CulturaModa e Estilo de Vida

Como surgiu o pijama feminino?

Neste conteúdo você vai saber sobre

Ads 02

No mundo da moda, poucas peças de vestuário são tão emblemáticas e universais quanto o pijama feminino. No entanto, a história por trás dessa confortável trajetória de dormir é fascinante e pouco conhecida. 

Neste artigo, embarcaremos em uma jornada no tempo para desvendar como o pijama feminino surgiu e evoluiu ao longo dos séculos. Vamos explorar as influências culturais, as mudanças sociais e as inovações têxteis que moldaram essa peça essencial da guarda-roupa feminina. 

Prepare-se para uma viagem no tempo que revelará as origens e as transformações do pijama feminino, proporcionando uma visão única do papel que desempenhou na moda e na liberdade das mulheres ao longo da história.

Quando surgiram os pijamas?

Ads 03

De acordo com o registro dos historiadores, a origem dos pijamas remanescentes à Europa, situa-se entre os séculos 17 e início do século 18, inspirados em vestuários orientais.

Esses primeiros modelos eram constituídos por calças largas, que chegavam até a cintura, combinadas com uma blusa comprida, lembrando-se das túnicas. 

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
Saiba mais >>   A pena por trás de Romeu e Julieta: revelando o autor da história de amor mais famosa

Antes dessa época, não se tinha conhecimento de peças de vestuário específicas ao abrigo noturno. Em vez disso, as pessoas costumavam usar suas roupas do dia a dia para se protegerem do frio enquanto descansavam.

Ads 04

A influência dos países hinduístas desempenhou um papel fundamental na disseminação da moda que conhecemos como pijama hoje em dia, principalmente durante a Era Vitoriana, no século 19, quando essa tendência ganhou reconhecimento global. 

Com o avanço da indústria têxtil, algumas décadas depois, surgiram os pijamas confeccionados em tecidos leves, assim como camisolas de flanela e seda, usados ​​tanto por homens quanto por mulheres. As padronagens clássicas, como listras e xadrezes, tornaram-se populares no século 20.

A acessibilidade deles teve um impacto significativo em sua expansão, especialmente a partir da década de 1930. Nesse período, os homens abandonaram o uso de camisolas e obtiveram a adoção de conjuntos compostos por camisa e calças, enquanto as camisolas femininas se tornaram mais ornamentadas, com a adição de laços e rendas. 

Como surgiu o pijama feminino?

Ads 05

A história nos conta que os antecessores dos pijamas femininos modernos fizeram sua propriedade na Europa entre o final do século 17 e o início do século 18, tendo sido inspirados por vestimentas orientais, embora tenham desaparecido logo em seguida. 

Saiba mais >>   Como lidar com o preconceito contra mulheres que viajam sozinhas

A popularização desta peça só aconteceu de fato durante a Era Vitoriana, que abrange o período de 1837 a 1901, impulsionada pela influência das vestimentas usadas em regiões de religião hindu. Foi nessa época que eles passaram a ser amplamente adotados, uma tendência que se manteve pelo mundo.

Os pijamas originais consistem, tradicionalmente, em calças largas, amarradas na cintura com um cordão, sendo usados ​​tanto por homens quanto por mulheres em locais como a Índia, Irã, Paquistão e Bangladesh. 

Geralmente, eram complementados por uma túnica com cinto que se estendia até os joelhos. Embora a palavra “pijama” tenha origem no hindi, roupas semelhantes foram descobertas em trajes tradicionais em várias partes do Oriente e do Extremo Oriente.

No final do século 19, com o avanço das máquinas de costura e do setor têxtil, estilistas e empresas começaram a exercer influência significativa sobre as tendências de vestuário da população. 

Foi na primeira metade do século 20 que surgiram as peças confeccionadas em tecidos leves, como flanela e seda, além dos modelos estampados, marcando uma evolução notável no desenvolvimento dessa peça de vestuário.

Saiba mais >>   A moda circular no Brasil

Gostou da história fascinante por trás da evolução dos pijamas femininos, desde suas origens inspiradas na moda oriental até se tornarem um ícone de conforto e estilo?

Então não perca tempo e já compartilha este intrigante relato com seus amigos e familiares para que eles também mergulhem no mundo da moda e da cultura.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]