo valores importantes para todo tipo de negócio.

Até mesmo as melhores empresas de consorcio de imoveis costumam definir o preço de suas mensalidades a partir da relação de custos e lucros a serem alcançados por parte de tais agências.

Logo, o cálculo do CMV pode ser importante para os mais diversos tipos de empreendimentos, com destaque para aqueles que lidam com a fabricação direta de produtos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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