Games e Tecnologia

Como se adaptar à evolução da tecnologia automotiva

Ads 02

A evolução da tecnologia automotiva, cada vez mais utilizada na produção de automóveis, sempre visa o que há de melhor para o consumidor.

No entanto, devido a velocidade das novas tecnologias, a variedade de soluções de tecnologia automotiva, embora instaladas de forma diferenciada, pode causar desconfiança nos clientes, tanto no uso quanto na produção.

Isso ocorre porque muitas pessoas não percebem como a tecnologia no setor mudou ao longo dos anos e como isso pode contribuir para mais variedade, qualidade e uso mais seguro dos automóveis.

Ads 03

Publicamos este texto com o intuito de traçar um panorama da evolução tecnológica nos automóveis. Prossiga a leitura para saber tudo a respeito dessa área.

Tecnologia automotiva: definição e exemplos

A tecnologia automotiva vai além de recursos modernos, alto desempenho ou performance.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Todas essas são melhorias que ajudam o motorista dos serviços de topografia a controlar o carro com segurança e eficácia.

Ads 04

Diversos sistemas com essa tecnologia já estão disponíveis em veículos selecionados no Brasil e funcionam como uma espécie de prévia do que está por vir.

A seguir, conheça alguns exemplos do que é possível alcançar nesse setor tão importante para o país.

Carros elétricos

Todos sabemos que o petróleo é um recurso finito – ou seja, vai acabar um dia. A cada ano que passa, a disponibilidade petrolífera diminui.

Ads 05

Além disso, a poluição causada pelo impacto do dióxido de carbono na atmosfera e o alto custo dos carros movidos a combustíveis levaram alguns institutos a criarem opções de veículos movidos a bateria, ou seja, elétricos. 

Há também estudos voltados ao abastecimento relacionado à energia solar, tornando os automóveis também mais sustentáveis.

Carros movidos a hidrogênio

Vários fabricantes de automóveis lançaram modelos movidos a hidrogênio. Essa tecnologia automotiva traz mais uma alternativa de combustível ao mercado, que já sente os efeitos da queima de gasolina.

Carros movidos a hidrogênio são chamados de FCVs (Fuel Cell Vehicles). Os carros armazenam gases em seus tanques especiais e suportam baixas temperaturas do motor.

Saiba mais >>   Quem é visto, é sempre lembrado! Veja como divulgar sua empresa na internet

Apesar de suas vantagens, a tecnologia ainda é cara para o consumidor brasileiro. Mesmo assim, é vista como uma meta para a indústria futuramente.

Veículos autônomos

Alguns sistemas semi-autônomos estão disponíveis atualmente. Esses modelos utilizam sensores para informar a distância entre os veículos, controlar a velocidade e frear, se necessário.

O desenvolvimento de carros autônomos está se movendo em ritmo acelerado, de modo a tornar a circulação cada vez mais segura.

Tem sido sugerido que o esperado é que o comportamento dos carros autônomos seja o mesmo dos carros dirigidos pelo motorista, com a diferença de proporcionar mais segurança aos ocupantes e transeuntes.

Isso sem mencionar o conforto durante o passeio devido à capacidade de realizar outras tarefas da assessoria contabilidade sem precisar dirigir.

Tags para pedágio

A privatização das rodovias do país trouxe uma nova realidade para muitos brasileiros. Com a instalação dos pedágios, já é comum que algumas pessoas despendam mais tempo de trajeto e em viagens por terem de esperar na fila para pagá-los.

Além disso, o tempo também é desperdiçado ao trocar dinheiro e ler cartões, por exemplo. Para otimizar esse processo, é útil ter um roteiro claro para o transporte de cargas como desinfetantes hospitalares, considerando tempo, segurança e custo.

Mais ainda, pensando nisso, surgiram as etiquetas adesivas com tecnologia QR code. Elas são colocadas no para-brisa do carro e permitem que o motorista atravesse rapidamente as estradas com pedágio.

Para sua logística, isso economiza tempo e também facilita o controle de custos, pois você não precisará reembolsar funcionários, tendo um melhor controle dos acessos com pedágio e das rotas feitas.

Sistema de direção assistida

Este sistema é uma combinação das funções do carro com o perfil do motorista. Portanto, sempre que um comportamento anormal é identificado, o sistema inteligente assume a autonomia do veículo, colocando-o no caminho certo.

Para que esta tecnologia funcione corretamente, é importante distribuir várias câmeras e sensores no veículo. Isso resultará em mais precisão na direção e das informações transmitidas do veículo para os sistemas.

Detector de ponto cego

Uma das soluções mais úteis para garantir a proteção do motorista é o sensor de ponto cego: um dispositivo capaz de identificar veículos ou pedestres em áreas de visibilidade limitada ou obscurecidas.

Este sensor geralmente está localizado no retrovisor externo para sinalizar a aproximação de um veículo por trás. Ele pode levar em consideração as velocidades de dois veículos, alertando o motorista em caso de mudança de faixa iminente.

Saiba mais >>   Sempre on-line? Saiba por que esse hábito é menos inofensivo do que parece

Se o motorista tentar mudar de lado, o assistente pisca para melhorar a percepção do indivíduo.

Saiba como acompanhar a tecnologia automotiva

O progresso tecnológico deve ser acompanhado pelas marcas que desejam se manter relevantes e populares no setor.

Para isso, existem métodos e atitudes para assegurar que a transportadora de concentrador de oxigênio preço se adeque, bem como algumas práticas que até os proprietários que almejam veículos mais tecnológicos podem investir, veja.

Invista na capacitação dos funcionários

É importante treinar os funcionários de sua oficina mecânica, centro automotivo, transportadora e frotas diversas a lidarem com os novos dispositivos. Para isso, pesquise por cursos já existentes no mercado.

Uma equipe qualificada não deve ter problemas para atender clientes de carros que tenham esses aprimoramentos automotivos.

Participe de salões do automóvel

Os salões do automóvel são eventos ideais para se manter a par das últimas novidades do ramo.

Informe-se sobre as datas e locais onde esses eventos vão ocorrer e se programe para participar.

Além de tomar conhecimento das últimas novidades, você pode aproveitar a oportunidade para fazer networking com colegas de ofício.

Redesenhe processos

Outro ponto importante ao introduzir uma nova tecnologia em um negócio é avaliar as necessidades e requisitos específicos dos escritórios de arquitetura e especificidades do galpão ou estacionamento da empresa.

Esse fator deve ser considerado antes de começar a fazer mudanças estruturais.

Com a implantação de novas ferramentas e fluxos de trabalho, ou mesmo a reorganização dos espaços e trajetos, é necessário rever algumas etapas e processos do sistema produtivo, de forma a adequar as operações internas para uma maior eficiência.

Assim, a equipe de gestão deve elaborar um plano que tenha em conta determinados aspectos, como:

  • Objetivos da empresa;
  • Resultados pretendidos;
  • Prazos previstos;
  • Impacto nos consumidores.

Essa tarefa pode ser otimizada por meio do uso de software de fluxo de trabalho que ajude a definir a estratégia e visualizar melhor as necessidades do negócio.

Revise a cultura e os valores da organização

Os resultados trazidos pelas tecnologias automotivas podem ser melhorados se a cultura da administracao de condomínios permanecer dentro de práticas além dos processos de inovação.

Como efeito, embora as alterações, em uma primeira análise, sejam atribuídas aos instrumentos de trabalho da organização, exigem uma nova atitude e reflexão de todo o pessoal.

Saiba mais >>   WD_BLUE promove concurso cultural para conectar arte à tecnologia

Mudanças referem-se a mudanças de hábitos, espaços, cargos e principalmente o comportamento dos profissionais diante das novas demandas.

Por isso, ao implementar a transformação digital, os gestores precisam trazer uma nova perspectiva de negócios para colaboradores, fornecedores e clientes.

Com a ajuda do sistema de CRM, esse trabalho de gerenciamento da empresa que lida com frotas e veículos será mais eficiente e preciso.

Entenda a importância da tecnologia automotiva

Os aprimoramentos tecnológicos são essenciais para a produtividade de qualquer setor, seja o de automóveis ou a produção de blocos intertravados.

Acompanhe os tópicos abaixo e descubra as vantagens da tecnologia aplicada ao desenvolvimento de carros e meios de transporte.

Frota mais limpa

Biodiesel, elétrico, diesel de cana, combustíveis sintéticos e até combustíveis à base de microalgas.

Todas essas possibilidades são amplamente discutidas no mercado automotivo e devem ter impacto direto nos carros de passeio e nas frotas profissionais do futuro.

A pressão social e do próprio mercado para cidades mais limpas tende a tornar esse tema central na gestão de frotas e surgir como um diferencial competitivo.

Mais recursos para a gestão de frotas

Hoje já não se pode pensar em uma gestão precisa e analítica sem utilizar tecnologia avançada de gestão.

Inclusive, para se ter uma ideia, já é possível trabalhar com gestão remota e 100% intuitiva, com controles que vão desde o combustível até a gestão de multas e sinistros, bem como rotas e períodos de circulação.

Com o avanço da chamada Internet das Coisas e machine learning, as capacidades de análise só aumentam.

Controle preciso dos procedimentos de manutenção

Os gestores de frota sabem que o controle preciso dos procedimentos de manutenção contribui significativamente para a redução de custos desnecessários na decoração apartamento.

A tecnologia automotiva permite uma melhor comunicação entre o veículo, sistemas e gerenciamento,possibilitando o envio de alertas sobre excesso de velocidade e redução de horas durante a manutenção.

Ótimo custo-benefício

Se você pensa que a tecnologia automotiva é apenas para veículos de ponta, aqueles extremamente caros, ou grandes frotas, saiba que está completamente errado.

Existem várias possibilidades que podem ser implementadas em carros mais comuns, que apresentam grandes vantagens em termos de custo e acessibilidade.

Então, saiba que você pode fazer isso facilmente na frota da sua empresa e sem que um alto valor seja, necessariamente, despendido.

Proporciona mais segurança e menos acidentes de trânsito

Uma das principais vantagens da tecnologia automotiva é que ela permite mais segurança e evita acidentes de trânsito.

Isso acontece porque existe um sistema de comunicação veículo a veículo, que funciona por meio de sensores, o que aumenta a atenção, principalmente em áreas de risco.

Considerações finais

Dentre tantas possibilidades, a evolução da tecnologia automotiva se mostra altamente importante para o sucesso de empresas e negócios.

A adoção dessas soluções melhora toda a cadeia produtiva, desde a linha de produção até o relacionamento com fornecedores e as entregas para o cliente final.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]