Empreendedorismo, Negócios e Economia

Volta dos trabalhadores aos escrítórios

Ads 02

Mais da metade das empresas devem retomar atividades presenciais até o fim do ano.

Uma pesquisa do LinkedIn aponta que 51% dos trabalhadores brasileiros devem voltar aos escritórios no segundo semestre de 2021. Com o avanço da vacinação, a volta presencial se tornou possível, mas baseada em cuidados de higiene, trabalho híbrido e rodízio de funcionários.

Com o retorno gradual do trabalho presencial, empresas e profissionais precisam se adaptar a essa nova rotina. Com o crescimento e a adaptação de profissionais ao home office durante a pandemia, é preciso entender como redefinir um modelo de trabalho adequado a esse “novo normal”.

Modelo híbrido deve ser adotado no retorno presencial

Ads 03

Segundo pesquisa da KPMG Brasil, mais da metade das empresas brasileiras que adotaram o home office na pandemia devem retomar o trabalho presencial no segundo semestre de 2021. Destas, 58% devem apostar no trabalho híbrido, mantendo o home office por, pelo menos, dois ou três dias na semana.

Saiba mais >>   Edge Computing e a transformação digital nas empresas: cases de sucesso e desafios enfrentados

Outra pesquisa, realizada pela consultoria de RH Randstad, aponta que 80% dos gestores de recursos humanos pensam na implementação de uma política permanente de home office.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

O CEO da Randstad, Fabio Battaglia, em entrevista ao UOL, disse que o modelo híbrido é uma tendência e que esse período de transição é uma espécie de teste para as empresas. O executivo completa frisando que empresas que não se pautarem pela flexibilidade nesse retorno terão dificuldades na gestão de seus funcionários.

Aposta em escritórios menores

Ads 04

Outro ponto importante nessa retomada do trabalho presencial é que as empresas estão apostando em escritórios menores com o objetivo de reduzir custos e também facilitar a gestão do modelo híbrido, que têm a preferência da maioria dos profissionais do mercado.

Uma das empresas que adotou um escritório menor nesse retorno foi a consultoria de RH Ravelo. E está errando quem pensa que a empresa diminuiu sua infraestrutura presencial por dificuldades financeiras.

Segundo a Ravelo, a diminuição do espaço aconteceu gradualmente e levou em conta a preferência dos colaboradores pelo trabalho remoto.  Para se ter uma ideia, a empresa passou de uma estrutura de dois andares de salas comerciais que acomodava 250 pessoas para um coworking de 12 posições.

Saiba mais >>   Agronegócio: veja as vantagens do certificado digital para o setor!

Segurança é prioridade número um

Ads 05

A pesquisa “Covid-19: como será o seu retorno aos escritórios”, realizada pela KPMG Brasil, ouviu 287 empresários de diferentes segmentos e os dados mostram que a segurança é a prioridade número um na retomada presencial.

Entre os protocolos de segurança e saúde que devem ser adotados, podemos citar: uso contínuo de máscaras, higienização das mãos, redução do número de pessoas no escritório e o distanciamento social. Essas são regras para 49% dos entrevistados.

Segundo a professora de direito da FGV-RJ (Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro) Juliana Bracks, em entrevista ao UOL, os protocolos de saúde são extremamente importantes no retorno presencial aos escritórios.

Garantir o cumprimento dos protocolos é uma forma que as empresas possuem de evitar contaminações no dia a dia de trabalho e, claro, de coibir problemas na justiça devido à volta ao trabalho presencial.

Flexibilização é a chave

A Lendico, fintech de empréstimo pessoal, retornou ao trabalho presencial, mas dentro de uma estratégia com ampla flexibilização. Nesse retorno, o comparecimento ao escritório não será obrigatório e os colaboradores que desejam trabalhar presencialmente terão de reservar vaga.

Saiba mais >>   Saiba o que está por trás do boom do social trading na América Latina

Outra empresa que flexibilizou o retorno ao escritório foi a Ticket, empresa de benefícios, também implementando um sistema de agendamento das baias para o retorno presencial. Para tal, os profissionais devem ter aprovação da empresa e estarem dispostos a voltar ao escritório por vontade própria.

Um sistema de agendamento semelhante também foi implementado pela Vtex, plataforma de comércio digital para empresas, onde os colaboradores podem agendar o uso de baias de áreas comuns dos escritórios. Na companhia, o retorno presencial também segue 100% voluntário para funcionários com ciclo vacinal completo.

A adaptação a uma nova realidade é algo fundamental no retorno das atividades presenciais. Os próximos meses serão uma espécie de período de testes, não apenas para garantir o retorno presencial com segurança e tranquilidade, mas para que empresas testem modelos de trabalho e negócios mais eficazes para todos.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]