Como utilizar o Linkedin em sua estratégia de marketing
Neste conteúdo você vai saber sobre
Usar o Linkedin em sua estratégia de marketing pode acabar gerando muitos novos contatos para sua empresa. Até porque a plataforma de contatos profissionais têm um alto poder de engajamento, que pode ser explorado para melhorar suas vendas.
Inclusive, o mundo digital tem feito cada vez mais parte da vida das pessoas. Avanços tecnológicos importantes em diversas áreas, sobretudo no conceito de internet móvel, têm transformado as rotinas de muitas pessoas.
De todo o tempo que um usuário comum passa na internet, a maior parte dele é navegando em redes sociais. Elas estão presentes na vida da maioria da população, e todos os dias milhões de novos usuários se cadastram nas principais plataformas.
O que é e para que serve o Linkedin?
As redes sociais, normalmente, têm um foco, seja na distribuição de imagens e vídeos, na criação de grupos de discussão ou, no caso do Linkedin, na criação de uma network profissional de qualidade.
Pensando nisso, alguns fornecedores de plantas ornamentais, bem como de outros produtos, começaram a usar a plataforma pela facilidade de acesso a clientes e parceiros de trabalho.
Ademais, esta rede tem ganhado cada vez mais espaço em um mercado muito competitivo, aumentando consideravelmente seu número de usuários. Por isso, a maioria das pessoas tem aderido à plataforma.
Por ser uma rede social focada no ambiente profissional, é muito comum que as pessoas entrem para fazer contatos com empresas e procurar novas vagas e oportunidades, aproveitando a plataforma para conhecer e se apresentar corretamente.
Algumas companhias, até mesmo, utilizam o linkedin como uma forma de analisar o currículo e a interação que um determinado usuário tem antes de efetivamente contratá-lo para realizar alguma ação.
Esse aumento nos usuários do Linkedin não passou despercebido pelo mercado, que começou a identificar dentro da plataforma um forte potencial de engajamento. Então, empresas começaram a anunciar dentro da rede social ações e publicidade.
O Linkedin começou a receber interações de empresas, em grande parte pelas possibilidades que a plataforma oferece de criação de fóruns, mensagens diretas, compartilhamentos e outras ações de engajamento.
Hoje, a plataforma é uma das favoritas para negócios B2B (Business to Business). Assim, uma consultoria ambiental para empresas, por exemplo, tem um grande potencial de aumentar seus negócios na rede.
Entenda como funciona o marketing no Linkedin
O marketing é um passo fundamental na vida de qualquer empresa. E por conta da transformação digital, muitas ações começaram a ser elaboradas diretamente para o mundo virtual, criando assim um novo conceito de marketing.
No marketing digital, a interação com as redes sociais é um passo fundamental. Elas permitem um contato muito mais próximo com os clientes, engajando de maneira mais natural e impactante.
Entretanto, é preciso compreender a rede social em que você está inserido. Embora uma ação possa funcionar perfeitamente em uma rede mais informal, algumas ações não têm resultado no Linkedin.
Isso porque a rede social passa toda uma proposta de formalidade. Ali estão profissionais interessados em fazer contatos, apresentar seus currículos e suas habilidades de desenvolvimento e trabalho.
Por conta disso, identificar as ações ideais para o Linkedin se torna uma função primordial para que sua empresa de terceirização, ou qualquer outra, consiga aproveitar todas as possibilidades que a rede oferece para uma empresa que deseja se engajar com o público.
Divulgação
O primeiro passo para conseguir aumentar seu engajamento no Linkedin é divulgar sua marca. Criar uma conta na rede social é relativamente simples para uma empresa, mas isso não significa que as pessoas vão automaticamente te procurar.
Você precisa explorar recursos de engajamento para conseguir aproveitar melhor a rede. O primeiro passo é procurar em caminhos externos uma forma de se apresentar. Você pode usar uma série de recursos como:
- E-mail marketing;
- Mensagens em outras redes sociais;
- Publicação em blog;
- Anúncio em seu site oficial;
- Entre outros.
O importante é que as pessoas consigam descobrir que agora você está no Linkedin, e qual é o link de acesso para verificar a página de sua empresa e suas publicações, bem como os serviços e itens que são ofertados pela sua marca.
Assim, conforme as pessoas forem direcionadas à plataforma, elas começarão a seguir. Dessa forma, uma empresa de brindes corporativos pode aumentar consideravelmente suas vendas no Linkedin.
Visibilidade
A maioria das redes sociais trabalha com algoritmos, que escolhem o tipo de publicação que chegará até o usuário. Dessa maneira, muito acaba se perdendo na hora de explorar melhor o mercado.
Entretanto, esse tipo de recurso não é da mesma maneira no Linkedin. Como não há um interesse em limitar as publicações, todo e qualquer conteúdo que você inserir em sua página chegará às pessoas que te seguem.
Essa visibilidade acaba sendo muito maior do que em outras redes, possibilitando uma série de ações afirmativas que podem acabar convertendo em mais vendas. Por isso, estruturar bem suas campanhas de marketing é essencial.
Além disso, uma boa ação de marketing no Linkedin tem um grande potencial de viralização. Isso porque, uma vez que a ação aparecerá para todos os seus contatos, eles podem compartilhar o material em suas próprias redes.
Pensando nisso, um escritório contábil São Paulo, ou qualquer outra empresa, pode aproveitar melhor a visibilidade para angariar novos clientes.
Ademais, as pessoas nessas redes de contato podem compartilhar novamente e assim sucessivamente. Tal qual um vírus, o conteúdo se espalha desenfreadamente e tem um alcance muito maior do que o normal para suas publicações.
Isso significa novas oportunidades e novos engajamentos, que poderão ser a diferença para você conseguir vender com mais sucesso seus produtos ou serviços.
Atenção ao conteúdo
Um dos principais elementos do marketing digital é a produção de material de qualidade. Chamado marketing de conteúdo, a ideia é tornar a empresa mais interligada com os conceitos atuais de clientes.
O perfil do cliente mudou. Antes, era comum que o consumidor fosse reativo, recebendo publicidade de maneira direta e consumindo aquilo que atraia sua atenção. Hoje, a informação é muito mais irrestrita.
Isso significa que quando um cliente tem uma necessidade ou um problema, ele procurará uma solução, não uma compra. O marketing de conteúdo apresenta material de qualidade da empresa de limpeza terceirizada, ou outra, projetando uma solução para o cliente.
Vale lembrar que muitas vezes esse tipo de material nem mesmo cita os produtos ou serviços da empresa como solução. O objetivo da criação de conteúdo é justamente conseguir auxiliar o consumidor em seu problema.
Dessa maneira, você acaba conquistando a confiança do cliente, que vai continuar a procurar informações com sua empresa. Quando chegar o momento de ele precisar comprar um produto ou contratar um serviço, o primeiro lugar que ele pensará é o seu.
A produção de conteúdo no Linkedin é uma das principais ferramentas de engajamento, uma vez que, por ser uma plataforma profissional, espera-se que os conteúdos sejam profundos e qualificados.
Assim, criar conteúdo sobre serviços de seguros de automóveis, por exemplo, torna-se uma boa ferramenta de vendas.
SEO
Muitas pessoas acreditam que o SEO, sigla para Search Engine Optimization, é uma situação restrita às plataformas de pesquisa. Entretanto, estas técnicas de engajamento acabam auxiliando muito novas páginas nas redes sociais.
O Linkedin possui um motor de busca próprio, ideal para encontrar conteúdo dentro da plataforma. Por isso, utilizar estas ferramentas pode acabar ajudando você a encontrar mais espaço na rede social.
A utilização de palavras-chave corretamente é fundamental para você conseguir conquistar um espaço maior dentro da plataforma, alavancando seus textos para um público maior. Inclusive, algumas empresas de contabilidade acabam se destacando por se atentar a esses detalhes.
Além disso, ter um perfil campeão pode ser uma excelente maneira de alcançar mais pessoas. Quanto mais completo for seu perfil dentro do Linkedin, mais chances de ser encontrado você terá.
As palavras-chave podem ser inseridas em seu texto de descrição, considerações e artigos. Entretanto, tome cuidado com os excessos. Quando você usa demais as palavras-chave, o texto perde o sentido.
Assim, você acaba não conseguindo o engajamento adequado para suas ações de marketing, o que pode prejudicar todo o planejamento feito inicialmente.
Considerações finais
Hoje em dia, qualquer empresa que deseja se tornar mais relevante no mercado precisa pensar em formas de se estruturar corretamente na internet. A utilização de redes sociais tem sido uma grande ajuda para ações de marketing.
De um conceito profissional, o Linkedin é ideal para você conseguir apresentar com qualidade e seriedade ações de marketing digital e conseguir se engajar em muito mais ações com seu público qualificado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.