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Conheça as razões para desenvolver um site responsivo para sua empresa

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Com os avanços tecnológicos e a chegada da internet, tornou-se extremamente comum as empresas investirem mais no meio digital, seja no e-commerce ou na divulgação do trabalho. Hoje, entenderemos a importância de se desenvolver um site responsivo.

As pessoas acessam a internet diariamente, inclusive, é mais correto dizer que estamos conectados a ela o tempo todo. Seja através das redes sociais ou até mesmo por aplicativos de e-mail.

Dessa forma, tornou-se comum que as pessoas, então, para evitar processos mais demorados, como ir em um banco ou fazer compras, utilizem a internet, sendo que através dos aplicativos ou sites, resolvam suas pendências de forma rápida e eficaz.

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Portanto, também se tornou comum que todo tipo de negócio, desde uma clinica de fisioterapia até vendedores de camisetas personalizadas, invista em um site para alcançar esse público que está sempre conectado, por isso você precisa saber o que é um site responsivo.

Além disso, estudos comprovam que cerca de 69% dos brasileiros utilizam os dispositivos móveis, como celulares e tablets, para acessar a internet e, tal fato, transformou a forma como as empresas enxergam o meio digital, tendo que se adaptar a esses dispositivos.

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Porém, percebeu-se que, mesmo acessando os sites já existentes através de outras plataformas, a experiência não era igual à encontrada em computadores comuns, fazendo com que as corporações investissem em um novo modelo que fosse adequado ao objetivo.

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Então, seja uma empresa de limpeza terceirizada ou uma consultoria de serviços, o investimento em um site responsivo é extremamente benéfico, e é sobre isso que iremos falar no tópico que virá a seguir.

O que é um site responsivo?

De forma resumida e bastante prática, um site responsivo é aquele em que o conteúdo presente dentro do domínio se adequa ao tamanho da tela do dispositivo que o usuário esteja utilizando no momento.

Usemos como exemplo sites de grandes marcas ou até mesmo governamentais: todos eles se adequam à tela na qual o usuário está acessando o site, fazendo com que nunca percam o cliente ou até mesmo diminuindo a frustração do usuário.

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O objetivo principal, se para fornecedores de brindes corporativos ou qualquer outro tipo de empresa, é tornar o design e a navegação dentro do site harmônicos, não prejudicando o usuário apenas por utilizar um dispositivo com tela menor.

Quando comparados a sites comuns, existem algumas características que diferenciam os sites responsivos de outros, além de obviamente, a característica já citada:

  • Consegue se adaptar aos movimentos do dispositivo;
  • Otimiza o conteúdo e o deixa mais leve;
  • Botões que facilitam a navegação do usuário;
  • Tem como principal objetivo a experiência do usuário.

Temos sempre que levar em conta que todo tipo de pessoa pode acessar nosso site, tanto a da mais alta classe quanto a de menor poder aquisitivo, sendo que, muitas delas, não têm acesso fácil à tecnologia e podem não ter facilidade com a utilização.

Portanto, seja a sua empresa um distribuidor de cilindros hidráulicos ou vendedora de cosméticos, analise todas essas informações e tente deixar o site o mais intuitivo e fácil possível, ajudando e beneficiando todas as pessoas.

É importante mencionar também que a grande maioria das empresas, hoje em dia, investe em algum tipo de site, seja responsivo ou mobile, mas sempre buscando melhorar a navegação do usuário.

Caso decida por não seguir nenhum dos caminhos e não se adequar a este padrão, saiba que o seu ranqueamento nos mecanismos de pesquisa pode ser prejudicado, além de estar abaixo da qualidade já encontrada no mercado.

Vantagens em se investir em um site responsivo

Pensando nos argumentos acima disponibilizados, vamos entender algumas vantagens de se investir em um site responsivo, mesmo que seu negócio seja uma empresa de gestão empresarial, afinal, todos gostamos de ser beneficiados por alguma ação.

Portanto, assim como qualquer decisão no meio corporativo, as decisões de seu negócio podem ou não tendenciar para os tópicos que serão apresentados, embora não seja uma regra, podendo mudar um pouco dependendo do seu ramo e de como adota a estratégia.

01 – Melhora o seu ranqueamento nos mecanismos de pesquisa

Esse exemplo foi apenas citado no decorrer do texto, porém vamos aprofundar um pouco mais neste tópico, afinal, para que uma estratégia ou prática seja efetiva, é necessário o conhecimento de como o mecanismo ou sistema funciona.

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Desde empresas de contabilidade até grandes corporações ou microempresas, um dos interesses que todos esses estilos de negócio têm em comum é querer aumentar o seu alcance e ser reconhecido pelo público e mercado no qual atuam. 

Para isso, quando o cliente ou possível lead pesquisar pela sua empresa, é necessário que te ache com facilidade e praticidade e, de preferência, na primeira página do Google. Portanto, fique atento à forma em que está sendo ranqueado nos mecanismos de pesquisa.

Afinal, quantas vezes você comprou algum produto que estava em um site além da segunda página do Google? E quantas vezes você pesquisou por algo e foi além da terceira página? 

O cliente é, assim como qualquer consumidor, uma pessoa que busca confiança e credibilidade antes de investir seu dinheiro.

Ter um site responsivo, além de aprimorar a velocidade da página, tornou-se praticamente uma exigência do Google. Consequentemente, não se adequar a essa estratégia é a mesma coisa que escolher não ser reconhecido e encontrado.

02 – Aumenta o alcance e autoridade da marca

Independentemente se sua empresa oferece serviços de contador para pessoas jurídicas ou serviços de entregas, ter um site responsivo com um bom fluxo de navegação aumenta o alcance da sua marca e te dá mais autoridade no ramo em que atua. 

Um site responsivo e bem administrado passa a imagem de que sua empresa se preocupa com a experiência do usuário e não está poupando esforços para que ele se sinta confortável enquanto navega pelo seu site.

Ninguém fica muito tempo em um site que trava bastante e que demora para carregar as opções oferecidas. Se as pessoas começarem a sair do site, você pode estar perdendo um cliente em potencial que poderia ser fidelizado com a excelente qualidade de seus produtos.

03 – Ele se adequa a futuras tecnologias

Como dito anteriormente, seja sua empresa uma agência de eventos stands ou uma empresa focada em distribuição logística, um site responsivo se adequa a qualquer resolução e tamanho de tela.

 

A tecnologia está avançando a cada dia, e não tem como sabermos qual o dispositivo ou tipo de tecnologia que pode ser desenvolvido no próximo mês, semestre ou ano. Ao investir nesse tipo de site, você já estará parcialmente preparado para uma possível mudança.

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Pense que, caso lancem qualquer dispositivo de display, um novo celular ou novo modelo de tablet, você conseguirá atender a todos os seus clientes e leads, facilitando a vida inclusive deles, afinal, eles trocaram de aparelho, mas ainda gostam do seu produto.

04 – Aumenta a sua presença no meio digital

De fato, permanecer na ativa é uma ótima forma de sempre ser lembrado no meio digital, principalmente em tempos onde as redes sociais estão fortes como nunca. Aproveitar de folders, assinaturas de e-mail e de anúncios são formas também de se promover.

Existe um ditado popular que diz “Quem não é visto, não é lembrado” e quando pensamos no ramo empresarial, faz muito sentido e é bastante verdade, afinal, o que sua empresa menos quer é ser esquecida pelas pessoas em meio ao limbo.

Estudos apontam que cerca de 62% do público brasileiro utiliza as redes sociais, sendo assim, uma estratégia bastante inteligente é realizar as suas campanhas de marketing em meio ao modo de entretenimento das pessoas.

Além dessa característica, as pessoas podem começar a conhecer melhor sua empresa, entrar nos sites e começar a seguir você em todas as redes sociais, seja pelo conteúdo que você cria para eles, pelos produtos que você oferece ou simplesmente por qualquer outro motivo.

Aumentar o engajamento e conhecer o seu público são algumas das estratégias mais eficazes para que você continue sendo relevante no mercado e na mente das pessoas, além de um bom investimento em um marketing de conteúdo funcional.

Considerações finais

De fato, o investimento em um site responsivo não é, nem de longe, uma perda de dinheiro. É uma atitude necessária para se manter relevante no mercado de trabalho que tem mudado constantemente, procurando novas e poderosas estratégias de crescimento.

Utilize essas dicas como orientações e adapte-as para a realidade de sua empresa, mas pesquise e procure entender cada vez mais do assunto para que não cometa muitos erros e consiga atingir as metas e objetivos de seu negócio.

Agora que você já entendeu como funciona, veja o melhor modo de aplicar e comece desde já a investir e construir o seu site.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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