Como criar um plano de gastos e cumpri-lo
Neste conteúdo você vai saber sobre
Como criar um plano de gastos e cumpri-lo: Confira as principais dicas para melhorar suas finanças!
Se você realmente deseja reduzir sua dívida, economizar ou começar a investir, a primeira coisa que precisa fazer é criar um plano de gastos e, em seguida, cumpri-lo.
Seu plano de gastos, ou, orçamento, precisa se concentrar em pagar sua dívida e não aumentá-la. Isso pode significar cortar os gastos com cartões de crédito e evitar vendas e pechinchas que sejam boas demais para ser verdade, além é claro, de estudar cursos e pesquisar sobre o dicionário financeiro.
Como criar um plano de gastos e cumpri-lo
Defina sua meta financeira principal de livrar-se das dívidas em seis meses, um ano, dois ou o que for preciso. Não se esqueça de anotá-la. Você precisa seguir este plano até atingir seu objetivo.
Veja como começar
Identifique e priorize despesas essenciais. Limite seus gastos ao básico: comida, abrigo, serviços públicos, etc. Pode ser difícil definir o que é essencial e o que é “luxo”, mas para se livrar das dívidas, você deve ser duro.
Faça uma lista das despesas essenciais e de quanto custam em média a cada mês. Não se esqueça das despesas que paga apenas uma ou duas vezes por ano, como fatura de seguros ou impostos sobre a propriedade. Se você pode economizar e reduzir algumas despesas mensais, faça isso.
Ideias para economizar nas contas de casa
Você pode reduzir as contas de serviços públicos ajustando cuidadosamente a temperatura de sua casa, utilizando o ventilador no verão e usando com consciência o ar-condicionado no inverno. Apague as luzes dos quartos quando não houver ninguém dentro deles. Gaste menos tempo ao telefone. Evite alimentos de conveniência caros e compre ingredientes crus para preparar refeições mais nutritivas e menos caras. Faça presentes em vez de comprar itens caros para dar durante as férias e em ocasiões especiais.
Se você se decidir a isso, poderá ter muitas ideias que podem ajudar a economizar alguns centavos por dia, que somam um valor que você pode usar para reduzir sua dívida.
Escreva suas despesas
Escreva quanto custam a cada mês. Depois de fazer sua lista, não compre nada que não esteja nela até que você reduza o pagamento mínimo da dívida para menos de 15% do salário líquido.
Algo a se observar sobre suas despesas mensais com dívidas
A propósito, os pagamentos mensais de sua dívida não são despesas. Exceto pelo pagamento da hipoteca, que é como o aluguel, os pagamentos de dívidas são os fantasmas das despesas dos meses anteriores em que você incorreu quando não tinha dinheiro suficiente para pagá-las. Além disso, estão fazendo com que você pague cada vez mais por essas despesas anteriores, porque têm despesas ocultas – juros e encargos financeiros.
O ideal é fugir do pagamento mínimo das faturas, deixando para pagar os mais importantes primeiro e depois negociar as demais.
Agora tome nota de sua renda
Faça uma lista de todos os seus rendimentos para levar para casa. Isso é o que você tem disponível para pagar suas dívidas e despesas essenciais. Você costuma receber uma grande restituição de imposto de renda a cada ano? Em caso afirmativo, ajuste sua retenção na fonte no trabalho para receber o dinheiro todo mês quando precisar.
Agora deduza os pagamentos mensais da dívida (exceto aluguel/IPTU. Etc.) de sua renda. Isso é o que você deixou para pagar as despesas essenciais. É aqui que muitos se metem em problemas. Se você descobrir que não tem o suficiente para pagar dívidas e despesas, precisará tomar outras providências.
Algumas pessoas simplesmente começam a fazer malabarismos para pagar dívidas fazendo pagamentos mínimos com cartão de crédito ou pagando uma conta neste mês e outra no próximo. Este é um movimento ruim.
Aprenda a economizar
Olhe para essas despesas novamente. Economize onde puder. Quando você chega ao ponto em que simplesmente não consegue mais cortar despesas, tem uma das duas opções: ganhar mais renda ou reduzir o pagamento mensal da dívida. Pode ser necessário arranjar outro emprego ou fazer com que um cônjuge que não trabalhe passe a gerar uma renda familiar adicional.
Bilhetes de loteria e cassinos não servirão – não desperdice dinheiro. Reduzir os pagamentos mensais da dívida é um pouco mais complicado. Evite a tentação de fazer malabarismos com os pagamentos – isso só custa mais no longo prazo e pode prejudicar sua classificação e Score de crédito.