Empreendedorismo, Negócios e Economia

Como é o mercado de trabalho para formados em ciências contábeis?

Neste conteúdo você vai saber sobre

Ads 02

Trabalhar com números não é nada fácil, as pessoas que gostam de empreender nem sempre gostam da parte onde os números aparecem para todo lado, e sem dúvida nenhuma isso é bem mais emocionante nos filmes que na vida real.

Na vida real esse trabalho pode ser tedioso, irritante e muito, muito difícil. E é por isso que toda empresa tem a necessidade de ter profissionais nessa área, já que essa é a melhor forma de evitar qualquer tipo de erro e confusão na hora de mexer com essa parte complexa.

Mesmo assim, existem diversas pessoas que estão se formando na área de ciências contábeis e tem um pouco de medo de como as coisas vão ser no mercado de trabalho. Esse é um medo normal, já que sabemos que no Brasil, quase metade dos jovens não estão trabalhando na sua área de formação.

Ads 03

E isso pode ser extremamente frustrante, já que a pessoa passa anos estudando justamente para poder trabalhar naquilo que gosta, ou naquilo que ela é uma especialista pelo menos, e ter que abandonar isso por não conseguir emprego e ver toda aquela especialização ser por nada pode realmente ser ruim para a mente.

Saiba mais >>   Otimização de processos na saúde: benefícios da tecnologia na saúde

E se você tem essas dúvidas sobre as ciências contábeis e tem medo de não conseguir um bom emprego depois que se forma, não se preocupe. Hoje estamos aqui justamente para poder falar sobre esse assunto e trazer uma luz maior a ele, para que assim você possa saber tudo sobre como o mercado de trabalho está atualmente para essa área, e possa começar já seu planejamento profissional.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Algumas burocracias

Assim como muitas formações aqui no Brasil, a área de Ciências contábeis é regulamentada por um órgão, o CFC, Conselho Federal de Contabilidade, e para que você como profissional possa atuar nessa área você precisa necessariamente ser aprovado no Exame de Suficiência desse conselho.

Ads 04

Dessa forma, quando a pessoa passa, ela prova que está pronta para atuar dentro da área, e pode finalmente solicitar seu registro profissional.

Como é o mercado de trabalho?

Uma grande dúvida de todo mundo que se forma nessa área é se vão de fato existir vagas de emprego, e a notícia boa é que uma pessoa formada em ciências contábeis consegue trabalhar em diversas áreas diferentes de uma mesma empresa.

Saiba mais >>   Transformação Digital: O futuro já chegou na sua empresa?

É claro que a primeira coisa que vem à mente nesse caso é a de contador, e se realmente fosse só isso as coisas já seriam positivas já que toda empresa precisa necessariamente de um contador. E se você é uma pessoa recém formada isso pode ser bom também, já que as empresas de setores mais modernos, como e-commerce estão sempre procurando por contadores jovens que entendem esse novo mercado.

Ads 05

Mas isso é apenas o começo, já que existem também outras áreas importantes de empresas grandes que precisam de profissionais formados nessa área, um bom exemplo disso é a área e controladoria.

Um profissional que trabalha nessa área vai ajudar os gestores de uma empresa na hora de tomar algumas decisões que envolvam dinheiro, e se estamos falando de uma empresa, quase toda decisão envolve dinheiro de alguma maneira.

Além disso, é papel dela entender o crescimento financeiro da empresa, entender os objetivos que foram consertados, o que isso significa financeiramente para a empresa, quais foram os gastos que podem ser diminuídos e onde a empresa deve seguir investindo. Pode soar como um trabalho complexo, mas é um cargo que é muito bem remunerado, muito por conta da responsabilidade que a pessoa deve ter.

Saiba mais >>   A evolução das operações financeiras nos últimos anos

A auditoria contábil também é uma área de quem tem essa formação que pode ser bem lucrativa, onde a pessoa vai ter o trabalho de analisar as finanças de uma empresa, entender de onde está vindo cada centavo e se todos os registros em cima disso batem.  Muitas vezes a ideia de ter um profissional para isso é ter certeza de que todas as informações que existem sobre o assunto estão corretas e dentro da lei, então nem preciso dizer a importância do cargo.

Essa pessoa pode trabalhar ainda com:

  • Análise contábil
  • Análise tributária
  • Perícia contábil
  • Fiscalização
  • Consultoria
  • Ensino
  • Pesquisa na área

E se você está curioso para saber qual é o salário atual de um contador, saiba que isso vai variar muito. É claro, existe um piso salarial dessa área que vai variar, sendo 2.400 reais em algum estudo, mas a verdade é que tudo vai depender de quão quarto é o seu cargo e em qual empresa você trabalha.

Você vai poder ganhar o piso, ou vai poder ganhar salários de 75 mil reais como diretor financeiro. Então o que te resta, tendo essa informação, é colocar a mão na massa e se preparar para enfrentar o mercado de trabalho.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]