Criptoguia para traders: o que é prova de participação (PoS)?
Neste conteúdo você vai saber sobre
Saiba como funciona o novo método de validação de transações na rede blockchain
As criptomoedas se tornaram uma excelente alternativa para diversificar investimentos e obter bons lucros no curto prazo. O que muitos ainda não sabem é que agora também se tornou possível gerar uma renda passiva investindo em criptomoedas.
Neste artigo, vamos falar sobre o método PoS (Proof of Stake, ou “prova de participação” em português). Impulsionada pela blockchain Ethereum, esse mecanismo traz a possibilidade de validar transações com mais rapidez e escalabilidade sem a necessidade de mineração.
O que é PoS?
Uma das buscas da rede Ethereum em sua próxima versão é ter um método de validação mais ágil, escalável e ecológico. A partir disso surgiu o PoS. A sigla, que em português significa prova de participação, é um novo método para a validação de transações na blockchain sem a necessidade do uso de mineração.
Nesse novo modelo, os investidores podem manter uma qualidade de criptomoedas na rede blockchain para se tornarem validadores de transações, mas sem precisar ceder o seu computador para a rede, como acontece na mineração.
Dessa maneira, o investidor “empresta” suas criptomoedas para a blockchain a fim de ajudar na validação de transações, sendo recompensado com juros, de acordo com a quantidade de criptomoedas e do tempo de staking, nome adotado para esse processo.
Quais são as principais características do PoS?
Para compreender melhor sobre o PoS, é preciso entender as características desse processo. Confira quais são os pilares do PoS abaixo:
Ecológico
O PoS facilita o processo de validação de transações, permitindo que se use muito menos energia elétrica na validação. Além disso, o processo permite que computadores comuns façam parte desse processo.
Democratização e apoio à descentralização
A base do universo de criptomoedas é a descentralização. O PoS ajuda a descentralizar e a democratizar a rede, permitindo o acesso a um número maior de usuários. Assim, os investidores podem ter uma cota de participação para ajudar no crescimento da rede e obter rendimentos.
Maior escalabilidade
O método PoS permite uma maior rapidez para validar um grande volume de transações, sendo muito mais ágil que o PoW. Podendo ser desenvolvido com poucos recursos, o PoS permite uma maior participação da comunidade e, com isso, é possível realizar uma validação mais rápida e segura.
Como funciona o staking?
O staking é o nome dado a esse conceito de prova de participação. Nele, o investidor se torna um participante indireto da rede blockchain, ajudando na validação de transações com o uso de suas criptomoedas.
Com isso, eles recebem juros por estarem emprestando suas criptomoedas à blockchain. Essa se tornou uma oportunidade de gerar renda passiva no investimento em criptomoedas.
Os juros são pagos dentro de um período determinado pela blockchain. No ato do staking, o investidor já sabe quais são as taxas de juros, sabendo quanto pode receber no futuro. E quanto mais tempo as criptomoedas forem usadas no PoS, maior será o valor a ser recebido pelo investidor.
Por que a PoS surgiu?
O principal motivo do surgimento da PoS foi a necessidade de reduzir os custos de energia e equipamento para a validação de transações com criptomoedas. Uma estimativa da Ethereum Foundation é que a PoS possa reduzir o consumo de energia na validação em até 99,95%.
Além disso, o processo de PoS permite que a validação de transações na blockchain possam ser feitas por computadores comuns, sendo acessível para a grande maioria dos investidores.
Como vimos no artigo, o PoS permite que o investidor possa ter mais uma fonte de renda com criptomoedas. Nesse formato, além de poder ganhar com a valorização de criptomoedas, o investidor pode obter rendimentos com a sua participação na blockchain.
Para quem buscava uma forma de ter uma renda passiva no médio e longo prazo com criptomoedas, o staking tornou isso possível. Busque conhecer mais sobre o mercado para começar a investir e fazer dinheiro com criptomoedas.