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Como utilizar Instagram para empresas?

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Hoje nós mostraremos como utilizar Instagram para empresas. E, assim, conseguir mais curtidas e, também, mais vendas.

Explicaremos, em detalhes, do que se trata essa ferramenta e como você pode usá-la a seu favor. Para isso, apresentamos 10 dicas valiosas de como operá-la, para que você obtenha o máximo dela.

Além disso, apresentaremos exemplos práticos, em muitas dessas dicas. Para que você saiba como aplicá-las, na vida real. Fique com a gente para saber mais.

Saiba mais >>   Como implementar inovação digital em seu negócio?

Do que se trata o Instagram para empresas?

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O Instagram para empresas é o braço da rede social voltado para pessoas jurídicas. Assim, as marcas têm acesso a, ainda, mais recursos dessa que é uma das maiores redes sociais do mundo.

Além disso, se trata, atualmente, de uma das redes sociais que mais crescem no planeta. Logo, potencialmente, é o melhor lugar para que você consiga conquistar novos clientes.  Além de poder fidelizar, ainda mais, os antigos.

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Ele permite campanhas direcionadas. E, também, o acesso a diversas informações que o seu público compartilha. Assim, você consegue conhecê-lo melhor.

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No entanto, para usar todo o seu potencial, é preciso seguir algumas boas práticas. Que listamos nos próximos tópicos.

Transforme o Instagram da sua marca em uma revista digital dela

E isso é bem diferente de transformá-lo em um catálogo, como, apenas fotos de produtos e promoções. Pois, as pessoas estão atrás do conteúdo da sua empresa.

Logo, o ideal é pensar em um informativo com várias seções. E, como o conteúdo precisa ser regular, o certo é programar suas postagens. Além de estar relacionado com a sua empresa.

Escolha bem o seu nome de usuário

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O nome da sua marca precisa ser reconhecido facilmente pelo seu cliente. Ou por quem estiver te procurando.

Assim, recomendamos que você utilize o nome da sua empresa. Caso, infelizmente, esse nome já esteja em uso, você pode usar de outros caracteres, como pontos ou traços, para criar um nome, facilmente, identificável.

Faça seu perfil falar a mesma língua que o seu negócio

A sua foto precisa ser a logo do seu negócio. Em alta resolução. Além disso, a sua bio tem se falar, de forma simples e direta, o que você faz. Se isso condizer com o perfil da sua marca, utilize tópico e emoticons aqui.

Por fim, é interessante que o seu Instagram leve o tráfego para outros canais. Como seu site, Facebook e outras redes sociais.

Altere o seu Instagram para comercial

Sem isso, é muito difícil ter um bom alcance. É certamente impossível alcançar todo o potencial da rede social.

Para isso, você precisa, dentro das suas configurações, clicar em Mudar para perfil comercial. Além disso, precisa vincular seu perfil a uma página do Facebook (ou criar uma), para ter acesso ao Instagram for Business.

Dentre as funcionalidades desse tipo de perfil, você saberá quem está te seguindo e, da mesma forma, qual é o melhor horário para publicar. Além de poder adicionar o botão de contato na sua bio.

Faça uso de hashtags

É possível usar até 30 hashtags em um post. Ou seja, são 30 formas de você entrar em contato com seus clientes. No entanto, é preciso que elas conversem com o seu negócio.

Dessa maneira, você deve pesquisar quais são as hashtags mais utilizadas na sua área de atuação. As mais gerais atraem mais pessoas. No entanto, as mais específicas, apresentam maior retenção de público, a longo prazo.

Publique boas fotos

Afinal, a rede foi criada para isso. Mesmo que algumas coisas tenham mudado, você ainda precisa publicar fotos de alta qualidade. Caso contrário, isso vai prejudicar, em muito, a imagem da sua empresa.

Se você puder contratar um profissional para isso, ótimo. No entanto, caso não seja o seu caso, existem aplicativos que podem lhe ajudar. Tanto na edição, quanto em uma postagem mais profissional.

Aqui, citamos o Canva, que lhe permite criar layouts profissionais, não só para o Instagram. Também, o Enlight App, que é pago, mas possibilita ótimas edições, mesmo do celular. E o Snapseed, que é gratuito e comporta vários efeitos.

Todas essas ferramentas estão disponíveis como aplicativos, tanto para iOS quanto para Android. Além disso, o Canva, também, pode ser utilizado online.

Tenha um bom relacionamento com os seus seguidores

Quem quer se conectar com a sua marca, quer também, se sentir próximo dela. Logo, esperam receber atenção de você, na figura de sua conta do Instagram.

Em troca, eles lhe dão engajamento, alcance e, no fim das contas, receitas, através das compras feitas. Assim, é preciso que você tire parte do seu tempo para fazer, também, a sua parte.

Isso inclui curtir algumas fotos mais recentes deles, todo dia. É interessante, também, comentar nas fotos.

Além disso, você deve responder a todos os comentários nas suas publicações. Isso, sempre mencionando quem os fez.

É uma boa ideia, também, mencionar influencers nas publicações. Desde que ligados ao seu segmento. 

Exercite a sua criatividade

E, da mesma forma, a sua autenticidade. Isso inclui compor postagens com fotos dos produtos e outros elementos, por exemplo.

Além disso, pode exibir outros posts, com coisas que vão se conectar com o seu público. Por exemplo, vídeos curtos do seu cotidiano ou depoimentos e fotos dos clientes usando o produto. Além de usar esse espaço para contar a história da sua marca.

Vale a pena, também, utilizar os stories para contar histórias relevantes. No entanto, elas precisam seguir a lógica de terem começo, meio e fim.

Assim, não publique histórias avulsas, cujos elementos não se relacionam. E busque estabelecer uma relação entre elas e entre o seu próprio negócio.

Trabalhe para aumentar a quantidade dos seus seguidores

Uma prática bastante comum é de que pessoas divulguem outras contas no Instagram, valendo-se da permuta. Ou seja, essa divulgação é feita, recebendo-se, em troca, um produto ou serviço.

Também existe a possibilidade dessa divulgação ser paga da forma convencional. Logo, é preciso identificar quem é relevante para fazer essa divulgação e investir nessas pessoas.

Além disso, convém listar blogueiras da sua região e empresas parceiras. Além dos principais formadores de opinião e celebridades do segmento.

Outra atitude positiva para o seu negócio é criar sorteios e hashtags. Além de parcerias com outras contas.

Isso sem se esquecer dos seus concorrentes. Acompanhe os perfis deles e veja quais estratégias funcionam melhor. Em seguida, adapte essas estratégias para a sua realidade e mensure os resultados.

É importante que essas estratégias tenham a sua identidade. Caso contrário seus seguidores perceberam a artificialidade. 

Saiba a importância de criar personas para seus clientes

É preciso criar o perfil do seu cliente ideal, a sua buyer persona. Nesse caso, não estamos falando do cliente que você deseja atender. Mas do que, de fato, atende.

Assim, defina uma idade, nome, hábitos e comportamentos para esse cliente. Além dos problemas que ele enfrenta e quais soluções, dentro do seu negócio, ele procura. Enfim, todas as informações que você julgar importantes para ele.

É possível, sim, criar mais de um persona. Desde que elas sejam válidas, entre si. Ou, então, que representem diferentes clientes, para diferentes produtos. Se você tem duas pessoas conflitantes para um mesmo produto, talvez esteja passando mensagens dúbias.

Essas pessoas ajudam a direcionar suas ações de marketing. E, assim como as demais dicas, as tornam muito mais eficientes e lucrativas.

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