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Como transformar a cultura organizacional de sua empresa

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A cultura organizacional de uma empresa é parte fundamental do desenvolvimento de uma companhia que pretende crescer e fincar raízes a longo prazo, principalmente em um mercado tão competitivo.

Mas às vezes essa cultura precisa de uma mudança para ajudar a dar unidade e senso de direção para a empresa, além de melhorar a satisfação dos funcionários e aumentar a produtividade das equipes.

Portanto, a transformação cultural é mais do que apenas uma frase da moda. É o compromisso de mudar a cultura de uma empresa para que todos se sintam com orgulho de pertencer à organização, a fim de contribuir para o crescimento pessoal e corporativo.

O que é transformação cultural?

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A transformação cultural é um processo de evolução e desenvolvimento de  cultura de uma empresa, este que acontece baseado em valores, objetivos e no propósito que fundou os pilares da companhia em questão.

Cabe aos colaboradores, em conjunto com a diretoria da empresa, olhar para o negócio de forma crítica, a partir de uma avaliação do clima organizacional, para entender o que deve ser melhorado em prol do ambiente de trabalho, da interação e do crescimento da organização.

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Um processo de transformação cultural bem-sucedido é quando os funcionários sabem o que a empresa representa, tanto internamente quanto externamente para os clientes, gerando assim uma satisfação nos colaboradores.

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Ou seja, a transformação cultural é a parte que também acontece da porta para fora de uma empresa terceirização de serviços de portaria, por exemplo. Os clientes precisam se conectar com uma cultura forte e bem posicionada da companhia.

Dessa forma, os relacionamentos tendem a ser mais duradouros, os potenciais clientes se engajam mais e isso acaba refletindo em uma receita mais robusta.

Outro ponto importante é que desde o primeiro contato do cliente, a cultura de uma organização deve se fazer presente, principalmente para que isso fique claro e seja percebido.

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Benefícios de uma cultura organizacional consolidada

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Toda empresa que visa o crescimento exponencial e a consolidação dos seus negócios precisa de uma cultura forte para se manter sustentável e relevante por mais tempo.

Por isso, a cultura acaba sendo um dos pilares mais importantes, até mesmo em conjunto com os departamentos financeiro e pessoal. A seguir, veja brevemente alguns dos benefícios imediatos de um cenário consolidado de uma cultura organizacional:

  • Maior fluidez no trabalho;
  • Aumento da satisfação e da felicidade dos colaboradores;
  • Redução dos custos de contratação de novos funcionários;
  • Aumento na produtividade;
  • Maior conexão com potenciais clientes e clientes já existentes;
  • Ganho de reputação e reconhecimento;
  • Crescimento de receita.

Assim sendo, a força da cultura de uma empresa de terceirização de RH, por exemplo, pode ser realmente muito forte, principalmente pelo senso de propósito unificador a todos os membros que compõem a companhia.

Dicas para transformação cultural em uma empresa

Apesar de ser realmente algo muito benéfico, transformar a cultura de uma empresa é como mover montanhas. É necessário um esforço conjunto de todos para conseguir uma implementação bem-sucedida.

Para ajudar nisso, separamos algumas dicas que se encaixam bem para qualquer tipo de empresa, seja você um dono de um pequeno negócio de serviços contábeis para empresas ou de uma multinacional.

Entenda sua cultura atual e saiba o que melhorar

Antes de começar a transformação de cultura, é fundamental entender qual é o escopo atual da empresa do ponto de vista cultura e dos valores que formam a companhia.

Eles estão sendo bem propagados? A missão da empresa é buscada de forma incessante nas mais variadas áreas?

Esse tipo de pergunta pode rondar o questionamento principal de se há uma cultura real na empresa de processamento de folha de pagamento, bem como em qualquer outra organização.

Além disso, envolva seus colaboradores para entender as dores, o que atrapalha e o que não está sendo feito a ponto de não haver uma sensação boa de pertencimento. Isso pode ser feito através de pesquisa de satisfação. 

Dessa forma, com a visão mais clara vinda dos colaboradores, é natural que as mudanças ocorram de forma mais rápida.

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E as mudanças devem ter um sentido mais certo. Por esse motivo, é crucial que você estabeleça o cenário mais ideal, que significa um sonho grande de cultura organizacional. Tendo isso em mente, a questão é trabalhar como chegar lá.

Crie estratégias e planos de ações

Agora que você sabe sobre os problemas e que tipo de cultura deseja ter, é hora de criar uma estratégia que se traduza em algumas técnicas e planos de ações. Ou seja, hora de se planejar e colocar a mão na massa.

Para fazer isso, a empresa precisa se concentrar no que tem dado certo em termos de cultura organizacional para separar o que realmente precisa mudar. Depois, mapeie as metas que você deseja alcançar em variados momentos, como curto, médio e longo prazo.

Processo de seleção e recrutamento passa a ser essencial

Se você está passando por uma transformação cultural, pode se perguntar como novos colaboradores chegarão em meio a uma mudança tão grande e no “olho do furacão”.

Na verdade, não é um bicho de sete cabeças. Lembra que você traçou o cenário ideal? Então, pense nesse cenário como um norte a ser seguido.

Tendo isso em mente, o processo de seleção de novos colaboradores passa a ser essencial para a construção desse espectro ideal, porque é a oportunidade ideal para você já apresentar a meta para este novo cenário.

Os novos colaboradores, a partir dessa meta, construirão a empresa com um foco muito maior e ajudando os antigos a se adaptarem e participarem ativamente dessa transformação de cultura.

Para isso acontecer, o recrutamento deve ser minucioso e analisar cada detalhe das novas pessoas, que devem ter o perfil cultural que a empresa almeja alcançar.

Assim, é meio caminho andado e menos pessoas para aderir a essa transformação.

Faça uma avaliação padronizada com as perguntas certas e outras formas de avaliar a adequação organizacional.

Ao fazer isso, certifique-se de entender quais profissionais já existentes na empresa não se encaixam de forma alguma na cultura organizacional considerada como sendo a ideal e tente focar neles, em algum momento.

Dar atenção a esse ponto é fundamental para não haver uma debandada geral de colaboradores, ocasionando em uma rotatividade tão grande que pode causar prejuízos à empresa, principalmente financeiros.

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Acompanhe de perto o processo de transformação

Por fim, é preciso criar um método de acompanhamento do seu progresso na implementação da transformação cultural da empresa. Veja se está tomando o rumo que você esperava e, se não, tome providências para ajustar.

Assim como qualquer estratégia para o seu negócio de fornecedor de papel toalha e higienico, há custos financeiros e de tempo para serem avaliados. Por isso, medir de forma rigorosa todo esse processo é fundamental.

Avalie se os membros das mais diversas equipes estão aderindo, interagindo mais e mudando comportamentos que, atualmente, não são considerados de bom tom.

Por exemplo, caso um dos propósitos da empresa seja melhorar o tom de voz, em consonância com as ações de marketing, é preciso entender se os responsáveis por isso estão a par das novas diretrizes que foram definidas para a transformação cultural.

Veja também quais foram os indicadores de desempenho escolhidos e se eles ainda fazem sentido na nova estratégia e no novo plano de ação para a transformação de cultura do seu escritorio de contabilidade e consultoria, por exemplo.

Vá anotando e estabelecendo marcos para todos da empresa terem visibilidade. Por exemplo, se a companhia conseguiu atingir a meta de mais colaboradoras mulheres, estabelecida lá atrás, por que não comunicar isso?

Ou, é possível também fazer isso de forma mais micro e específica com as metas de cada equipe e departamento da empresa. Isso pode ajudar a motivar e dar proximidade aos colaboradores.

E, mais uma vez, as pesquisas aqui são extremamente importantes. Portanto, acompanhe os resultados e veja se elas estão fazendo sentido a longo prazo. Ver o histórico e a evolução é essencial para entender isso.

Considerações finais

O tempo será o melhor amigo das empresas de contabilidade, entre outras importantes companhias, que querem fazer uma verdadeira transformação cultural corporativa. Não pense que esse é um processo que muda da noite para o dia.

A não ser que uma empresa já nasça com uma cultura forte, a transformação é um processo lento, de muitas tentativas, de muito convencimento e repetições.

Tenha a certeza que a maioria dos colaboradores esteja envolvida neste processo tão importante e que pode, de fato, mudar os rumos de uma companhia a ponto de torná-la mais relevante no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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