Empreendedorismo, Negócios e Economia

Como transmitir credibilidade para vender mais em tempos desafiadores

Pesquisas comprovam que ter uma imagem sólida contribui para ter uma marca de valor e, consequentemente, vender mais

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Em tempos desafiadores como o que estamos vivendo hoje em dia, com a pandemia, empresas e profissionais buscam compulsivamente o segredo para vender mais. Transmitir credibilidade pode ser uma das saídas – pesquisas comprovam que as empresas mais valorizadas e reconhecidas no mercado são as que oferecem produtos e serviços de excelência e, mais que isso, possuem uma imagem sólida, transformando sua marca em uma marca de valor.

E quando falamos sobre a imagem de uma empresa, estamos falando, também, sobre a imagem pessoal de seus gestores e colaboradores, fator decisivo na arte da negociação e do fechamento de uma venda. “O bom posicionamento de um profissional é o principal atributo responsável por abrir portas para melhores oportunidades e, consequentemente, vender mais”, explica Mara Lauxen, estrategista em Personal Branding. Mara é mentora especialista em Carreira Feminina e atuou por mais de 20 anos como empresária nos setores de Moda, Eventos e Agronegócios. Como palestrante profissional, Mara potencializa o empoderamento pessoal e profissional. “A imagem ou o comportamento inadequado de uma equipe comprometem a credibilidade e a reputação da empresa, impactando negativamente no fechamento das vendas. Os profissionais precisam ter consciência da necessidade de ter uma imagem adequada às necessidades da empresa onde trabalham. O comportamento junto ao cliente tem influência direta na hora do fechamento de uma venda, e estes atributos estão diretamente ligados à reputação e à credibilidade da marca que representam”, complementa.

Segundo a especialista, para transmitir credibilidade é preciso, em primeiro lugar, entender o mercado atual e acompanhar as inovações do setor em que o profissional atua. O segundo passo é ter consciência sobre a importância que sua imagem pessoal tem e o quanto ela impacta na primeira impressão que ele passa ao cliente e na arte de vender. Mais que isso, é preciso compreender a relação que existe entre imagem pessoal, profissional e reputação. “É preciso falar sobre etiqueta profissional e comportamento, afinal, quando falamos sobre imagem, estamos falando, por exemplo, sobre vestimentas, higiene, pontualidade, capacidade de comunicação e reputação nas redes sociais”, exemplifica Mara.

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Outro quesito importante para Mara é a assertividade – capacidade de se posicionar de maneira mais clara, transparente e objetiva.

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Para isso, ela dá algumas dicas:

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Evite se comunicar de maneira agressiva ou passiva demais

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O segredo é manter o equilíbrio, ou seja, se expressar e ser ouvido ao mesmo tempo, mantendo o que Mara chama de uma “boa conversa”. Ser assertivo é saber se posicionar respeitando a opinião dos outros. O tom de voz e os gestos também são muito importantes!

Cuide da sua imagem pessoal

Lembre-se de que as roupas que usamos e a nossa aparência devem refletir os atributos profissionais que queremos passar para os clientes, como respeito, credibilidade, confiança, eficiência, etc. Isso vale tanto em relação a ele como em relação à marca e ao produto que ele representa.

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 Comporte-se de maneira concisa, coerente e confiante

Domine o assunto sobre o qual vai falar para passar uma segurança autêntica ao seu ouvinte. A assertividade serve para defender suas ideias, mostrando positividade e pró-atividade – isso não significa estar certo ou errado, mas, sim, se colocar numa posição de respeito.

Segundo Mara, a imagem profissional engloba fatores que vão além da aparência, como postura, reputação, conhecimento e mentalidade – para ela, não basta ser: tem que parecer! ”O mercado de trabalho está buscando profissionais proativos, colaborativos, determinados e resilientes, principalmente no que diz respeito a trabalho em equipe e resolução de problemas. Por outro lado, é preciso saber transmitir estas características de maneira correta. Como seres humanos, estamos em constante transformação e evolução, o que nos permite ajustar nossa postura às exigências do mercado e ao profissional que queremos ser. Construir uma imagem profissional pode ser desafiador, porém, o segredo é que ela seja baseada nas características que já se tem. Basta lapidá-las e prestar atenção ao que comunicamos, como imagem pessoal, postura e atitudes”¸ ensina Mara. “Todas as nossas ações impactam, de imediato, na percepção que o cliente tem sobre o profissional, e, depois, na imagem e na reputação da empresa que representamos. É imprescindível cuidar da sua imagem e das suas ações, comprometendo-se consigo mesmo e com a empresa. Quando isso acontece, o sucesso é garantido”, finaliza.

Sobre Mara Lauxen

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Mara Lauxen é Estrategista em Personal Branding, Mentora Especialista em Carreira Feminina, Master Trainer, Master Mentoring com Tripla Especialização. Atuou por mais de 20 anos como Empresária dos setores de Moda, Eventos e Agronegócio, adquirindo expertise em Atendimento ao Cliente, Gestão Administrativa, Gestão de Equipes, Liderança, Planejamento e Vendas. Entre tantas especializações, Mara se tornou palestrante profissional, e já impactou milhares de pessoas potencializando o empoderamento pessoal e profissional. Além disso, através de curadoria de imagem pessoal, profissional e marca pessoal, impactou centenas de pessoas no que se refere à autoestima e autoconfiança, despertando e trazendo à tona a essência e o diferencial das pessoas, potencializando marcas pessoais.

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