Empreendedorismo, Negócios e Economia

Como se tornar um perito contábil

Ads 02

Uma dúvida muito comum diz respeito à como se tornar um perito contábil.

Mas, para se tornar um perito contábil, primeiramente, é necessário ser formado em Ciências Contábeis, e também ser habilitado – mediante prova – no Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Esse profissional é responsável por analisar, desenvolver e validar laudos técnicos periciais, com relação a processos que abranjam encargos financeiros.

Ads 03

O ideal para quem quer ingressar nessa profissão é ter paixão pela pesquisa e investigação de processos contábeis e seus segmentos relacionados.

O que faz um Perito Contábil?

O papel do perito contábil é analisar dados e documentos para desenvolver laudos usados como meios de investigação de processos contábeis.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

O profissional tem para si, uma grande missão ética, afinal de contas, os laudos emitidos podem ser usados também como recursos jurídicos na formulação de provas em casos de fraudes e crimes financeiros.

Ads 04

Neste contexto, é válido salientar também o poder que essa função tem em suas mãos. 

Saiba mais >>   Calendário Saque-Aniversário: entenda as datas e saiba como planejar-se

Ao acreditar que os dados apresentados pelas partes não são o suficiente, o profissional pode solicitar à justiça a apresentação de mais informações para uma análise criteriosa e segura.

O perito contábil encontra, frequentemente, crimes como lavagem de dinheiro, gestão financeira fraudulenta, corrupção, sonegação de impostos, improbidade administrativa, dentre tantas infrações que resultam na obtenção ilegal de valores monetários.

Ads 05

Sendo assim, o desempenho de um perito contábil precisa ser impecável, logo que em situações como essas, o laudo apresentado pelo profissional torna-se peça-chave na condenação ou absorção das partes envolvidas.

Como se tornar um perito contábil?

Em suma, o processo para se tornar um perito contábil não é tão simples. Já que é preciso estudar muito e desenvolver certas características.

Afinal, não basta estudar ciências contábeis, aprender a gerar danfe, fazer DRE. Pois, a rotina normal de um contador não o torna um perito contábil.

Então, veja a seguir como se tornar um perito contábil após fazer uma faculdade de contabilidade.

1. Tenha o hábito de ler e estudar constantemente

Na profissão de perito contábil, a busca constante por informações e ensinamentos é muito importante. 

Além de ser preciso ter formação no curso de Ciências Contábeis e de ser habilitado no CFC, o trabalho no cotidiano demanda desse profissional uma constante atualização quanto à legislação fiscal e tributária brasileira, como também em relação à jurisprudência dos cálculos judiciais.

Saiba mais >>   Em qual rede social estão os clientes das empresas B2B

A leitura e os estudos devem ser constantes na vida de um perito contábil. É preciso que esse profissional tenha conhecimento de todo processo normativo que envolve a perícia contábil.

Já quando estiver exercendo a profissão, é essencial estudar a fundo os processos judiciais nos quais irá exercer, como também seu contexto.

Outra questão a ser trabalhada pelo profissional é o desenvolvimento da escrita. Afinal de contas, após entender todo o processo judicial, será preciso elaborar o laudo pericial, onde é necessário ter coerência, ter início, meio e fim e, bons argumentos fundamentados. 

2. É preciso ser detalhista e organizado

Nessa profissão, como muitas outras, é preciso que o profissional seja organizado.

Sem dúvidas, quando o profissional permite que vários processos judiciais fiquem espalhados pela mesa, sem ordem nenhuma, isso gerará dificuldades sem necessidade para o perito, além de reduzir sua produtividade.

O profissional não precisa ser perfeccionista. Mas é necessário ter um nível de organização onde a pessoa consegue achar com facilidade o que procura.

Outro detalhe importante: é preciso que o profissional dessa área seja detalhista.

Saiba mais >>   Como ser um Freelancer (Plano de seis meses)

Ao elaborar um laudo pericial, diversas vezes é aquele pequeno detalhe, que passa despercebido pela maioria das pessoas, o elemento que faz uma ação ser vencedora.

Ao ser detalhista, as chances de erros que podem comprometer o resultado do trabalho e a reputação do profissional serão reduzidas.

3. Busque experiência em escritórios contábeis que atuam com perícia

Para quem quer se especializar nessa área, uma boa ideia é buscar escritórios contábeis que já atuam com perícia para que a pessoa possa obter algumas experiências.

E mesmo que ainda não tenha atuado como contador em outras funções, é possível começar diretamente no segmento de perícias.

O estágio é uma boa opção para quem deseja exercer a função pericial ou aquele que não exerce há um bom tempo, e até mesmo para quem acabou de formar ou quem está finalizando o curso.

Existem diversos escritórios com alta demanda por cálculos judiciais e estão em busca de peritos para atender esse volume de trabalho.

4. Faça networking com outros profissionais da área

Nos últimos anos o Networking tornou-se uma ferramenta muito eficiente.

Nesse caso, dialogar com outros peritos, advogados e profissionais da área é uma excelente ideia para ter uma troca de experiências, ter conhecimento do que tem acontecido de mais importante no ramo, além de ter o nome pautado toda vez que aparecer uma vaga de emprego na empresa.

Mas não se esqueça que networking é uma troca. Então, mesmo que você não tenha grandes conhecimentos, esteja à disposição para ajudar.

Ads 06