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Como não errar nas contratações em sua empresa

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Atualmente, os cuidados para não errar nas contratações para completar o quadro de funcionário de uma empresa estão cada vez mais funcionais. 

De fato, construir um time qualificado e competente para realizar as atividades administrativas dentro de uma empresa, é de longe uma das bases para que um negócio tenha sucesso

Entretanto, não é tão simples achar pessoas qualificadas para lidar com as responsabilidades. Dependendo do caso, recrutar novas pessoas para exercer certas funções pode se tornar um grande desafio para o recrutador. 

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No momento da contratação, o responsável perceberá que, até mesmo uma pesquisa no Google por “serviços de topografia preços”, pode se tornar uma atividade tão simples, quanto buscar novos colaboradores para o seu negócio. 

Isso se ele estiver realizando os procedimentos corretos de recrutamento. Em meio a esse processo, é necessário garantir boas contratações e, na medida do possível, manter os colaboradores no quadro de funcionários da empresa. 

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Por exemplo, empresas de rolamentos em SP tendem a manter seus respectivos funcionários por se tratar de uma área que deve estar em constante produção de itens para serem vendidos.

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É comum que a parte responsável pelas contratações da empresa, o RH, tenha certas dificuldades para encontrar as pessoas certas. Ou seja, é natural que haja muito esforço por parte dos recrutadores e, obviamente, o tempo para completar o número de funcionários acaba se estendendo. 

Faz parte também, do processo, ter organização e paciência para que o recrutamento ocorra da melhor forma possível. 

Em alguns momentos, pode parecer tão difícil quanto a busca por certos equipamentos com locais específicos, como procurar pela folha de pagamento Santo André, por exemplo. No entanto, a dedicação é a palavra-chave. 

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O recrutador precisa conhecer a fundo o perfil ideal para a vaga, e além disso, conhecer a cultura de valores que a empresa trabalha. 

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Felizmente, a tecnologia também virou uma ferramenta para auxiliar o processo de recrutamento, e consequentemente, o tempo gasto para selecionar os candidatos era, de longe, mais rápido quando a tecnologia não havia se instaurado na humanidade. 

De fato, é praticamente impossível não conseguir observar como a tecnologia está presente nas profissões, e além disso, no dia a dia de qualquer pessoa. 

Desse modo, uma assessoria contábil SP, ou um restaurante, e até mesmo vendedores, de alguma forma, utilizam a tecnologia para auxiliar no dia a dia do trabalho. 

Use a tecnologia nas contratações

Antes de iniciar o processo de recrutamento, é preciso ter em mente que é impossível contratar novos colaboradores sem o uso da tecnologia. 

Inicialmente, as empresas realizavam as contratações de forma totalmente manual. Logo, podemos imaginar o tempo que era necessário para finalizar os processos. 

Felizmente, a tecnologia já está sendo usada em vários setores, principalmente na área de educação, com as escolas sistema anglo SP, que usam da tecnologia para aplicar a metodologia de “aula dada, aula estudada”.

Muitas vezes, havia muito esforço e, como já citado, um grande tempo para contratar pessoas que, em alguns momentos, não eram o perfil ideal para a respectiva vaga. 

Graças à tecnologia, atualmente há softwares que auxiliam na gestão e seleção, filtrando informações específicas capazes de mostrar quais são os candidatos que mais se encaixam no perfil da vaga. 

Podemos citar, como exemplo, o sistema de gestão ERP, que é um conjunto de aplicativos que são desenvolvidos para serem dedicados a gerenciar questões como:

  • Setor financeiro;
  • Contabilidade;
  • Cadeia de suprimentos;
  • Recursos humanos;
  • Vendas e gestão de estoque.

O uso da tecnologia se torna ainda mais importante quando observamos que, se uma empresa está demitindo funcionários com uma certa frequência, é sinal que o processo de contratação está sendo executado de forma errada. 

Aos funcionários, perceber que muitos colegas de profissão estão sendo demitidos por motivos aleatórios, pode causar muitas consequências, uma delas é a falta de produtividade e a perda de expectativa de crescimento dentro da companhia. 

Consequentemente, com a ajuda da tecnologia, o departamento de RH começou a ter mais fôlego para lidar com a gestão dos colaboradores e, as chances de erro no processo de contratação reduziu drasticamente. 

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Prejuízos de uma contratação errada

Como é de se imaginar, uma contratação errada pode gerar prejuízos que estão ligados a vários fatores. Um desses fatores é o fato de que, uma demissão pode custar até 15 vezes o valor do salário do colaborador que foi demitido. 

As despesas incluem acerto e custos de um novo processo de seleção e contratação. Além da fase das contratações, há também a perda de resultados para que os novos colaboradores comecem seu treinamento para se adaptar às atividades da empresa. 

Uma contratação errada pode gerar rotatividade, o que pode ocasionar em investimento de tempo para que uma pessoa que já é acostumada em gerar resultados possa se dedicar a treinamentos para um novo colaborador. 

É fundamental que, no momento das contratações, as pessoas escolhidas estejam realmente dispostas com os novos desafios. Resumidamente, a tecnologia pode auxiliar no recrutamento, mas conseguir as pessoas certas pode depender de vários fatores. 

Dicas para acertar nas contratações

Portanto, listamos 7 dicas para não errar nas contratações da sua empresa. Continue a leitura e confira cada uma delas:

1 – Detalhar os requisitos

É importante definir os requisitos necessários para que o futuro colaborador não tenha dificuldades para desempenhar o seu papel na empresa. Sendo assim, não procure economizar nas características que o candidato precisa ter para conquistar a vaga. 

2 – Crie um anúncio adequado

Após você definir o perfil ideal para a vaga, é importante informar esses requisitos no anúncio para que as pessoas saibam do que se trata a respectiva vaga. No anúncio, é interessante passar alguns detalhes que possam causar interesse por parte dos candidatos. 

São eles:

  • Informar a remuneração;
  • Benefícios que o funcionário pode ter;
  • Carga horária; 
  • Premiações e campanhas que a empresa pode oferecer.

Há casos em que, se você não informar essas condições no anúncio, pode ser que alguns candidatos até possam se interessar pela vaga, mas na ausência dos benefícios que a empresa pode oferecer, o colaborador pode desistir da oportunidade. 

3 – Divulgue a vaga 

Depois de saber qual o perfil que mais se encaixa com a vaga, o recrutador também precisa saber divulgar a oportunidade. 

Nesse momento, após traçar o perfil do funcionário ideal, ele pode divulgar a vaga em ambientes potenciais que possam ter as pessoas certas para a vaga. 

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4 – Análise dos currículos

Antes de realizar as entrevistas, há perguntas estratégicas que podem ser feitas para saber se o candidato tem o perfil certo. 

Ou seja, analise com cuidado as informações que o possível colaborador expôs no seu currículo, será através delas que as perguntas serão desenvolvidas. 

Um ponto que pode ser considerado no momento da contratação, é observar se o candidato tem afinidade com a área em que está se candidatando. 

Ou seja, se a vaga é para trabalhar em uma fábrica de carroceria boiadeira, é interessante que a pessoa em questão saiba quais são as atividades desenvolvidas no trabalho. 

5 – Tenha um bom ambiente para as entrevistas

É comum que os entrevistados fiquem nervosos, e isso pode dificultar na extração de informações que, no momento da entrevista, é fundamental para saber se o candidato está apto para a vaga. 

A fim de diminuir a sensação de nervosismo do futuro funcionário, o recrutador pode criar um ambiente mais receptivo e acolhedor, deixando o candidato cada vez mais à vontade. 

Contudo, é importante não esquecer que é você quem deve direcionar a entrevista para coletar as informações principais da vaga. 

6 – Apresente a empresa para os candidatos

Apresentar o local de trabalho e os desafios diários que o candidato pode ter no ambiente de trabalho é a forma mais eficaz de evitar futuras desistências. 

No mundo dos negócios, tempo é dinheiro, então é importante ser objetivo para fazer contratações pontuais. Quando se trata de uma empresa dedicada a contabilidade e consultoria, por exemplo, o candidato já precisa começar a se adaptar às atividades o quanto antes.

7 – Separe a vida pessoal do profissional 

É importante que, no momento da contratação, o recrutador saiba criar critérios sólidos para que o candidato saiba do que se trata a vaga. Em outras palavras, os critérios estipulados valem para qualquer pessoa, independentemente se for uma indicação de um bom amigo. 

8 – Conheça o candidato

Felizmente, vivemos em uma era que, através da internet, fica fácil conhecer um pouco da vida pessoal das pessoas. 

Automaticamente, as pessoas estão expondo cada vez mais o que acontece no seu dia a dia, e com isso, as redes sociais podem ser fundamentais para que o recrutador saiba quais são os interesses do candidato, e além disso, saber o estilo de vida dele.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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